Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Compreendendo a leitura e a escrita: algumas tentativas

 

13/08/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber aspectos da escrita;
  • Avançar na compreensão da escrita;
  • Expressar gostos e preferências;
  • Avançar na representação gráfica;
Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No caso dessa aula, o professor deve ter combinado com as crianças e com a família, um dia específico na semana para que elas tragam de casa uma fruta para comer na escola junto com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

Com as crianças em roda converse sobre o dia da fruta e sobre quais frutas irão comer nesse dia. Produza uma lista coletiva de tais frutas. Peça as crianças para recortarem de revistas as frutas que mais gostam de comer. Essa lista deve ser afixada na sala e seguida no dia da fruta.

Segundo Momento:

Faça uma atividade pedindo às crianças que tentem escrever uma lista de frutas que mais gostaram de comer no dia da fruta. Essa escrita deve ser feita do melhor jeito que conseguirem. Ao fim da escrita peça que ilustrem a atividade com o desenho dessas frutas. Exponha as atividades no varal da sala.  

Veja a atividade depois de pronta:

Terceiro Momento:

Faça a reescrita individual com cada criança. Organize a sala em pequenos grupos colocando cada grupo para fazer uma atividade. Por exemplo: um grupo pode ler livrinhos de história, o outro pode ficar com o cantinho dos jogos, o outro pode ficar fazendo uma colagem. Assim enquanto as crianças estão “trabalhando”, você professor vai chamando individualmente cada criança para fazer a reescrita das palavrinhas.

Quarto Momento:

Faça uma atividade coletiva contemplando os nomes de algumas frutas comuns das atividades. A escrita coletiva ajudará as crianças na compreensão e vai levá-las a avançar em sua compreensão sobre a escrita. É importante que nesse momento, você professor deixe as crianças participarem dizendo a você as letras necessárias para se escrever as palavras. Vá instigando-as com perguntas do tipo: O que é essa imagem? Como será que se escreve? Qual a letra que vem primeiro? Com certeza as hipóteses das crianças ajudarão você e valorizarão a participação de todos nesse momento.

Escrita Coletiva:

Quinto Momento:

Exponha as atividades em sala para que as crianças ainda fiquem em contato com elas por um tempo.

Recursos Complementares

Conheça o trabalho com atividades organizada em cantos na sala de aula:

Acesso em 18/06/2010.  

 http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com/2009/05/cantos-diversificados-area-externa-emei.html   

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=682  

Avaliação
  • Observe cada criança individualmente, percebendo seus gostos e preferências.
  • Insista na participação da criança na experimentação das frutas;
  • Como está a compreensão das crianças nos aspectos da escrita?
  • Já utilizam letras para escrever?
  • Já relacionam as letras ao fonema correspondente?
  • Avançaram na compreensão da escrita?
  • Conseguiram expressar seus gostos e preferências?
  • Avançaram na representação gráfica, desenho das frutas?   
  • A Educação Infantil é a oportunidade que temos de trabalhar e retomar todos esses aspectos.  
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.