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Viés ideológico dos determinantes em gêneros de textos diversos

 

10/07/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relacionar os determinantes de um nome com ideologia autoral para a produção de sentidos.
  • Produzir um gênero de texto levando em consideração sua finalidade e articulando os determinantes de modo que cumpram o objetivo comunicacional.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Determinantes dos nomes.
  • Reconhecimento de uma expressão composta por DETERMINANTE+NOME.
  • Gênero propaganda.
  • Correlação dos objetivo do gênero propaganda com a utilização de expressões: DETERMINANTE+NOME.  
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em duplas;
  • discussão coletiva.   

Recursos:

  • hipermídia com internet;
  • atividades xerocopiadas.   

Aula 1

Atividade    

A aula deverá ser realizada no laboratório de informática com conexão à internet (caso o professor consiga fazer a conversão dos vídeos para salvar em arquivo, a internet pode ser dispensada).  O primeiro vídeo a ser exibido aos alunos é o de Osama afirmando sobre Lula “Esse é o cara!”:

http://www.youtube.com/watch?v=7vmuSZtiG4A&feature=related    

Em seguida, o professor pedirá aos alunos para interpretarem a frase de Osama, “Esse é o cara”, fixando sua atenção na expressão DETERMINANTE +NOME: “o cara”. Para tanto, indagará: Quais os efeitos de sentido que a junção entre o determinante “o” e o nome “cara” revelam nesse contexto político? Podemos estender a construção de sentidos para uma conjuntura sócio-histórica? Depois, o professor mostrará o vídeo da propaganda da Brastemp:

http://www.youtube.com/watch?v=HZQjvuDEQuc&feature=PlayList&p=ECEC81B7EDD5E045&playnext_from=PL&playnext=2    

Nesse vídeo, o professor questionará, primeiro, sobre a finalidade do gênero:   

  1. Qual é esse gênero?
  2. Qual sua finalidade comunicativa?
  3. Com base nesse propósito comunicativo, como o produtor trabalha os recursos verbais e não verbais?   

Depois, chamará a atenção dos alunos para a expressão “Não é um Brastemp” e trabalhará os efeitos de sentido do determinante “um” com o nome “Brastemp”.   

Aula 2

Atividade 1  

Os alunos, depois de refletirem sobre os vídeos acima, trabalharão em duplas. O objetivo desta atividade é que eles consigam, por meio da troca de experiências e ideias, chegar aos possíveis sentidos possibilitados pelas expressões DETERMINANTE+NOME em cada um dos textos apresentados a eles.

a)

http://3.bp.blogspot.com/_u19kyotGdH0/SaCMluNiMuI/AAAAAAAAA90/4JleSw4ca88/s400/chapeu.jpg    

Por que o produtor de texto escolheu “Um chapéu” e não “O chapéu”? Relacione essa escolha com o objetivo do texto: vender o produto.   

b)

http://bizrevolution.typepad.com/photos/uncategorized/caloi.jpg  

Repare em todas as expressões que contenham o nome Calói. O uso do determinante não é o mesmo. Explique, na medida do possível, os efeitos dessa alternância dos determinantes. Não se esqueça de relacionar ao objetivo comunicacional do texto.     

Atividade 2   

Depois de realizarem os exercícios acima, ainda em duplas, o professor solicitará que os alunos produzam uma propaganda trabalhando com a produção de sentidos da expressão DETERMINANTE+NOME e sua correlação com o objetivo do gênero. Para tanto, terá em sala revistas velhas para que os alunos possam recortar figuras ou frases para comporem sua propaganda. A criatividade dos alunos deverá ser aguçada para que surjam trabalhos diferentes e bonitos.

Atividade 3 

O professor deverá solicitar aos alunos que apresentem as propagandas para a turma, como se fossem apresentadores de televisão. Eles deverão mostrar os desenhos, figuras que utilizaram para a produção da propaganda.

Importante: ao final, o professor poderá propor um mural na escola com as produções.  

Recursos Complementares

Para leitura do professor:   

CALLOU, Dinha et all. Dinâmica do específico e do genérico: artigo definido e construções existenciais. In: Veredas, Juiz de Fora, v. 4, n. 2 p. 81 a 88.

Disponível em:  http://www.juanito-avelar.com/artigos%20e%20capitulos/Callou%20et%20al%202003.pdf    

CAMPOS JÚNIOR, Heitor da Silva. A variação do artigo definido no português. In: Anais do Seta, Número 4, 2010.

Disponível em: http://www.cedae.iel.unicamp.br/revista/index.php/seta/article/view/947/683    

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2003.

Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=R1f05Q2QWFQC&oi=fnd&pg=PA7&dq=sintagma+nominal&ots=TQJnq1XgpB&sig=91DaTGw6VZsMVA1_rJKKzYlwZks#v=onepage&q=sintagma%20nominal&f=false      

KURAMOTO, Hélio. Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperação de informação textual : os sintagmas nominais. In: Ciência da Informação, Vol. 25, No 2, 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewArticle/435      

MÜLLER, Ana. Sentenças genericamente quantificadas e expressões de referência a espécies no português brasileiro.

Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:ZDZncoDOzuAJ:scholar.google.com/+sintagma+nominal&hl=pt-BR&as_sdt=2000    

SILVA, Walleska Bernardino Silva. A relação entre referenciação e argumentação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia/Uberlândia, 2008.

Disponível em: http://www.bdtd.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2330      

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Língua Materna: gramática e texto: alguma diferença? In: Letras e Letras, 14(1) 171-179, jul./dez. Uberlândia: EDUFU, 1997.

Disponível em: http://www.mel.ileel.ufu.br/homepages/travaglia/artigos/artigo_ensino_linguamaterna_gramaticatexto.pdf 

Avaliação

A avaliação constará de três momentos distintos, mas todas considerarão os efeitos de sentido decorrentes da conexão entre DETERMINANTE+NOME:             

  • interação entre professor e alunos para identificação de sentidos das expressões DETERMINANTE + NOME nos vídeos assistidos;            
  • realização da atividade em duplas sobre os sentidos dessa relação no gênero propaganda;             
  • produção de uma propaganda considerando a expressão DETERMINANTE+NOME; 
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