Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os espaços da escola em espanhol

 

26/07/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o nome dos espaços da escola em espanhol.
  • Utilizar o nome dos espaços da escola cotidianamente.

Duração das atividades
2 encontros de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o nome e a função dos espaços escolares em português.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Leve os alunos para fazerem um passeio pelas dependências da escola, observando os usos e as funções de cada uma delas.

Outra opção é levar para a sala de aula algumas imagens (fotografias ou slides no Power Point) da própria escola ou de outras instituições escolares, nas quais se veja os referidos espaços em uso, como as demonstrações abaixo:

FOTO 1 -  http://www.gthidro.ufsc.br/arquivos/dsc00462.jpg    

FOTO 2 -  http://3.bp.blogspot.com/_YRYOKNoWItY/SxRND8itVSI/AAAAAAAAAIo/wx0R2CMKU7k/s1600/sdc10118.jpg    

FOTO 3 - http://2.bp.blogspot.com/_BuOVlYDAL1o/SxO61p_K9wI/AAAAAAAAAGM/7etN6DXKQjk/s1600/I%C2%AA+Oficina+de+Badminton_GEC_Nov_2009+002.JPG 

2º MOMENTO:

Após a realização do passeio ou da mostra de imagens, façam uma discussão sobre o que foi visto, ampliando, desta forma, as leituras feitas. Para iniciar, o professor poderá fazer perguntas do tipo:

a) O que vocês viram viram nessas imagens?

b) Que espaços aparecem nelas?

c) Qual a função de cada um desses espaços?

d) Que uso as pessoas fazem de cada uma das dependências?

3º MOMENTO:

Tendo como referência a discussão realizada no 2º momento, façam juntos, no quadro negro ou na lousa, uma lista, em espanhol, dos espaços que existem na escola de vocês. Usem um dicionário para auxiliá-los, como por exemplo, o Dicionário Virtual Escolar Michaelis - Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/index.php?typePag=apendice&languageText=espanhol-portugues>. Acesso em: 13 de junho de 2010. 

Se desejar, o professor pode trabalhar as variações de vocabulário e pronúncia das palavras da lista em construção.

4º MOMENTO;

Organizados em pequenos grupos, com quatro ou cinco pessoas, os alunos confeccionarão placas para serem afixadas nas dependências da escola, com os nomes de cada espaço, em espanhol.

Recursos Complementares

Conheça as opções de dicionários e tradutores disponíveis na seção Link deste Portal, como, por exemplo, o Lingoes e o The Free Dictionary.

Avaliação

Numa roda de conversa, cada grupo apresentará a(s) sua(s) placa(s) para o grupão, falando dos usos e funções da(s) dependência(s) apresentada(s), em espanhol.

Terminada a atividade, cada grupo afixará as placas nas dependências da escola.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.