19/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
o Conhecer a obra de Hélio de Lima “Desenhos para dormir”;
o Elaborar e criar no bidimensional, a partir do reconhecimento da obra do artista Hélio de Lima, desenhos para brincar;
o Transformar o desenho bidimensional em tridimensional;
o Brincar com os desenhos produzidos.
Hélio de Lima é natural de Uberlândia, onde reside e atua como professor de Artes Visuais em diferentes níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental no Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo e Ensino Superior como professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFU e como professor no Curso de Moda/UNITRI, MG. Hélio é Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, Especialista em Arte e Ensino de Arte e graduado em Ed. Artística com Hab. em Artes Plásticas, ambos pela UFU. Participa ativamente do cenário artístico-cultural de Uberlândia e região, tendo participado também de exposições em outras cidades das quais destacam-se o Projeto Arte no Ônibus, BHTRANS- Telemig celular- Belo Horizonte - MG.em 2002, a V Bienal Nacional de Santos, Prefeitura Municipal de Santos em 1995, a X Mostra do Desenho Brasileiro de Curitiba, Museu de Arte contemporânea de Curitiba PR em 1994 e a Mostra de Arte da Juventude, Sesc- Ribeirão Preto – SP em 1993. Em sua pesquisa poética desenvolve trabalhos em desenho, objetos, vídeos, livros e livros de artista. O universo de imagens que povoam seus trabalhos vincula-se a questões gráficas, cromáticas e espaciais, permitindo criar situações, cenas, gestos e ações lúdicas que dialogam com os elementos da linguagem da arte. (Disponível em: Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: Ensaios e Precepções. 2° CD-ROM do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte – NUPEA/UFU 2007).
Aula 1
Apresentar aos alunos o trabalho de Hélio de Lima intitulado “Cochilo” da série “Desenhos para dormir”. Para tanto, reproduzir a imagem em tamanho A3 e fixá-la na parede da sala de aula:
Figura 1 Hélio de Lima, Cochilo,1997. Série Desenhos para dormir. Pintura sobre acolchoado, 40 x 40 x 10 cm. Foto: Alexandre França Fonte: Acervo do Artista Disponível em: Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: ensaios e Precepções. 2° CD-ROM do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte – NUPEA/UFU 2007)
Conversar com os alunos sobre o trabalho “Cochilo” do artista Hélvio Lima e, discutindo com eles sobre as diferentes estratégias que os artistas utilizam para atingir seu objetivo, ou seja chegar até ao público de forma que seu trabalho possa ser percebido por outros sentidos que não só o olhar;
Explicar para os alunos as formas e as características da obra ( “Cochilo” é um objeto tridimensional que tem como suporte uma espuma de 10 cm de altura por 40 cm de largura, configurando duas faces quadradas com acabamento em cordão em suas laterais. Em uma de suas faces este objeto apresenta um desenho que nos convida ao toque. Quem sabe um travesseiro para recostar a cabeça já que pertence á série “Desenhos para dormir”);
Promover uma discussão com os alunos a partir da observação do trabalho de Hélvio;
Segue sugestão:
1. O que vocês identificam na imagem? Descrever cores e formas;
2. Como o desenho é apresentado?
3. Que figura é essa? O que você imagina que pode ser?
4. Ela teria um nome? Qual?
5. Se você pudesse ver e sentir este trabalho, como o manipularia? O que faria com ele?
6. Este bicho poderia ser seu amigo?
7. Você tiraria um cochilo nele? Ou com ele?
8. Pela forma como está representado, o desenho estaria no cochilo ou só passando apressado? Porque?
9. Será que o artista sonhou com este bichinho ou o imaginou acordado e o representou nesta almofada de cochilar?
10. O que você entende por cochilar. É diferente de dormir e sonhar?
11. No cochilo nós também podemos sonhar?
12. Sonhos e cochilos andam? Explique como e porque;
Dizer aos alunos dizer que o artista imaginou um trabalho que provocasse, em seu leitor, vontade de interagir com a obra, vontade de pegar e de sentir com as mãos as diferentes texturas, de deitar a cabeça para sentir como “Cochilo” se comporta com o seu peso, se ele realmente convida a cochilar, a sonhar ou de provocar pesadelos, de brincar, de descansar, de levar para casa e muitos outros sentimentos que são individuais, pois cada um sente de maneira diferente do outro, mas muitas vezes também podemos sentir as mesmas emoções.
Aula 2
Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4 e solicitar que iniciem a elaboração de um desenho que tenha relação com o trabalho de Hélio Lima, apresentado na aula anterior e que continua afixado na parede da sala;
Explicar para os alunos, que a proposta não é criar almofadas, travesseiros ou colchões para dormir, pois estaríamos, de certa forma, trabalhando com a perspectiva do artista, mas a de elaborar objetos para brincar;
Falar para os alunos que este objeto necessita de ser pensado em todos os seus lados, ou seja, altura, largura e espessura, devendo, portanto, desenhar todos estes lados;
Pedir para cada aluno imaginar um companheiro/a para sua brincadeira, devendo todos os alunos elaborar seu próprio desenho, posto que estamparão seus brinquedos;
Dizer aos alunos que ao desenharem estão produzindo um trabalho bidimensional e que, posteriormente, o transformarão em um trabalho tridimensional.
Aula 3
Providenciar, para esta aula, alguns metros de não tecido coloridos, tesoura, régua e cola para tecido;
Ampliar os desenhos dos alunos em xerox, de modo que tenham aproximadamente uns 15 cm, para que possam utiliza-los como molde;
Colocar os moldes sobre o não tecido e orientar os alunos a recortarem as partes, faces e laterais que comporão seu desenho de brincar, faces e laterais;
Guardar nas pastas dos alunos os não tecidos recortados, os moldes e os desenhos.
Aula 4
Solicitar que os alunos pintem sobre as faces do não tecido (recortados na aula anterior) o companheiro que foi escolhido na atividade da penúltima aula;
Pedir para os alunos que pintem com tinta de tecido, o desenho riscado com lápis 6B.
Aula 5
Pedir para os alunos iniciarem a montagem dos brinquedos, colando as partes e deixando uma abertura;
Falar para os alunos preencherem o brinquedo com flocos de isopor, espuma, ou pequenas bolas de papel.
Aula 6
Pedir para cada aluno apresentar sua arte de brincar para os colegas, descrevendo como ele foi pensado e para qual brincadeira, como o colega eleito foi desenhado na face do brinquedo e contar algumas particularidades de seu novo amigo;
Perguntar para os alunos se eles conseguem perceber o processo que realizaram do bi para o tridimensional;
Permitir que os alunos brinquem com os objetos produzidos.
Para tridimensional e bidimensional consultar:
http://www.blogpaedia.com.br/2008/04/o-que-bidimensional-e-tridimensional.html
A arte que representa imagens em três dimensões:
A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, tendo como ênfase a percepção do aluno na leitura da obra de Hélio Lima, capacidade de elaboração do desenho bidimensional, sua compreensão do que venha a ser bi e tridimensão, por meio da experiência de construir um objeto, e sua capacidade de refletir sobre as diferentes formas do artista apresentar seu trabalho ao público, provocando os diferentes órgãos dos sentidos, que não só o olhar.
Cinco estrelas 3 classificações
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22/04/2012
Cinco estrelasParabéns,adorei! è importante que trabalhemos com artistas mineiros ,artistas de nossa região!
21/07/2011
Cinco estrelasotima
30/03/2011
Cinco estrelasFOI MUITO BOM EU APRENDI COMO SE TRANSFORMA BI EM TRI MUITO OBRIGADO!!!