18/08/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ø Experimentar a materialidade e a plasticidade da argila enquanto recurso plástico;
Ø Observar a arquitetura da cidade nos trajetos urbanos;
Ø Conhecer parte da produção artística de Hélvio Lima que contempla o contexto urbano-arquitetônico;
Ø Apreciar imagens de obras de arte que retratam a cidade e seu patrimônio arquitetônico;
Ø Exercitar a prática da modelagem e da pintura;
Ø Realizar projetos em forma de croquis e desenhos de observação;
Ø Produzir plasticamente objetos tridimensionais em argila e guache, explorando os aspectos arquitônicos da cidade.
Croquis e desenhos de observação
Noções básicas de pintura
Aula 1
Ø Providencie pranchetas, lápis e papel sulfite para os alunos e proponha um passeio no entorno da escola, contrastando as diferentes edificações que a margeiam.
* Conduza-os na volta ao quarteirão no qual a escola está inserida de modo a observar as características dos imóveis (antigo x moderno), cores, materiais utilizados, detalhes de construção, sacadas, janelas, portas, espaço frontal, grades, portões, muros;
Ø Fale sobre arquitetura e urbanismo. Sugestão:
ARQUITETURA/ARQUITETÔNICO - [...] a arquitetura moderna não se exprime no monumento, no templo, no mausoléu; não aspira a dar forma sensível aos “eternos valores” nos quais se funda a sociedade dos homens, às “grandes ideias” que a dirigem. Ao contrário, seu domínio é o da vida de todo dia, dos atos através dos quais a cultura e a civilização se traduzem num modo de vida: a fábrica, o escritório, a casa, o teatro, a escola, e com esses todos os objetos que têm referência direta à prática da existência cotidiana. (ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e Ensino. São Paulo: Editora Ática, 2001, p.163)
URBANISMO – técnica de planificação arquitetônica, paisagística e saneadora de uma cidade, visando à distribuição e ocupação do espaço e principalmente a um melhor nível de vida. (ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 28º Fascículo, 1979. Coleção.)
Ø Solicite o registro em forma de croquis daquelas fachadas que mais causaram estranhamento ou empatia;
Ø Registre o passeio com fotografias para retomada na aula seguinte.
Aula 2
Ø Apresente aos alunos as fotografias tiradas na aula anterior, solicitando que cada um socialize os croquis elaborados durante o passeio no entorno da escola, reconhecendo-os nas imagens coletadas com a máquina digital - percepção do objeto registrado pelo colega (casa, prédio, imóvel comercial e/ou residencial);
Ø Construa com os alunos um painel com os croquis elaborados fazendo um paralelo com imagens de obras selecionadas previamente, nas quais o autor retrata a poética da cidade em seus aspectos arquitetônicos;
Ø Proponha a apreciação estética das imagens de obras produzidas pelo artista Hélvio Lima, comentando o título, o ano de produção, a medida e a técnica utilizada.
*Por estética entende-se a contemplação do objeto de arte, no sentido de que a educação estética busca a formação de um novo e crítico olhar.
Hélvio Lima, Ciranda na Praça, 2006. Aquarela e desenho. Técnica mista Foto: Maricele Vilela Miguel Vannucci Fonte: Acervo do Artista
Hélvio Lima, Florais na Praça Clarimundo Carneiro, 2005. Acrílica sobre Tela. Foto: Maricele Vilela Miguel Vannucci Fonte: Acervo do artista
Hélvio Lima, Dominical, 2001. Aquarela. Técnica mista. Foto: Maricele Vilela Miguel Vannucci. Fonte: Acervo do artista
Hélvio Lima, Coreto, 2006. Desenho técnica mista sobre papel, 60x 90 cm. Foto: Maricele Vilela Miguel Vannucci Fonte: Acervo Hospital Santa Catarina
Hélvio Lima, Ciranda e Coreto, 2000. Desenho e aquarela. Técnica mista Foto: Maricele Vilela Miguel Vannucci Fonte: Acervo do artista
Ø Sobre o autor das obras:
Nas artes plásticas, Hélvio Lima é sinônimo de talento. Já fez mais de quarenta exposições individuais e conquistou cerca de trinta prêmios nacionais e internacionais. Suas pinceladas vão, aos poucos, sendo reconhecidas por diferentes apreciadores de arte traduzindo o seu mundo interior. O artista vai revelando sua arte ao mundo, ao retratar figuras humanas, cenas cotidianas, paisagens do lugar onde vive, o casario em torno de si, o cerrado com seus pequizeiros e jatobás, juritis e tamanduás. Dessa forma, a obra de Hélvio Lima acumula admiradores e consolida seu nome no cenário artístico brasileiro. De acordo com Queiroz (1981),“Hélvio Lima se define perante público, crítica e mercado, como um artista de forte personalidade, que se consagra no panorama artístico nacional. É arte de artista sensível e criativo, sem outra escola ou filiação que a própria vida.”
