Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a produção do texto digitado

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as características peculiares a um texto digitado;
  • configurar um texto escrito para as normas tradicionais a um texto digitado;
  • produzir um texto (argumentativo) no Word, configurando-o da maneira necessária.
  • ler um texto digitado, observando as normas de configuração.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a presente aula se efetive, é indispensável que professor e alunos conheçam e dominem o software Word, do Microsoft Office. Esse programa é responsável por hospedar e permitir a digitação/configuração da maioria dos textos escritos. Dessa forma, dominar o Word é conhecimento prévio para as atividades que se seguem.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Conhecendo as características de um texto digitado

Introdução: haja vista a quantidade de pessoas que já possuem acesso a um computador, constitui-se, no ambiente escolar, prática comum a entrega de trabalhos avaliativos e produções textuais na modalidade digitada. Cada professor tem a sua forma de avaliar/aceitar esse tipo de linguagem, no entanto, o texto formal, quando digitado, deve seguir algumas regras estabelecidas.

A presente aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática ou em um local que possua um aparelho de datashow.

Demonstre aos alunos, por meio de exemplos retirados de suas próprias produções e cadernos que, quando escrevemos um texto no papel:

  • devemos respeitar as margens da página;
  • é preciso utilizar todo o espaço da linha (a não ser que a frase termine);
  • é necessário respeitar as recomendações quanto a escrever a caneta ou a lápis;
  • devemos utilizar uma caligrafia legível para o entendimento do leitor.

Após essa explanação, reproduza, no datashow, os seguintes fragmentos de textos digitados (como exemplo, dois parágrafos do conto "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa:

Erros mais constantes em textos digitados (utilizados no ambiente escolar):

  • o desrespeito ao alinhamento à direita do texto (não justificado);

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

  • o desrespeito à cor preta como padrão de um texto digitado de caráter formal;

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

  • o desrespeito quanto às fontes convencionadas como padrão para um texto digitado de caráter formal;

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

  • o desrespeito ao recuo da primeira linha para a configuração de uma parágrafo, bem como a inserção de uma linha em branco ao final do mesmo.

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

A partir dos fragmentos expostos, os alunos compreenderão que o texto digitado deve respeitar:

  • as margens da página (justificar o texto);
  • a fonte padrão (Times New Roman ou Arial);
  • o tamanho da fonte padrão (12);
  • o recuo da primeira linha do parágrafo;
  • a cor padrão para o texto (preta).

ATIVIDADE 02

Configurando um parágrafo digitado

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.

Você deverá digitar um ou dois parágrafos de um texto qualquer, salvá-lo em um pendrive, e abri-lo nos computadores que serão utilizados pelos alunos.

Se não houver computadores suficientes para todos, agrupe os alunos em pequenos grupos.

O texto que você construirá deverá estar desconfigurado quanto à:

  • fonte;
  • tamanho da fonte;
  • alinhamento de margem;
  • parágrafo;
  • cor do texto.

Todos deverão ter acesso ao texto desconfigurado. Ele será o material de trabalho para essa atividade.

Os alunos (ou o grupo) deverão formatar o texto, mediante a configuração padrão. No laboratório de informática, permita que eles demonstrem para os demais, seus textos totalmente configurados.

Exemplo de texto configurado:

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

ATIVIDADE 03

Debatendo sobre a informática e a internet na sala de aula

Para motivar uma produção textual digitada, discuta/debata com os alunos temas que envolvam o ambiente virtual. Exemplos:

  • a internet como meio de pesquisa para trabalhos escolares;
  • o ambiente virtual como um lugar propício ao abuso de menores;
  • o ensino de caligrafia e ortografia x trabalhos digitados.

Na sala de aula, promova um debate. Discuta com os alunos sobre tais pontos, motivando-os a argumentar sobre os mesmos.

Peça que os alunos anotem os argumentos que julgarem mais interessantes/pertinentes. Serão necessários para a produção de texto da atividade anterior.

ATIVIDADE 04

Produzindo um texto digitado

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.

A partir das discussões e debates empreendidos na atividade anterior, bem como das anotações feitas pelos alunos, os mesmos deverão produzir um texto argumentativo.

O texto deverá:

  • ser digitado, diretamente, no Microsoft Word;
  • estar configurado de acordo com as características já discutidas;
  • abordar os pontos de discussão debatidos na aula anterior;
  • argumentar contra ou a favor dos argumentos utilizados;
  • ser salvo no computador que foi digitado.

Observação: salve, posteriormente, todos os textos e os imprima para que sejam entregues aos alunos como uma produção de texto convencional.

ATIVIDADE 05

Leitura dos textos produzidos

Com todos os textos imprimidos, promova, em sala de aula, um momento de leitura em que os alunos demonstrarão sua argumentação ao defender/criticar os pontos discutidos na atividade 03.

Ao final de cada leitura, permita, de forma organizada, que os demais colegas perguntem ou questionem os argumentos colocados pelo leitor. Com isso, uma atividade convencional de leitura se transforma em um debate motivador.

Recursos Complementares

Artigo que explica, detalhadamente, como digitar e configurar um texto no Microsoft Word:

http://www.rhportal.com.br/download/apostilas/wordbasico.pdf 

Avaliação

Ao final da presente aula, o aluno deverá ser avaliado quanto à:

  • capacidade de digitar um texto no Microsoft Word;
  • capacidade de formatar um texto, segundo as características necessárias;
  • participação efetiva no debate sobre pontos relativos ao embate informática x sala de aula;
  • produção de um texto no Word, configurando-o;
  • leitura do texto produzido no Word.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA DAS GRACAS ZINATO, EE MARIANO GOMES , Minas Gerais - disse:
    mariazinato@hotmail.com

    01/01/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da aula. Os alunos precisam de orientações desse tipo.


  • luciana, França - disse:
    lulu@hotmail.com

    17/02/2011

    Cinco estrelas

    axei o sit otimo


  • Ellen, CIEP 179 Prof. Cláudio Gama , Rio de Janeiro - disse:
    fectorres@ig.com.br

    23/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante e útil a aula do professor, pois como ele diz “a quantidade de pessoas que já possuem acesso a um computador, constitui-se, no ambiente escolar, prática comum a entrega de trabalhos avaliativos e produções textuais na modalidade digitada.” E a maioria das pessoas não conhece essas diferenças. Ao mesmo tempo em que ele as ensina a utilizá-las também constrói a visão do aluno para o aspecto de que tudo o que é escrito, mesmo não sendo esse o objetivo, vai ser lido por alguém. O professor utiliza o data show e o laboratório de informática; também há o debate, que é de extrema importância. A única coisa que gostaria de saber é se os alunos dele já tinham intimidade com processadores de texto, já que os meus tem muita dificuldade, pois só utilizam o “internetês” Ellen


  • Marina Castro Branquinho Kozlowski, E. M. Dr Rubens de Castro Bomtempo , Rio de Janeiro - disse:
    marinamor.lp@hotmail.com

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    Estou iniciando como professora em uma escola como professora da sala de informática, amei as sugestões pois também sou professora de português no ensino m´´edio e formação de professores. Aproveito para pedir que me enviem sugestões pois trabalharei com todas as séries do fundamental 1o ao 9o ano na sala de informática, com 32 computadores. Aguardo ansiosa.Obrigada Profa Marina


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.