13/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Diferenciar sabores, degustar alimentos e identifica-los pelo sabor. Provar alimentos e tentar perceber a parte da língua que permite sentir o sabor; Saber que existe relação entre o órgão do paladar e o cérebro.
Reconhecer sabores doces, azedos, amargo e salgado.
Atividade 1 – Degustar alimentos descobrir sabores
1º momento – O professor inicia o tema questionando as crianças sobre o sentido do paladar, fazendo uma brincadeira de oralidade, diz para as crianças, que elas têm cinco minutos para explicar porque sentimos os sabores dos alimentos quando os levamos à boca.
2º momento – O professor traz vários recipientes pequenas com porções de alimentos para degustação (sal, limão açúcar e café). No momento da experimentação, as crianças fecham os olhos e tentam descobrir em qual parte da boca, elas estão sentido o sabor e qual é o sabor. Desse modo, o professor com um conta-gotas coloca sal, diluído na água, na ponta da língua das crianças; e solicita que elas fechem os olhos e sintam o sabor; solicita que as crianças descrevam o sabor e digam qual a parte da língua que pode sentir o sabor salgado.
Observação - O professor coloca gotas de limão na ponta da língua das crianças e faz o mesmo exercício; com o café e com o açúcar.
Atividade 2 - Analisar o órgão do sentido que permite sentir o paladar
1º momento – o professor traz imagens dde uma língua para as crianças poder observar a estrutura. Se houver algum laboratório de anatomia na escola, pode mostrar a peça às crianças para analisar as partes da língua e pensar no momento que estavam experimentando os sabores: doce, salgado, azedo e amargo.
2º momento - O professor organiza as crianças em pequenos grupos (quatro crianças) e no momento de trabalho elas se dividem em pares, com a ilustração do orgão, elas localizam na língua do colega as partes indicadas na foto (um observa e analisa a língua do seu par e depois muda de posição). Em seguida voltam para o grupo e discutem o que observaram.
3 º momento – O professor entrega um espelho a cada grupo, e cada componente tem três minutos para procurar os pontos indicados na foto. Em seguida o grupo discute a experiência.
Atividade 3 – Representar o órgão sensorial do paladar
1º momento – as crianças combinam no grupo como irão desenhar e indicar as partes da língua que permitem perceber o paladar dos objetos ou alimentos colocados na boca. Em seguida, desenham, pintam e escrevem o nome das áreas receptoras.
2º momento - Cada grupo apresenta o que entenderam sobre o paladar, tendo como ilustração o desenho que elaboraram. Nesse momento o professor ajuda as crianças no processo dialógico, tiram dúvidas e faz esclarecimentos.
3º momento - o professor procura pequenos textos para leitura na sala, ou elabora textos sobre o paladar como um dos sentidos humanos vinculado a certa área do cérebro, que permite sentir gosto. No final solicita que as crianças tragam frutas da região para fazer uma degustação, sentir os sabores e explicar porque conseguem sentir os sabores dos alimentos.
A avaliação deve ser feita para saber o aprendizado das crianças e o nivel de desenvolvimento.Nesse sentido, o professor observa se elas já sabiam ou aprenderam a diferenciar sabores, degustar alimentos e identifica-los pelo sabor; se conseguiram perceber no momento da degustação dos alimentos a parte da língua que permitiu sentir os sabores; se nas suas explicações fizeram relação entre o órgão do paladar e o cérebro; se desenvolveram a habilidade de trabalhar em grupo; se desenvolveram a habilidade de explicar e argumentar os resultados.
Quatro estrelas 2 classificações
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27/11/2012
Cinco estrelasfoi ótimos os excemplos parabéns e obrigado..
31/08/2010
Quatro estrelasCara achei muito bom o texto. Eu já senti muito gosto salgado no meu trabalho.