Residente em Uberlândia desde seu nascimento, Hélvio Lima formou-se no curso de Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da então, Universidade de Uberlândia, em 1973. Apesar de autodidata no campo das artes, foi sua sensibilidade que o levou a desenvolver os três princípios básicos do desenho e da pintura, a linha, a cor e a composição, transpondo suas emoções através de traços estilizados e cores vivas que, por vezes, cedem espaço a tonalidades mais esmaecidas.
Fonte: Ensaio: Caminhando com Hélvio Lima: formas e cores no Coreto de Uberlândia. Autoria: Maricele Vilela Miguel Vannucci e Olaia Alves Cruvinel. Acervo: II CDRom do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Artes – NUPEA/UFU, 2007.
Aula 3
Ø Prepare as mesas da sala de aula, forrando-as com jornal;
Ø Disponibilize vasilhas de margarina com água, facas sem corte, palitos de picolé e argila (limpa e marombada – sem bolhas de ar e pedras);
* O que é ARGILA?
Substância terrosa de consistência maleável e macia, bastante usada em modelagem e cerâmica em geral. (A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003, p. 163).
A Argila é formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato; a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argila
Ø Apresente o material e convide seus alunos a modelarem um objeto arquitetônico tridimensional para a composição/construção de uma maquete;
Ø Explique o que é tridimensionalidade:
Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. (A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003, p. 163).
Ø Deixe que os alunos manipulem a massa de argila enquanto pensam na proposta de trabalho e no objeto a ser criado;
Ø Mostre como se corta o bloco de argila (com barbante fino), como se modela, como se alisa (dedos molhados e/ou esponja) e como se trabalha com sulcos e texturas (usando palitos de dente ou picolé ou qualquer objeto que, apertado contra a argila forme uma impressão/marca, provocando a textura ou aspereza;
Ø Forre as prateleiras com jornal e solicite aos alunos para que coloquem os objetos para secar em local seguro;
Modelagem em argila – Alunos do 5ºAno 2009, ESEBA-UFU Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Organize o espaço da sala de aula, providenciando junto com os alunos a limpeza dos utensílios e mobiliário.
Aula 4
Ø Prepare novamente as mesas forrando-as com jornal;
Ø Providencie pincéis, tinta guache em cores variadas, vasilhas com água e papel toalha;
Ø Solicite aos alunos para que peguem o objeto modelado na aula anterior e realizem a pintura com guache sobre eles;
Ø Coloque os objetos para secar em local seguro;
Ø Organize o espaço da sala de aula, providenciando junto com os alunos a limpeza dos utensílios e mobiliário.
Aula 5
Ø Proponha a construção de uma maquete coletiva composta pelas edificações/objetos arquitetônicos tridimensionais criados;
Ø Fale sobre o que é uma maquete. Sugestão:
MAQUETE – pequeno modelo preliminar de uma obra escultórica, geralmente moldado em argila ou cera. Trata-se de um esboço mais grosseiro que um bozzeto - termo italiano para designar, na pintura ou na escultura, um esboço em escala reduzida; maquete também designa um modelo reduzido de obra de arquitetura ou engenharia. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 329)
* Provoque a reflexão e os olhares sobre a arquitetura urbana imagética e utópica construída coletivamente pelo grupo, ressaltando as características de cada objeto criado;
Construção de Maquete: Olhares sobre a arquitetura urbana – Alunos do 5ºAno 2009, ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Observe se houve diálogo/referência nas produções poéticas criadas em argila e guache com as imagens de obras apresentadas e os croquis elaborados no passeio pelo entorno da escola.
Ø Solicite um nome/título para a construção coletiva da maquete;
Ø Exponha a proposta artística para a comunidade escolar;
Ø Proponha o desenho de observação da maquete em giz de cera sobre papel sulfite A4.
Recursos Complementares
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178) EDIFICAÇÃO – construção. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389)
GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
IMAGÉTICO - Imagético – adj. (neol.) Que se exprime por meio de imagens. http://imagetico.blogspot.com/
PLASTICIDADE (art. Plást.) – qualidade de adquirir formas com sentido de relevo. (ARTE no Brasil, 22º Fascículo, 1979. Coleção)
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
EDIFICAÇÃO – construção. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389) ]
GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241) IMAGÉTICO - Imagético – adj. (neol.) Que se exprime por meio de imagens. http://imagetico.blogspot.com/
PLASTICIDADE (art. Plást.) – qualidade de adquirir formas com sentido de relevo. (ARTE no Brasil, 22º Fascículo, 1979. Coleção)
A avaliação, nesta proposta, será realizada durante o processo teórico plástico desenvolvido nas aulas, por meio de avaliação contínua, feedback e autoavaliação, tendo como enfoques: a análise da produção poética visual dos alunos, a potencialização de projetos gráficos através de croquis e desenhos de observação, a aprendizagem da técnica da modelagem em argila, a apreensão/domínio dos conceitos estudados – arquitetura, maquete, urbanismo e tridimensionalidade, bem como a capacidade de absorver as informações artísticas e estéticas contempladas nas imagens de obras apreciadas.
Quatro estrelas 1 classificações
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20/10/2010
Quatro estrelasÉ,pode-se dizer que é muito interessante,agradeço pela ajuda que tive neste site,abraços,disponha.