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Gravuras - xilo e impressões

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

 o   Conhecer parte da produção poética da artista Beatriz Rauscher;

 o   Selecionar objetos, descartados pelo homem na natureza, que tenham significação para questionamentos sobre o equilíbrio do meio ambiente;

o   Compor uma produção poética a partir destes elementos, utilizando como recurso: xerox, recorte, objetos, fotografias, textos e impressões gráficas.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Sobre de desmatamento – Sugestão de link: http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm

 ·         Sobre aquecimento global – Sugestão de link: http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm ; 

·         Sobre coleta seletiva de lixo – Sugestão de link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva 

 ·         Sobre Xilogravura seca: RAUCHER, Beatriz Basile da Silva. Xilogravuras secas : o estudo de um meio de linguagemAutor(es): Beatriz Basile da Silva Rauscher. Dissertação de mestrado. UNICAMP,1993. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000065415 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

Relembrar com os alunos alguns conhecimentos trabalhados em aulas anteriores, tais como: desmatamento, coleta seletiva de lixo e aquecimento global;

Pedir para os alunos formarem um círculo, de forma a possibilitar a troca de informações sobre os assuntos a serem relembrados;

 Perguntar se conhecem ações que estão sendo realizadas no sentido de reverter os danos causados ao meio ambiente, principalmente, pelo desmatamento descontrolado;

 Conversar com os alunos sobre desmatamento politicamente correto. Sugestão de link:  http://lucianosiqueira.blogspot.com/2006/11/desmatamento-politicamente-correto.html ;

Dizer aos alunos que muitas ações estão sendo promovidas no sentido de alertar, de amenizar e de combater esta ação tão danosa para o planeta, e que dentre essas, não se pode esquecer de que alguns artistas também procuram alertar e conscientizar a humanidade, por meio de sua arte. Muitas vezes, não são compreendidos, mas seu processo criativo promove reflexões a partir de imagens, vídeos, performances, filmes, instalações e outras apresentações. Dentre estes artistas, a poética da artista Beatriz Raucher;

Segue sugestão de texto sobre as características da obra de Beatriz Raucher:

Esta artista discute a transformação da paisagem urbana de Uberlândia, uma cidade com mais de 600.000 habitantes, que, assim como tantas outras cidades brasileiras substituiu por postes de concreto o lugar onde antes era ocupado por árvores. Árvores que, muitas vezes, são seculares, de grande porte e que se identificam com o lugar.

 Estas transformações ocorrem sem que os habitantes percebam sua gravidade, pois, culturalmente fazem parte do cotidiano das cidades em constante progresso, e os indivíduos no "corre-corre" do seu universo particular, trabalho e família, não param para refletir sobre as consequências advindas destas substituições, dentre as quais se observa a ocorrência de um clima mais seco.

 Com o intuito de criar uma reflexão a respeito disto Beatriz Raucher fotografa postes da cidade de Uberlândia - MG onde cortadores de árvores fixam seus cartazes. Segue imagem abaixo:

 O concreto dos postes sobrepõe-se à natureza, mudando os valores contemporâneos Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.an.com.br/anexo/2007/set/fotos/05ane01.jpg&imgrefurl=http://www.an.com.br/anexo/2007/set/05/0ane.jsp&usg=__gPGD7rYBLRz8NHxz2AMa8zZ9pg8=&h=300&w=140&sz=10&hl=pt-BR&start=13&itbs=1&tbnid=M6px8Fm9IS87yM:&tbnh=116&tbnw=54&prev=/images%3Fq%3Dbeatriz%2Brauscher%26hl%3Dpt-BR%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 

  Explicar para os alunos que a derrubada de árvores nas cidades pode ser comparada à derrubada de árvores nas grandes matas, pois sua consequência também é desastrosa. Geralmente, há uma grande preocupação com a preservação da Mata Atlântica, da Amazônia, mas, e a vegetação das cidades que vão sendo substituídas pelas construções, e no caso, ressaltado pela artista, as árvores  dos passeios? Não deveria ter a mesma preocupação dos grandes desmatamentos? Estas ações não seriam consideradas desmatamento urbano?

 Falar para os alunos verem a imagem apresentada, descrevendo o que estão vendo – um poste de concreto com uma plaqueta com os dizeres “corta-se árvores”.

 Solicitar aos alunos que ao observarem a imagem reflitam sobre os significados presentes em cada forma e objeto que a compõe, relacionando-a com o que foi conversado anteriormente;

 Explicar para os alunos que em outra obra Beatriz mostra que parte dos troncos das árvores cortadas e reaproveitada como bancos, recriando  espaços de socialização nas calçadas. Para a artista este ato remete aos costumes das pessoas de se reuniam para conversar;

Diário das calçadas (bairro Martins e Cruzeiro dos Peixotos) fotografia pb, 30 x 40 cm , 1999-2004. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.festivaldearte.fafcs.ufu.br/2005/figs-com/dialogo-06_clip_image002.jpg&imgrefurl=http://www.festivaldearte.fafcs.ufu.br/2005/dialogo-01.htm&usg=__A5msLZddH3zf6rjwMkjKW62lUIc=&h=143&w=216&sz=9&hl=pt-BR&start=25&um=1&itbs=1&tbnid=84RlES10ljMs0M:&tbnh=71&tbnw=107&prev=/images%3Fq%3Dbeatriz%2Brauscher%2Btroncos%26start%3D21%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4GGIH_pt-BRBR285BR286%26ndsp%3D21%26tbs%3Disch:1 

