Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bilhete e Convite: dois gêneros e suas especificidades: A aquisição da base alfabética por meio da leitura e escrita de pequenos textos.

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Ampliar as habilidades de interpretação textual;         

*Comparar dois gêneros textuais e aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças levantando e confirmando hipóteses;

* Escrever textos pequenos.  

Duração das atividades
Seis a oito aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já reconheçam as letras do alfabeto e sílabas canônicas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1–  Bilhete: Leitura e escrita.   

Se possível, amplie o bilhete ( ou crie outro) em folha A3 ou metade de uma cartolina. Fixe-o na sala de aula e peça aos aprendizes para observarem e fazerem comentários, antes que você faça a leitura coletiva.

CAROLINA,  

 O BEBÊ DA SUA TIA NASCEU. VOU ATÉ O HOSPITAL.

   BEIJOS,   

MAMÃE. 01/01/2010.

Deixe que as crianças tentem ler o máximo que conseguirem. Aos poucos faça a leitura das sílabas, leia alguns trechos com as crianças. Depois de ler toda a atividade converse sobre os usos e a funções sociais de um bilhete.

 Chame a atenção das crianças para:

 *O bilhete serve para avisar algo a uma pessoa.

*A mensagem é pequena e rápida.

*Precisa começar com o nome da pessoa que receberá o bilhete e terminar com o nome da pessoa que escreveu.

 * É importante colocar a data .   

 Depois dessa exploração inicial sugerimos a seguinte atividade:      

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS- APRENDENDO A ESCREVER UM BILHETE

LEIA COM AJUDA DA SUA PROFESSORA O BILHETE ABAIXO:   

CAROLINA,   

O BEBÊ DA SUA TIA NASCEU. VOU ATÉ O HOSPITAL.  

 BEIJOS,  

 MAMÃE. 01/01/2010.  

 Faça esta atividade junto com as crianças. Escreva o bilhete no quadro e mostre onde estão localizadas as informações.

QUEM ESCREVEU ESTE BILHETE? _________________________________________________________________________

QUEM RECEBEU O BILHETE? ______________________________________________________________________________  

 QUEM NASCEU? __________________________________________________________________________________________   

ONDE A MÃE DA CAROLINA FOI? ___________________________________________________________________________

 QUE DIA FOI ESCRITO O BILHETE? _________________________________________________________________________    

 Faça esta atividade junto com as crianças. Escreva o bilhete no quadro e mostre onde estão localizadas as informações.

Atividade 2 – Convite: Leitura e Escrita:

Da mesma forma que o bilhete, se possível, amplie o convite ( ou crie outro) em folha A3 ou metade de uma cartolina. Fixe-o na sala de aula e peça às crianças para observarem e fazerem comentários antes que você faça a leitura.

OLÁ COLEGAS!

CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS.

LOCAL: SALA DE AULA.

 HORA: 14 HORAS

DIA: 5 DE SETEMBRO.  

SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE!

 ANA.

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS- APRENDENDO A ESCREVER UM CONVITE

LEIA COM AJUDA DA SUA PROFESSORA O CONVITE ABAIXO:  

 OLÁ COLEGAS!

CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS.

 LOCAL: SALA DE AULA.

 HORA: 14 HORAS

 DIA: 5 DE SETEMBRO.  

SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE!

ANA.  

 AGORA RESPONDA:  

 QUEM ESCREVEU ESTE CONVITE? _________________________________________________________________________

 QUEM RECEBEU O CONVITE? _________________________________________________________________________

  DE QUEM É O ANIVERSÁRIO? _________________________________________________________________________

  ONDE SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________  

QUE DIA SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________

  Faça esta atividade junto com as crianças. Mostre no convite ampliado onde estão localizadas as informações.

Atividade 3 – Diferenciando o bilhete do convite:

   Professor(a), reproduza em tamanho A3 um modelo de convite e outro de bilhete. Peça às crianças que oralmente façam comparações e apontem as diferenças e as características de cada tipo de texto.   

Atividade 4 – Aniversário do “amigo imaginário” –  escrevendo um convite:  

 Divida toda a turma em 4 grupos.

 Dois grupos precisam fazer um convite para o aniversário de uma criança que não seja aluna da turma.

Pode ser inventado um “amigo imaginário”: uma criança que fará aniversário nos próximos dias e está convidando toda a turma para participar.

 Os outros dois grupos precisam escrever um bilhete para a família solicitando docinhos para uma festa de aniversário na sala.

 Deixe o cartaz de modelo disponível para as crianças e ajude-as a escrever os bilhetes e os convites.

Faça as correções e depois escreva os bilhetes e convites, um a um, no quadro, pedindo que comentem se estão corretos: o que falta, o que não está adequado a esse gênero textual, se há alguma palavra grafada de maneira incorreta etc.    

 Atividade 5 – ampliando a habilidade de leitura e escrita:

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1) COMPLETE AS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO:

CON_____TE

ANIVER_____RIO

BILHE______

FES_______

DIVER_______DO

AU_____

HOS______TAL

COME_____RAR

______TEMBRO

BE_____

2) ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU E LEIA UMA A UMA EM VOZ ALTA:

_________________________________________                                _________________________________________

_________________________________________                               _________________________________________

_________________________________________                               _________________________________________

_________________________________________                               _________________________________________

_________________________________________                               _________________________________________

3)   COMPLETE O BILHETE ABAIXO:   

MAMÃE,  

 ________ COMEU TODOS OS _____________

QUE ESTAVAM EM CIMA DA _______________.  

 DA PRÓXIMA VEZ VOU _____________________  

 DESCULPA E UM GRANDE _________________.

 ______________________________  

 2)     ESCREVA AGORA UM CONVITE A UM COLEGA DA SALA PARA IR A SUA CASA:

 _________________________________________________________________________

 _________________________________________________________________________

 _________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

 _________________________________________________________________________

BOA AULA!

Recursos Complementares

Entrevista realizada com a Professora  Magda Soares, titular da Universidade Federal de Minas Gerais em 21/9/2009 na cidade de Lagoa Santa (MG), onde era realizada a exposição do Projeto Paralfaletrar, que tem a consultoria da Professora Magda Soares e da equipe do CEALE-UFMG. http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=57 

Avaliação

  Observe se:

 1)  A criança consegue identificar informações simples do texto;

2)  A criança é capaz de ler sozinha palavras canônicas( consoante-vogal, como bebê e Carolina), ou reconhecer globalmente palavras que vê com maior frequência(mamãe, hora, aula)?

 3)      A criança consegue diferenciar um bilhete de um convite? Quais são os aspectos que a criança mais destaca relativos à semelhança e diferenças entre esses dois gêneros?

4)      Demonstrou, na produção escrita, que compreendeu  quais são as informações que precisam estar em um convite?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 10/14 - 71.43%
  • Quatro estrelas 3/14 - 21.43%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 1/14 - 7.14%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.