Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PALADAR: GOSTO E SABORES

 

13/07/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Diferenciar sabores, degustar alimentos e identifica-los pelo sabor. Provar alimentos e tentar perceber a parte da língua que permite sentir o sabor; Saber que existe relação entre o órgão do paladar e o cérebro.  

Duração das atividades
4 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer sabores doces, azedos, amargo e salgado.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Degustar alimentos descobrir sabores  

 1º momento –  O professor inicia o tema questionando as crianças sobre o sentido do paladar, fazendo uma brincadeira de oralidade, diz para as crianças, que elas têm cinco minutos para explicar porque sentimos  os sabores  dos alimentos quando os levamos à boca.  

2º momento – O professor traz  vários recipientes pequenas com porções de alimentos para degustação (sal, limão açúcar e café). No momento da experimentação, as crianças fecham os olhos e tentam descobrir em qual parte da boca, elas estão sentido o sabor e qual é o sabor. Desse modo, o professor com um conta-gotas coloca sal, diluído na água, na ponta da língua das crianças; e solicita que elas fechem os olhos e sintam o sabor; solicita que as crianças descrevam o sabor e digam qual a parte da língua que pode sentir o sabor salgado.    

 Observação - O professor coloca gotas de limão na ponta da língua das crianças e faz o mesmo exercício; com o café e com o açúcar.

Atividade 2 - Analisar o órgão do sentido que permite  sentir o paladar  

1º momento – o professor traz imagens dde uma  língua para as crianças poder observar a estrutura. Se houver algum laboratório de anatomia na escola, pode mostrar a peça às crianças para analisar as partes da língua e pensar no momento que estavam experimentando os sabores: doce, salgado, azedo e amargo.

 

  http://1.bp.blogspot.com/_ZWE0orU9Ei8/SXnIzKNZkWI/AAAAAAAAAC4/j4w5y9tUQXE/s320/olfato-e-gustacao-2.jpg    

2º momento - O professor organiza as crianças em pequenos grupos (quatro crianças) e no momento de trabalho elas se dividem em pares, com a ilustração do orgão, elas localizam na língua do colega as partes indicadas na foto  (um observa e analisa a língua do seu par  e depois muda de posição). Em seguida voltam para o grupo e discutem o que observaram.    

3 º momento – O professor entrega um espelho a cada grupo, e cada componente tem três minutos para procurar os pontos indicados na foto. Em seguida o grupo discute a experiência.

Atividade 3  –  Representar o órgão sensorial do paladar   

1º momento – as crianças combinam no grupo como irão desenhar e indicar as partes da língua que permitem perceber o paladar dos objetos ou alimentos colocados na boca. Em seguida, desenham, pintam e escrevem o nome das áreas receptoras.  

2º momento  - Cada grupo apresenta o que entenderam sobre o paladar, tendo como ilustração o desenho que elaboraram. Nesse momento o professor ajuda as crianças no processo dialógico, tiram dúvidas e faz esclarecimentos.     

3º momento - o professor procura pequenos textos para leitura na sala, ou elabora textos sobre o paladar como um dos sentidos humanos vinculado a certa área do cérebro, que permite sentir gosto.   No final solicita que as crianças tragam frutas da região para fazer uma degustação, sentir os sabores e explicar porque conseguem sentir os sabores dos alimentos.        

 http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos7.asp   

Recursos Complementares

Textos para reflexão    

http://www.cybelemeyer.com.br/index.php?cont=artigos&id=5&tema=textos                              

Avaliação

A avaliação deve ser feita para saber o aprendizado das crianças e o nivel de desenvolvimento.Nesse sentido, o professor observa se elas já sabiam ou aprenderam a diferenciar sabores, degustar alimentos e identifica-los pelo sabor; se conseguiram perceber no momento da degustação dos alimentos a parte da língua que permitiu sentir os sabores; se nas suas explicações fizeram   relação entre o órgão do paladar e o cérebro; se desenvolveram a habilidade de trabalhar em grupo; se desenvolveram a habilidade de explicar e argumentar os resultados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.