Relatar aos alunos que para a artista suas fotografias são um diário visual de diferentes ambientes urbanos, que estão presentes no cotidiano do habitante mas que não são ações refletidas. Desta forma, ao apresentá-las ao público ela está chamando a atenção sobre o desequilíbrio ecológico e comparando os cortes com a morte. Para Rauscher, o registro circular apresentado pelos troncos, após seu corte, soa como feridas, cicatrizes sendo a denuncia da interrupção do tempo de vida da árvore;

 Colocar para o aluno a seguinte questão: Será que estaria sendo interrompido somente o tempo de vida desta árvore? Seu corte não estaria interrompendo também o tempo de vida, ou a qualidade de vida do habitante da cidade?

 Apresentar, posteriormente, aos alunos outros trabalhos de Beatriz com o intuito de possibilitar que esses consigam perceber o percurso poético e as reflexões propostas pela artista;

Seguem imagens como sugestão:

Beatriz Rauscher, Disco, 1993. Xero / xilogravura em papel sulfite, 29,5 x 46,5 cm. Matriz 22 cm. Fonte: Acervo da artista (Disponível em:  Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: ensaios e Precepções. 2° CD-ROM do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte – NUPEA/UFU 2007)

Figura 6 Beatriz Rauscher, Sibipiruna, 2000. Fotografia numerizada impressa em vinil adesivo, 300 x 300 cm. Fonte: Acervo da artista. (Disponível em:  Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: ensaios e Precepções. 2° CD-ROM do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte – NUPEA/UFU 2007)

 Beatriz Rauscher - Imagens estilhaçadas - Instalação com diapositivos ·         Museu Universitário de Arte ( MUnA) - Uberlândia MG, 2004. Disponível em: www.deart.ufu.br/imgbiarauscher.html 

Aula 2 

Promover um passeio por um parque, uma praça da cidade ou até mesmo, entorno da escola onde os alunos observarão as alterações urbanas promovidas pela ação do homem e discutidas, na aula anterior, a partir da poética de Beatriz Rauscher;

Pedir para os alunos fotografarem com máquina fotográfica digital, ou com celulares, detalhes do local visitado;

Requisitar aos alunos que recolham objetos descartados por transeuntes;

Solicitar aos alunos que escrevam palavras que representariam este passeio.

Aula 3 

Preparar, para esta aula, pregos, tesouras, goivas e outros objetos com pontas, tinta guache branca e estopa;

Afirmar, para os alunos, que a artista Beatriz Rauscher utiliza em seus trabalhos a técnica da reprodução em xerografia para reprodução de suas imagens. Dizer ainda que para a artista as cicatrizes registradas nos círculos das madeiras são como os registros das goivas no trabalho de xilogravura e, portanto, ela xerocopia estes registros;

Solicitar aos alunos que apresentem os objetos coletados na aula anterior;

Perguntar aos alunos o porquê da escolha de cada objeto e qual referência ele faz com a sua escolha e as reflexões advindas do trabalho de Beatriz Rauscher;

Disponibilizar para os alunos materiais que possam ferir a superfície dos objetos escolhidos;

Dizer aos alunos que deverão ferir estes objetos, abrindo alguns sulcos em sua superfície;

Pedir para os alunos aplicarem tinta guache branca sobre toda a superfície do objeto e limpar seu excesso com estopa, de modo que os sulcos e as reentrâncias fiquem cheios de tinta;

Levar os objetos para serem  xerocados, reproduzindo 03 (três) cópias de cada objeto;

Xerocar as palavras escritas pelos alunos na aula anterior.

Aula 4

Preparar para esta aula papel craft (1 x 1 m);

Revelar algumas fotos registradas no passeio da aula 2;

Propor aos alunos uma colagem coletiva a partir de recortes de detalhes das xerox obtidas na aula anterior, das fotografias e das palavras;

Ajudar os alunos a afixarem a produção nos corredores da escola.

Aula 5 

Avaliar com os alunos o percurso das 4 aulas;

Perguntar aos alunos se perceberam relação entre o processo de realização de seus trabalhos, o resultado obtido e o trabalho da artista Beatriz Rauscher;

Colher as impressões individuais dos alunos sobre a compreensão, o envolvimento e a participação em todo o processo de reflexão, produção e apresentação do trabalho.       

Recursos Complementares

Sobre a artista Beatriz Basile da Silva Rauscher. Possui graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou Estágio de Doutorado na UFR Cinéma et Audiovisuel de l'Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2003), sob orientação de Philippe Dubois. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: poéitcas visuais, fotografia, imagem numérica e instalação. (Texto informado pelo autor)(Disponível em:  Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: Ensaios e Precepções. 2° CD-ROM do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte – NUPEA/UFU 2007).

Avaliação

o   A avaliação, neste trabalho, será realizada na última aula, em discussão coletiva, quando os alunos falarão da compreensão que tiveram em relação aos problemas ambientais e à poética de Beatriz Rauscher, a significação de objetos, descartados, em trabalho plástico e a participação em trabalho coletivo.

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