26/07/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para que a presente aula se efetive, é indispensável que professor e alunos conheçam e dominem o software Word, do Microsoft Office. Esse programa é responsável por hospedar e permitir a digitação/configuração da maioria dos textos escritos. Dessa forma, dominar o Word é conhecimento prévio para as atividades que se seguem.
AULA 01
Conhecendo as características de um texto digitado
Introdução: haja vista a quantidade de pessoas que já possuem acesso a um computador, constitui-se, no ambiente escolar, prática comum a entrega de trabalhos avaliativos e produções textuais na modalidade digitada. Cada professor tem a sua forma de avaliar/aceitar esse tipo de linguagem, no entanto, o texto formal, quando digitado, deve seguir algumas regras estabelecidas.
A presente aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática ou em um local que possua um aparelho de datashow.
Demonstre aos alunos, por meio de exemplos retirados de suas próprias produções e cadernos que, quando escrevemos um texto no papel:
Após essa explanação, reproduza, no datashow, os seguintes fragmentos de textos digitados (como exemplo, dois parágrafos do conto "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa:
Erros mais constantes em textos digitados (utilizados no ambiente escolar):
http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html
http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html
http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html
http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html
A partir dos fragmentos expostos, os alunos compreenderão que o texto digitado deve respeitar:
ATIVIDADE 02
Configurando um parágrafo digitado
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Você deverá digitar um ou dois parágrafos de um texto qualquer, salvá-lo em um pendrive, e abri-lo nos computadores que serão utilizados pelos alunos.
Se não houver computadores suficientes para todos, agrupe os alunos em pequenos grupos.
O texto que você construirá deverá estar desconfigurado quanto à:
Todos deverão ter acesso ao texto desconfigurado. Ele será o material de trabalho para essa atividade.
Os alunos (ou o grupo) deverão formatar o texto, mediante a configuração padrão. No laboratório de informática, permita que eles demonstrem para os demais, seus textos totalmente configurados.
Exemplo de texto configurado:
http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html
ATIVIDADE 03
Debatendo sobre a informática e a internet na sala de aula
Para motivar uma produção textual digitada, discuta/debata com os alunos temas que envolvam o ambiente virtual. Exemplos:
Na sala de aula, promova um debate. Discuta com os alunos sobre tais pontos, motivando-os a argumentar sobre os mesmos.
Peça que os alunos anotem os argumentos que julgarem mais interessantes/pertinentes. Serão necessários para a produção de texto da atividade anterior.
ATIVIDADE 04
Produzindo um texto digitado
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
A partir das discussões e debates empreendidos na atividade anterior, bem como das anotações feitas pelos alunos, os mesmos deverão produzir um texto argumentativo.
O texto deverá:
Observação: salve, posteriormente, todos os textos e os imprima para que sejam entregues aos alunos como uma produção de texto convencional.
ATIVIDADE 05
Leitura dos textos produzidos
Com todos os textos imprimidos, promova, em sala de aula, um momento de leitura em que os alunos demonstrarão sua argumentação ao defender/criticar os pontos discutidos na atividade 03.
Ao final de cada leitura, permita, de forma organizada, que os demais colegas perguntem ou questionem os argumentos colocados pelo leitor. Com isso, uma atividade convencional de leitura se transforma em um debate motivador.
Artigo que explica, detalhadamente, como digitar e configurar um texto no Microsoft Word:
http://www.rhportal.com.br/download/apostilas/wordbasico.pdf
Ao final da presente aula, o aluno deverá ser avaliado quanto à:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/01/2012
Quatro estrelasGostei da aula. Os alunos precisam de orientações desse tipo.
17/02/2011
Cinco estrelasaxei o sit otimo
23/08/2010
Cinco estrelasMuito interessante e útil a aula do professor, pois como ele diz “a quantidade de pessoas que já possuem acesso a um computador, constitui-se, no ambiente escolar, prática comum a entrega de trabalhos avaliativos e produções textuais na modalidade digitada.” E a maioria das pessoas não conhece essas diferenças. Ao mesmo tempo em que ele as ensina a utilizá-las também constrói a visão do aluno para o aspecto de que tudo o que é escrito, mesmo não sendo esse o objetivo, vai ser lido por alguém. O professor utiliza o data show e o laboratório de informática; também há o debate, que é de extrema importância. A única coisa que gostaria de saber é se os alunos dele já tinham intimidade com processadores de texto, já que os meus tem muita dificuldade, pois só utilizam o “internetês” Ellen
11/08/2010
Cinco estrelasEstou iniciando como professora em uma escola como professora da sala de informática, amei as sugestões pois também sou professora de português no ensino m´´edio e formação de professores. Aproveito para pedir que me enviem sugestões pois trabalharei com todas as séries do fundamental 1o ao 9o ano na sala de informática, com 32 computadores. Aguardo ansiosa.Obrigada Profa Marina