Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leitura de imagem – A imagem como texto

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  o   Conhecer algumas imagens de obras apresentadas em bienais;

 o   Elaborar perguntas para as imagens apreciadas;

o   Socializar as perguntas e exercitar respostas a partir das imagens selecionadas;

o   Compreender a imagem como texto visual;

o   Descrever a  imagem a partir do exercício de perguntas e respostas.

Duração das atividades
3 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         A Bienal de São Paulo (ou ainda Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes (em geral de grandes proporções) que, como o nome indica, ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo. O evento é constantemente responsável por projetar a obra de artistas internacionais desconhecidos e por refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global: é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto da *Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel.O evento costuma acontecer no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque do Ibirapuera, motivo pelo qual o prédio também é conhecido como Prédio da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bienal_Internacional_de_Arte_de_S%C3%A3o_Paulo Acesso em 13/06/2010. 

- Apreciação e leitura de imagens de obras de arte.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Recordar com os alunos sobre o que vem a ser a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e preparar uma apresentação em power point sobre imagens de obras expostas em algumas bienais;

Seguem como sugestão algumas imagens e textos explicativos:

Amílcar de Castro (Brasil) – Sem Título, 2001 –  5 bienal do Mercosul/ Porto Alegre. Vista da obra em exposição na parte externa do Cais do Porto.  Disponível em: http://www.bienalmercosul.art.br/novo/index.php?option=com_bienal_anterior&task=detalhe&Itemid=1387&id=35  

Unidade tripartida, de Max Bill, e à tela Formas, de Ivan Serpa, o que demonstra a atenção que vinha sendo despertada para o concretismo na arte. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/artes/bienal.jhtm  

A Bienal de 1951 foi a primeira exposição que trouxe ao Brasil obras de Pablo Picasso, Alberto Giacometti e René Magritte. Também foram apresentados trabalhos de brasileiros, como: Lasar Segall, Victor Brecheret e Oswaldo Goeldi. Foram concedidos prêmios à escultura

Separar 06 imagens de obras expostas em bienais, reproduzindo-as em papel canson A4 e, posteriormente, plastificando-as;

Dividir os alunos em seis grupos e propor um exercício de apreciação de imagem (leitura de imagem);

Dizer aos alunos que para se entender um trabalho de arte visual tem-se que olhá-lo por um tempo necessário, de modo a conseguir explorá-lo detalhadamente, percorrendo com o olhar todos os detalhes, de maneira a perceber a forma como ela se apresenta e como seus elementos estão organizados;

Sugestão: É importante que, posterior à análise visual, o aluno busque referências sobre o artista e o histórico vivido por este no momento de elaboração de seu trabalho. Estes detalhes são pistas para o entendimento da obra. Olhar apenas a forma que compõe uma obra não possibilita estabelecer referências com os seus significados, por isso é necessário que se estabeleça um diálogo entre estas duas fontes de informação, o olhar e a história. Sugestão de link para pesquisa - sobre Leitura de imagens: http://200.195.151.19/ciesc/arquivos//uni_4/leitura_imagens_1214576895.ppt  

Lembrar aos alunos que é muito importante para a compreensão de uma obra o exercício da pesquisa constante adquirido por meio de livros sobre arte, conversas sobre arte e visitação à exposições;

Orientar os alunos a formularem questões que deverão ser respondidos a partir da leitura de imagens;

Segue sugestões de perguntas que poderão ser elaboradas pelos alunos e posteriormente respondidas:

 1.      Descreva detalhadamente o que você vê.

 2.      Quais os tipos de linhas que você identifica na imagem?

 3.      Registre as cores predominantes e as secundárias.

 4.      Que sons você identifica nesta imagem?

 5.      O que você vê mais à frente e o que vê mais ao fundo da imagem?

 6.      Quais materiais compõem a obra?

7.      Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem e outros)

 8.      Que objetos ou seres podem ser identificados na imagem apresentada? Estes objetos ou seres nos remetem a algo conhecido? A uma experiência anterior?

 9.      Como aparecem os objetos? De acordo com o que você reconhece ou de forma distorcida?

 10.  Como são as cores?Elas estão de acordo com as cores que estes objetos possuem na natureza?

 11.  As cores são frias ou quentes?

 12.  Como as imagens estão organizadas na obra?

 13.  Como você identifica os focos ou o foco de luz na imagem?

 14.  Quem é o artista, onde nasceu e em que período viveu. Pertence a algum movimento de arte?

 15.  Qual a data em que a obra foi realizada?

 16.  O que estava acontecendo no mundo ou no país do artista no período em que a obra foi executada?

Sugestão: Lembrar que as perguntas deverão ter sentido para cada imagem, por isso nem todas poderão ser usadas, dependendo da imagem escolhida;

Solicitar aos alunos que tragam as respostas na próxima aula.

Aula 2

Pedir para os alunos formarem um círculo, de modo que os grupos, formados na aula anterior, possam apresentar e dialogar com os colegas o exercício proposto na aula antecedente;

Discutir com os alunos as respostas elaboradas;

Os grupos poderão acrescentar outros detalhes nas leituras apresentadas, colaborando na ampliação do entendimento da imagem analisada;

Solicitar aos alunos que elaborem um texto a partir das respostas apresentadas, de forma que quando exposto junto com a obra o leitor consiga compreender a leitura da imagem;

Lembrar que a leitura de imagens é diferente para diferentes leitores, pois está estritamente relacionada ao universo cultural de quem a aprecia.

Aula 3

 Expor nos corredores da escola as imagens e os respectivos textos descritivos;

Discutir com os alunos, frente à exposição, sobre a experiência vivenciada e o resultado obtido;

Colher as impressões dos alunos e verificar, no confronto dos textos com as imagens expostas,  se estes conseguiram atingir o objetivo proposto na aula anterior.

Recursos Complementares

BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.

http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=36 

Avaliação

o   A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o processo de desenvolvimento das aulas, a exposição dos trabalhos e confrontamentos dos textos com as imagens.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.