23/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ampliação de habilidades de interpretação de textos de Cordel; ·
Identificação das características centrais da literatura de Cordel; ·
Desenvolvimento da fluência na leitura; ·
Levantamento e confirmação de hipóteses relativas ao conteúdo do texto;
Crianças que já estejam em fase de consolidação da aprendizagem da base alfabética.
Trabalhe primeiramente a leitura da ficha do curta. Permita que as crianças comentem e peça que façam oralmente suposições sobre o curta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ficha do Curta: A moça que dançou depois de morta
Direção: Ítalo Cajueiro
Ano: 2003
Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Informações retiradas do site: http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=3144&Exib=2573
*O curta pode ser assistido neste mesmo link.
Após assistir ao curta, as crianças responderão a algumas questões como as sugeridas abaixo:
Atividade de Português sobre o curta "A moça que dançou depois de morta"
1) Responda as perguntas abaixo:
Quando você viu o título do curta pela primeira vez sentiu medo?_______________________________________________________________________________________
O que você achou do Curta? ___________________________________________________________________________________________________________________
O que mais gostou e o que menos gostou nesta história?_____________________________________________________________________________________________
Faça agora um desenho inspirado no curta que você assistiu.
2) Complete a ficha do curta:
Título do curta:
Ano de criação:
Diretor:
Escreva agora a sua versão da sinopse do filme:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
*Professor é importante que você explique as crianças o que é a sinopse. Ajude-as a construir um pequeno resumo do texto sem contar o final da história.
Leia com a turma uma breve história sobre o cordel, peça às crianças que anotem as dúvidas e depois no quadro ou lousa anote-as e juntos procurem as respostas no dicionário ou na biblioteca da escola.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade de Português O que é literatura de cordel?
Alguém pode estar se perguntando: o que é mesmo cordel? Então vamos começar pelo início. A denominada “Literatura de Cordel” ou os “Folhetos de Cordel” são definidos como um tipo de poesia narrativa e popular escrita em versos rimados e metrificados, geralmente impressos em papel jornal. Possui número variado de páginas sempre múltiplas de 4, em geral 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas. Seus versos contam histórias do reino do encantado, do boi misterioso, de valentia, política, fatos reais... De origem portuguesa, este modelo de literatura expandiu-se e hoje tem público garantido.
Muito consagrado no Nordeste brasileiro, os folhetos são respeitados em todo o mundo por ser uma espécie de elo vivo entre a história contemporânea e a européia dos trovadores.
No Brasil o Cordel recebeu ainda a Xilogravura que é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado utilizando algumas ferramentas para gravar ou "arranhar" a madeira.
É preciso ter em mente que as áreas cavadas não receberão tinta e que a imagem vista na madeira sairá espelhada, ou seja, ao contrário na impressão da imagem no papel.
As letras precisam ser cavadas ao contrário para que após a impressão possam ser lidas corretamente.
Depois “arranhar” os desenhos, basta colocar uma fina camada de tinta espalhada com a ajuda de um rolinho de borracha. Para fazer a impressão, basta posicionar uma folha de papel sobre a madeira com a tinta e fazer pressão no papel com as mãos.
A xilogravura é uma técnica barata e por isso é utilizada nas ilustrações das capas dos folhetos de cordel. Para termos uma idéia desta simplicidade, basta saber que os gravadores nordestinos fabricam suas próprias ferramentas de corte com pregos e varetas de guarda-chuva para conseguirem diferentes efeitos no desenho.
Sinopse do texto "O menino que viajou num cometa"
É uma delicada preciosidade para as crianças e adultos. Cita personagens históricos, como Joana D'Arc e Tiradentes, e fala de Saúde, de Astronomia e da igualdade entre homens e mulheres. Ele traz uma divertida história de Brasilenho, menino que pega uma carona celeste e como "anjo foguete" chega à lua.
"Sou chamado Brasilenho
Meu nascimento se deu
Num campo de futebol
Quando meu time venceu
E mamãe pulou buchuda!
Numa bandeira graúda
O papai me protegeu..."
Aí..., você vai ter que ler para saber o final da história!!!
Para ler o cordel na íntegra: "O menino que viajou num cometa" de Raimundo Santa Helena Ed. Entrelinhas, 2003.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto adaptado por Mariane Patrícia Madeira Lopes. Fragmentos de : Xilogravura – Carolina Lopes http://www.teatrodecordel.com.br/xilogravura.htm
Literatura de Cordel para crianças -Isabel Maria de Aguiar http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=130
Leia com a turma a atividade abaixo.
Alexandre Pavan
"Cordel quer dizer barbante
Ou senão mesmo cordão,
Mas cordel-literatura
É a real expressão
Como fonte de cultura
Ou melhor poesia pura
Dos poetas do sertão. (...)
O chamado trovador
Ou poeta popular
Era semi-analfabeto
Porém sabia rimar,
Seus folhetos escrevia
E os sertanejos os liam
Por ser o seu linguajar. (...)
O cordel é dividido
Escrito, cantado, oral,
Porém o cordel legítimo
É aquele tipo jornal,
Que trazia a notícia nova
Em sextilhas, nunca em trova
Que agrada o pessoal. (...)
O cordel sendo cultura
Hoje tem sua tradição,
Chamado literatura
Veículo de educação
Retrata histórias passadas
Que estão documentadas
Para toda geração."
Estrofes retiradas do folheto Origem da Literatura de Cordel e A Sua Expressão de Cultura Nas Letras de Nosso País, de Rodolfo Coelho Cavalcante.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oralmente, faça com a turma a interpretação de cada trecho do Cordel acima. Leia o cordel quantas vezes for necessário, mostrando e treinando com as crianças a entonação e ritmo adequados para a leitura de um cordel.
Ajude as crianças a compreender, mas principalmente motive-as a dizer quais foram suas impressões ao ler ou ouvir o texto.
Apresente as crianças as imagens realizadas com a técnica de Xilogravura como as apresentadas abaixo:
Imagem retirada do site: http://liinhasdefuga.blogspot.com/2008/10/xilogravura-arte-popular.html
Imagem retirada do site: http://climerioferreira.wordpress.com/2008/08/
Você pode fazer com seus alunos a impressão de imagens utilizando a técnica de Xilogravura.
Pode trabalhar antes um texto instrucional (de receita, de como fazer) sobre o tema
Como fazer Xilogravura
Você precisará de:
*Forminhas de isopor ( daquelas usadas para armazenar alimentos);
*Tinta guache preta;
*Papel sulfite;
*Lápis para imprimir os desenhos;
Instruções:
Se quiser saber mais sobre Literatura de Cordel e seu uso na educação indico alguns sites para ver com as crianças: http://mundocordel.blogspot.com/2007/10/literatura-de-cordel-e-educao.html
http://www.teatrodecordel.com.br/
Artigos para aprofundamento pedagógico do professor:
http://www.teatrodecordel.com.br/artigo%20revista%20direcional%20educador.pdf
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/07/2012
Quatro estrelasmuito bom só falta colocar algumas perguntas sobre cordel bejoss fernanda gata
05/06/2012
Cinco estrelasSe desejar, pode ampliar a aula com vídeos publicados no youtube com o Raimundo Santa Helena.
30/04/2012
Quatro estrelasParabéns pela sugestão!
11/04/2011
Quatro estrelasMuito interessante . As atividades são excelentes.