03/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
*Ampliar as habilidades de interpretação textual;
*Comparar dois gêneros textuais e aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças levantando e confirmando hipóteses;
* Escrever textos pequenos.
Crianças que já reconheçam as letras do alfabeto e sílabas canônicas.
Se possível, amplie o bilhete ( ou crie outro) em folha A3 ou metade de uma cartolina. Fixe-o na sala de aula e peça aos aprendizes para observarem e fazerem comentários, antes que você faça a leitura coletiva.
CAROLINA, O BEBÊ DA SUA TIA NASCEU. VOU ATÉ O HOSPITAL. BEIJOS, MAMÃE. 01/01/2010. |
Deixe que as crianças tentem ler o máximo que conseguirem. Aos poucos faça a leitura das sílabas, leia alguns trechos com as crianças. Depois de ler toda a atividade converse sobre os usos e a funções sociais de um bilhete.
Chame a atenção das crianças para:
*O bilhete serve para avisar algo a uma pessoa.
*A mensagem é pequena e rápida.
*Precisa começar com o nome da pessoa que receberá o bilhete e terminar com o nome da pessoa que escreveu.
* É importante colocar a data .
Depois dessa exploração inicial sugerimos a seguinte atividade:
LEIA COM AJUDA DA SUA PROFESSORA O BILHETE ABAIXO:
Faça esta atividade junto com as crianças. Escreva o bilhete no quadro e mostre onde estão localizadas as informações.
QUEM ESCREVEU ESTE BILHETE? _________________________________________________________________________
QUEM RECEBEU O BILHETE? ______________________________________________________________________________
QUEM NASCEU? __________________________________________________________________________________________
ONDE A MÃE DA CAROLINA FOI? ___________________________________________________________________________
QUE DIA FOI ESCRITO O BILHETE? _________________________________________________________________________
OLÁ COLEGAS! CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS. LOCAL: SALA DE AULA. HORA: 14 HORAS DIA: 5 DE SETEMBRO. SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE! ANA. |
LEIA COM AJUDA DA SUA PROFESSORA O CONVITE ABAIXO:
OLÁ COLEGAS!
CONVIDO TODOS VOCÊS PARA COMEMORAREM MEU ANIVERSÁRIO DE SEIS ANOS.
LOCAL: SALA DE AULA.
HORA: 14 HORAS
DIA: 5 DE SETEMBRO.
SERÁ MUITO DIVERTIDO. NÃO FALTE!
ANA.
AGORA RESPONDA:
QUEM ESCREVEU ESTE CONVITE? _________________________________________________________________________
QUEM RECEBEU O CONVITE? _________________________________________________________________________
DE QUEM É O ANIVERSÁRIO? _________________________________________________________________________
ONDE SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________
QUE DIA SERÁ A FESTA? _________________________________________________________________________
Faça esta atividade junto com as crianças. Mostre no convite ampliado onde estão localizadas as informações.
Professor(a), reproduza em tamanho A3 um modelo de convite e outro de bilhete. Peça às crianças que oralmente façam comparações e apontem as diferenças e as características de cada tipo de texto.
Divida toda a turma em 4 grupos.
Dois grupos precisam fazer um convite para o aniversário de uma criança que não seja aluna da turma.
Pode ser inventado um “amigo imaginário”: uma criança que fará aniversário nos próximos dias e está convidando toda a turma para participar.
Os outros dois grupos precisam escrever um bilhete para a família solicitando docinhos para uma festa de aniversário na sala.
Deixe o cartaz de modelo disponível para as crianças e ajude-as a escrever os bilhetes e os convites.
Faça as correções e depois escreva os bilhetes e convites, um a um, no quadro, pedindo que comentem se estão corretos: o que falta, o que não está adequado a esse gênero textual, se há alguma palavra grafada de maneira incorreta etc.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) COMPLETE AS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO:
CON_____TE |
ANIVER_____RIO |
BILHE______ |
FES_______ |
DIVER_______DO |
AU_____ |
HOS______TAL |
COME_____RAR |
______TEMBRO |
BE_____ |
2) ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ COMPLETOU E LEIA UMA A UMA EM VOZ ALTA:
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
_________________________________________ _________________________________________
3) COMPLETE O BILHETE ABAIXO:
MAMÃE,
________ COMEU TODOS OS _____________
QUE ESTAVAM EM CIMA DA _______________.
DA PRÓXIMA VEZ VOU _____________________
DESCULPA E UM GRANDE _________________.
______________________________
2) ESCREVA AGORA UM CONVITE A UM COLEGA DA SALA PARA IR A SUA CASA:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Entrevista realizada com a Professora Magda Soares, titular da Universidade Federal de Minas Gerais em 21/9/2009 na cidade de Lagoa Santa (MG), onde era realizada a exposição do Projeto Paralfaletrar, que tem a consultoria da Professora Magda Soares e da equipe do CEALE-UFMG. http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=57
Observe se:
1) A criança consegue identificar informações simples do texto;
2) A criança é capaz de ler sozinha palavras canônicas( consoante-vogal, como bebê e Carolina), ou reconhecer globalmente palavras que vê com maior frequência(mamãe, hora, aula)?
3) A criança consegue diferenciar um bilhete de um convite? Quais são os aspectos que a criança mais destaca relativos à semelhança e diferenças entre esses dois gêneros?
4) Demonstrou, na produção escrita, que compreendeu quais são as informações que precisam estar em um convite?
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/05/2015
Quatro estrelasAchei a aula muito boa. Obrigada.
01/04/2014
Cinco estrelasAdorei,Valeu!!!
01/04/2014
Uma estrelaAs aulas foram maravilhosas. Sempre tive duvidas de como trabalhar convites e bilhetes Valeu!!!
08/07/2013
Cinco estrelasAdoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii................
28/05/2013
Cinco estrelasMuito bom, continue assim nos dando subsídio para aulas com nossos alunos.
27/10/2012
Cinco estrelasAdorei porque tem momento que precisamos recorrer a outros tipos de atividades para sabermos se estamos no caminho certo.
11/10/2012
Cinco estrelasgostei muito!!!
26/06/2012
Cinco estrelasGostei muito das suas sugestões de atividades, São brm interessantes. Obrigada pela sua colaboração! Abraços!
07/05/2012
Cinco estrelasAdorei sua sugestão, mim ajudou bastante.
12/04/2012
Quatro estrelasGostei muito. Ela é bem interessante e clara em seus objetivos.
16/01/2012
Cinco estrelasmuito produtiva e criativa, me ajudou muito, parabéns pela dica.
22/08/2011
Cinco estrelasmuito interessante as atividades!!
09/11/2010
Quatro estrelasA aula é muito criativa e dinâmica.
17/08/2010
Cinco estrelasMuito bom
05/08/2010
Quatro estrelasAchei ótima a atividade. Trabalho com alfabetização de Jovens e Adultos e fiz a adaptação da atividade e deu certo!