10/07/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade
A aula deverá ser realizada no laboratório de informática com conexão à internet (caso o professor consiga fazer a conversão dos vídeos para salvar em arquivo, a internet pode ser dispensada). O primeiro vídeo a ser exibido aos alunos é o de Osama afirmando sobre Lula “Esse é o cara!”:
http://www.youtube.com/watch?v=7vmuSZtiG4A&feature=related
Em seguida, o professor pedirá aos alunos para interpretarem a frase de Osama, “Esse é o cara”, fixando sua atenção na expressão DETERMINANTE +NOME: “o cara”. Para tanto, indagará: Quais os efeitos de sentido que a junção entre o determinante “o” e o nome “cara” revelam nesse contexto político? Podemos estender a construção de sentidos para uma conjuntura sócio-histórica? Depois, o professor mostrará o vídeo da propaganda da Brastemp:
Nesse vídeo, o professor questionará, primeiro, sobre a finalidade do gênero:
Depois, chamará a atenção dos alunos para a expressão “Não é um Brastemp” e trabalhará os efeitos de sentido do determinante “um” com o nome “Brastemp”.
Aula 2
Atividade 1
Os alunos, depois de refletirem sobre os vídeos acima, trabalharão em duplas. O objetivo desta atividade é que eles consigam, por meio da troca de experiências e ideias, chegar aos possíveis sentidos possibilitados pelas expressões DETERMINANTE+NOME em cada um dos textos apresentados a eles.
a)
http://3.bp.blogspot.com/_u19kyotGdH0/SaCMluNiMuI/AAAAAAAAA90/4JleSw4ca88/s400/chapeu.jpg
Por que o produtor de texto escolheu “Um chapéu” e não “O chapéu”? Relacione essa escolha com o objetivo do texto: vender o produto.
b)
http://bizrevolution.typepad.com/photos/uncategorized/caloi.jpg
Repare em todas as expressões que contenham o nome Calói. O uso do determinante não é o mesmo. Explique, na medida do possível, os efeitos dessa alternância dos determinantes. Não se esqueça de relacionar ao objetivo comunicacional do texto.
Atividade 2
Depois de realizarem os exercícios acima, ainda em duplas, o professor solicitará que os alunos produzam uma propaganda trabalhando com a produção de sentidos da expressão DETERMINANTE+NOME e sua correlação com o objetivo do gênero. Para tanto, terá em sala revistas velhas para que os alunos possam recortar figuras ou frases para comporem sua propaganda. A criatividade dos alunos deverá ser aguçada para que surjam trabalhos diferentes e bonitos.
Atividade 3
O professor deverá solicitar aos alunos que apresentem as propagandas para a turma, como se fossem apresentadores de televisão. Eles deverão mostrar os desenhos, figuras que utilizaram para a produção da propaganda.
Importante: ao final, o professor poderá propor um mural na escola com as produções.
Para leitura do professor:
CALLOU, Dinha et all. Dinâmica do específico e do genérico: artigo definido e construções existenciais. In: Veredas, Juiz de Fora, v. 4, n. 2 p. 81 a 88.
Disponível em: http://www.juanito-avelar.com/artigos%20e%20capitulos/Callou%20et%20al%202003.pdf
CAMPOS JÚNIOR, Heitor da Silva. A variação do artigo definido no português. In: Anais do Seta, Número 4, 2010.
Disponível em: http://www.cedae.iel.unicamp.br/revista/index.php/seta/article/view/947/683
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2003.
KURAMOTO, Hélio. Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperação de informação textual : os sintagmas nominais. In: Ciência da Informação, Vol. 25, No 2, 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewArticle/435
MÜLLER, Ana. Sentenças genericamente quantificadas e expressões de referência a espécies no português brasileiro.
Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:ZDZncoDOzuAJ:scholar.google.com/+sintagma+nominal&hl=pt-BR&as_sdt=2000
SILVA, Walleska Bernardino Silva. A relação entre referenciação e argumentação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia/Uberlândia, 2008.
Disponível em: http://www.bdtd.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2330
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Língua Materna: gramática e texto: alguma diferença? In: Letras e Letras, 14(1) 171-179, jul./dez. Uberlândia: EDUFU, 1997.
Disponível em: http://www.mel.ileel.ufu.br/homepages/travaglia/artigos/artigo_ensino_linguamaterna_gramaticatexto.pdf
A avaliação constará de três momentos distintos, mas todas considerarão os efeitos de sentido decorrentes da conexão entre DETERMINANTE+NOME:
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