Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Verso e inverso – Imagens divertidas

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

o   Conhecer parte da produção poética do artista plástico Afonso Lana;

o   Duplicar imagens a partir da exploração de seu inverso;

 o   Compreender a reflexão do espelho;

o   Elaborar uma composição a partir de recortes de verso e inverso;

o   Pintar sobre a composição de recortes.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Afonso Lana nasceu em outubro de 1944 na cidade de Rio Casca, MG. Na juventude iniciou seus estudos universitários no curso de Veterinária, mas seu envolvimento com os movimentos estudantis no final da década de 60 fez com que sua vida mudasse completamente de direção. Foi preso, torturado e exilado para o Chile. Neste país estudou Artes Plásticas na Faculdade de Bellas Artes de Santiago de Chile de 1971 a 1973. Com a queda de Salvador Allende, presidente do Chile naquela época, Afonso é forçado a se mudar e vai viver na Alemanha. Estuda Artes Plásticas na Hochschule für Bildende Kunste em Dresden nos anos de 1974 a 1981. Afonso retorna ao Brasil no final de 1981 e em 1982 passa a integrar o quadro de professores titulares do Departamento de Artes Plásticas da UFU. Seu trabalho plástico percorre vários caminhos e pesquisas durante esses anos, passando da pintura com influências cubistas à pintura matérica e participando de várias exposições em Uberlândia e em outras cidades. Atualmente é mestrando no Instituto de Letras e Lingüística da UFU. Disponível em:  Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: Ensaios e Precepções. 2° CD-ROM do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Arte – NUPEA/UFU 2007).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

Apresentar em power point imagens de trabalhos do artista Afonso Lana. Conversar com os alunos, durante a apresentação,  sobre o processo de criação do artista em questão,  ressaltando algumas particularidades presentes em sua obra;

 Dizer aos alunos  que o artista realiza pesquisas teóricas e visuais, objetivando a composição de seus trabalhos e, especificamente, nas imagens apresentadas nos slides, destaca-se a presença da repetição e inversão de imagens conforme se observa nas imagens refletidas por um espelho.

Explicar para os alunos que por meio dos objetos, das formas, das cores e dos elementos incorporados ao trabalho de Lana percebe-se que este referenda o homem primitivo, que morava em cavernas e que registrava os acontecimentos de sua vida em desenhos e pinturas sobre pedras e rochas de seu habitat.

Informar aos alunos que o trabalho de Afonso Lana permite, através da linguagem pictórica, uma reflexão sobre a evolução histórica da escrita e sua importância para a comunicação entre os homens.

Falar para os alunos que como resultado das pesquisas poéticas das obras de Lana, tem-se que as formas duplas em pinturas e colagens com elementos que transitam entre o arcaico e o moderno revela a cromaticidade da tela trabalhada com têmpera, com acrílica, óleo e as colagens com ossos, cerâmica, penas e outros objetos, fazendo sempre referência a duplos

. Afonso Lanna, Vestígios, 2006. Pintura matérica sobre tela, 280 x 200 cm. Foto: Fabiana Duarte - Fonte: Acervo do artista.

Afonso Lanna, Vestígios (detalhe), 2006. Pintura matérica sobre tela 140 x 100 cm Foto: Fabiana Duarte - Fonte: Acervo do artista.

Afonso Lanna, Vestígios ( detalhe), 2006. Pintura matérica sobre tela, 140 x 100 cm Foto: Fabiana Duarte Fonte: Acervo do artista.

   Afonso Lanna, Registro, 1994. Placa de gesso/cimento, 120 x 100 cm. Fonte: Acervo do artista - Fonte: Acervo do artista

Aula 2

Separar para esta aula espelhos no tamanho de 20 X 20 cm, sendo um para cada aluno;

Retomar com os alunos um pouco da aula anterior, lembrando sobre o artista Afonso Lana e sua característica de trabalhar com duplos, com o universo do homem primitivo, relacionando-o ao contemporâneo;

Sugerir aos alunos que pensem sobre os objetos que fazem parte de seu universo e que são, para eles, uma forma de se identificarem (bonés, brinquedos, roupas, sapatos, objetos escolares e outros);

Continuar a reflexão, solicitando aos alunos que pensem nos objetos que identificam sua família (objetos de seu cotidiano em sua casa);

Pedir para os alunos pensarem em um objeto que pertenceu a um antepassado, mas que encontra-se atualmente em sua casa;

Solicitar aos alunos que registrem estes objetos em folhas de papel sulfite A4, de forma que tenham aproximadamente 15 cm;

Entregar um espelho para cada aluno;

Requisitar aos alunos que coloquem a imagem desenhada frente ao espelho e registrem o que percebem;

Pedir para os alunos recortarem as imagens desenhadas no papel A4.

Aula 3 

Entregar para cada aluno uma folha de papel canson A3, as imagens desenhadas e recortadas da aula anterior, cordões coloridos e cola;

Solicitar aos alunos que, sobre o papel canson, elaborem uma composição a partir dos seus recortes, de modo que estes apareçam em duplos e invertidos, para isso, explicar que os alunos deverão usá-los como moldes em seu verso e inverso, da mesma forma como ocorre nos trabalhos de Afonso Lana;

Orientar os alunos durante a elaboração dos desenhos;

Dizer aos alunos que poderão aplicar cordões sobre os desenhos ou mesmo no fundo do trabalho, provocando um alto relevo.

 Aula 4 

Pedir para os alunos pintar, com têmpera, os desenhos elaborados na aula anterior;

sugestão: Para o preparo da têmpera consultar a aula “Têmpera” no Portal do professor, link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9431 ;

 Ajudar os alunos a colocarem os trabalhos para secar.

Aula 5 

Expor os trabalhos na sala de aula, e avaliar o resultado obtido, incitando os alunos a buscar associação entre o trabalho de Afonso Lana e os seus;

 Mostrar para os alunos os trabalhos dos alunos que conseguiram atingir os objetivos propostos e os que não conseguiram;

 Solicitar uma explicação individual dos alunos sobre seu entendimento e envolvimento com o trabalho.   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação, neste trabalho, será realizada na última aula mediante apreciação, em grupo, da exposição coletiva da produção dos alunos. Para tanto, serão registrados os  depoimentos individuais, que versarão sobre a compreensão da obra do artista Afonso Lana, da atividade com o espelho

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.