26/07/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Conhecer o nome e a função dos espaços escolares em português.
1º MOMENTO:
Leve os alunos para fazerem um passeio pelas dependências da escola, observando os usos e as funções de cada uma delas.
Outra opção é levar para a sala de aula algumas imagens (fotografias ou slides no Power Point) da própria escola ou de outras instituições escolares, nas quais se veja os referidos espaços em uso, como as demonstrações abaixo:
FOTO 1 - http://www.gthidro.ufsc.br/arquivos/dsc00462.jpg
FOTO 2 - http://3.bp.blogspot.com/_YRYOKNoWItY/SxRND8itVSI/AAAAAAAAAIo/wx0R2CMKU7k/s1600/sdc10118.jpg
2º MOMENTO:
Após a realização do passeio ou da mostra de imagens, façam uma discussão sobre o que foi visto, ampliando, desta forma, as leituras feitas. Para iniciar, o professor poderá fazer perguntas do tipo:
a) O que vocês viram viram nessas imagens?
b) Que espaços aparecem nelas?
c) Qual a função de cada um desses espaços?
d) Que uso as pessoas fazem de cada uma das dependências?
3º MOMENTO:
Tendo como referência a discussão realizada no 2º momento, façam juntos, no quadro negro ou na lousa, uma lista, em espanhol, dos espaços que existem na escola de vocês. Usem um dicionário para auxiliá-los, como por exemplo, o Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010.
Se desejar, o professor pode trabalhar as variações de vocabulário e pronúncia das palavras da lista em construção.
4º MOMENTO;
Organizados em pequenos grupos, com quatro ou cinco pessoas, os alunos confeccionarão placas para serem afixadas nas dependências da escola, com os nomes de cada espaço, em espanhol.
Conheça as opções de dicionários e tradutores disponíveis na seção Link deste Portal, como, por exemplo, o Lingoes e o The Free Dictionary.
Numa roda de conversa, cada grupo apresentará a(s) sua(s) placa(s) para o grupão, falando dos usos e funções da(s) dependência(s) apresentada(s), em espanhol.
Terminada a atividade, cada grupo afixará as placas nas dependências da escola.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!