Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CARRAPATO: ARACNÍDEO OU INSETO?

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender  a:

  • Identificar as características do carrapato: alimentação, classe e reprodução;
  • Ter consciência dos males causados pelo carrapato a outros animais;
  • Comparar o carrapato com outros aracnídeos;
  • Diferenciar o carrapato dos insetos.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de "aracnídeo";
  • Conceito de "parasita".
Estratégias e recursos da aula

Justificativa: Esta aula surgiu da necessidade de elucidar as crianças sobre os possíveis males que o carrapato pode trazer para seres humanos e animais, fazendo, assim, com que elas, conhecendo esses males, passem a saber também as maneiras de se proteger e proteger os seus animais de estimação dos danos causados pelo carrapato.

Atividade 1 - Pesquisando sobre o carrapato.

1º Momento: O professor começará o estudo fazendo um diagnóstico sobre o conhecimento que os alunos já têm sobre o objeto de estudo.

  • Quem já viu um carrapato?
  • Quem poderia descrever como ele é?
  • Ele parece com algum outro bicho?
  • É grande ou é pequeno?
  • Ele se alimenta de quê?
  • Ele vive aonde?

2º Momento: O professor mostrará 3 fotos ampliadas: uma de um escorpião, outra de uma aranha e a outra de um carrapato. Depois, perguntará para as crianças: QUAL A FOTO QUE MOSTRA UM CARRAPATO? Uma vez que as crianças identifiquem a foto correta, continuará a fazer perguntas sobre as fotos:

http://www.fiocruz.br/~ccs/arquivosite/novidades/nov04/carrapato_plo.jpg 

  • Esses animais são muito diferentes?
  • O que eles têm de parecidos?
  • Será que fazem algum mal para as pessoas?
  • E para os outros animais?
  • Alguém poderia me descrever o corpo de cada um deles?
  • Como é formado o corpo do escorpião?
  • O inseto tem 3 pares de patas articuladas e aranha, o carrapato e o escorpião?
  • Quantas patas o carrapato tem?
  • Se o número de patas destes animais não é o mesmo número que os insetos, ele pode ser considerado inseto?
  • Vocês sabiam que os aracnídeos possuem 4 pares de patas articuladas.

Atividade 2 - Assistindo a um vídeo sobre o carrapato.

1º Momento: O professor proporá às crianças que assistam a um vídeo muito interessante a respeito do carrapato: http://www.youtube.com/watch?v=nQlpKncss9s  .

2º Momento: Depois da exibição, o professor fará perguntas sobre o vídeo:

  • De que trata o vídeo?
  • O que vocês acharam mais interessante?
  • Alguém compreendeu como o carrapato se reproduz?
  • Alguém sabe me dizer o que significa a palavra "hospedeiro"?
  • De que o carrapato de alimenta?
  • O carrapato transmite alguma doença?
  • O nosso bichos de estimação podem ter carrapatos?
  • Existe alguma maneira de evitar isso?

3º Momento: Agora, o professor lançará a seguinte pergunta: O CARRAPATO É UM ARACNÍDEO OU UM INSETO?  Para tanto, se faz necessário que as crianças observem fotos de um carrapato e de uma pulga.

 Diferenciando um do outro, pois a pulga é um inseto, seu corpo possue 3 divisões: cabeça, tórax e abdômen, e tem 3 pares de  patas articuladas, já o corpo do carrapato que é um aracnídeos possue apenas duas partes: cefalotórax e abdômen, e 4 pares pernas, não possuindo antenas. Demais, a pulga e o piolho diferentemente da maioria dos insetos, não possui asas nem antenas.  

http://www.falupadedetizadora.com.br/carrapatosarquivo/carrapato3.jpg

http://grandesamigospetshopsalvador.files.wordpress.com/2008/09/carrapato1.jpg 

Atividade 3 - Conhecendo melhor a anatomia do carrapato.

1º Momento: O/a professor/a deverá propor a confeccão de quebra-cabeças (sendo que o número  dos grupos, será o mesmo de quebra cabeças confeccionados) da seguinte maneira. Para tanto deverão selecionar fotos de aracnidéos e insetos, depois colarão as fotos em cartolina ou papelão, depois recortarão as reproduções em pedaços de formatos geométricos, no feitio de um quebra-cabeça.  Depois, colocarão os quebra-cabeças em envelopes. Depois, cada grupo terá que montar seu quebra-cabeça, ao final os grupos poderão trocar os jogos para que todos montem todos os quebra-cabeças.

http://www.osasco.sp.gov.br/ccz/fauna-carrapatos_arquivos/image002.gif 

Atividade 4 - Montando um folder.

1º Momento: O/a professor/a proporá aos alunos que elaborem um folder (aqui, explicará o conceito de folder e mostrará um como exemplo). Explicando que este folder terá por finalidade de conscientizar as pessoas, sobre os males causados pelos carrapatos para os seres humanos e, sobretudo, para os animais.  Na construção do folder, a turma se dividirá em grupos: um grupo pesquisará em revistas, em textos (fornecidos pelo professor) afim de encontrar fotos interessantes sobre o assunto para ilustrar o folder; outro grupo será responsável pela pesquisa do conteúdo; outro grupo se encarregará pelo texto, todos deverão participar da ilustração do folder.

2º Momento: Uma vez pronto, o folder será devidamente reproduzido e as crianças farão uma panfletagem pela escola, entregando e dando explicações sobre os males causados pelos carrapatos.

Obs.: Caso seja possível, o trabalho de panfletagem poderá ser registrado em fotos ou filmagem.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado segundo os seguintes aspectos:

  • Conheeram as características básicas do carrapato: alimentação, reprodução e classe;
  • Diferenciaram e compararam os insetos com os aracnidéos;
  • Conheceram os males ocasionados pelo carrapato;
  • Compararam o carrapato com outros aracnídeos;
  • Diferenciaram os carrapato dos insetos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.