03/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam;
Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.
Exploração de recursos e estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética.
Esta proposta visa orientar experiências que levem os aprendizes a observar e a compreender que as informações contidas nas capas de livros e /ou revistas são fundamentais para a compreensão dos textos que veiculam. Ressaltamos que o professor alfabetizador deve ser criterioso nas escolhas de suportes significativos para a formação de um leitor aprendiz. É preciso considerar quais são as atitudes, experiências, ambientes e materiais mais favoráveis e em que aspectos contribuem para o bom desempenho da leitura.
1 – Observação
Objetivo: Orientar a observação das crianças quanto às finalidades das informações contidas nas capas de um livro.
O desenvolvimento desta atividade propõe uma observação da capa do livro didático utilizado pela turma. Para tanto, inicialmente, levantaremos os conhecimentos prévios dos aprendizes.
Nesta observação, é importante que os alunos considerem e percebem a presença dos seguintes itens: título, ilustrações, editora, autor(a), série / seguimento de ensino, disciplina, se consumível ou não.
Orientações para a exploração da capa do Livro Didático:
a- Observação livre da capa;
Nesta observação livre a criança poderá observar autonomamente todas as informações. Contudo, deve ser desafiada pelo professor a observar buscando informações importantes.
b- Apresentação coletiva dos itens e informações que as crianças devem observar: registre coletivamente no quadro/lousa os itens apresentados.
c- Com apoio de um outro livro didático (exemplo: matemática) oriente para que os alunos realizem uma observação estabelecendo um paralelo, que deve contemplar a identificação dos itens comuns presentes nas capas de todos os livros didáticos;
d- Identificados e compreendidos as funções de cada um dos itens, discutam sobre as funções e a necessidade e sobre a importância de uma capa.
e- Em uma folha cada criança deverá produzir uma nova capa para o livro didático observado. Além de todos os itens que compõem a capa os aprendizes deverão ser desafiados a produzir um novo título para o livro analisado.
2 – Leitura e compreensão do texto
Leve a turma à biblioteca e oriente a escolha de um livro. Para esta escolha teremos como “regra”, não abrir o livro. Cada criança deverá escolher o livro apenas a partir das informações contidas na capa.
De volta à sala devem registrar no caderno:
a- Título;
b- Editora;
c- Autor(a);
d- Ilustrador(a);
e- Tipo de história que imagina encontrar;
f- Em que as informações da capa influenciaram na escolha;
g- Pausa para leitura do livro.
Com o desenvolvimento desta atividade podemos trabalhar e identificar a capacidade de antecipação de conteúdos, levantamento e posterior confirmação de hipóteses. Trabalhamos também a capacidade de realização de inferências (ler nas entrelinhas).
DICA: esta atividade poderá ser desenvolvida com revistas (Recreio, Turma da Mônica, Super Interessante etc.), álbum de figurinhas e outros.
3 – Comparação entre suportes
As orientações a seguir visam facilitar o trabalho de identificação das finalidades da leitura a partir do conhecimento das características do suporte (livro ou revista) e das informações contidas na capa destes materiais.
Organize duplas de trabalho. Para cada uma delas deixe disponíveis os suportes mencionados acima. Nesta observação as duplas deverão registrar:
As duplas deverão receber e preencher uma ficha para cada suporte analisado.
Uma vez preenchidas as fichas, as duplas deverão listar os itens comuns às capas destes suportes e os que são específicos (como as revistas que possuem nº e valor pré-estabelecidos). Deverão ainda, registrar e justificar a importância de cada um destes itens.
4 – Imagens da capa
A imagem é um tipo de texto (não verbal) muito apreciado pelas crianças.
A exploração da relação imagem e texto escrito é um recurso importante no processo de alfabetização e letramento, principalmente por serem linguagens complementares na construção do sentido do texto.
(imagem retirada do site http://eleicoes2009.info/ficheiros/pascoa-turma-da-monica.jpg em 05 de junho de 2010).
A partir desta imagem as crianças deverão criar uma capa contendo todas as informações que a compõem. Explicite que poderão criar a capa do suporte que desejarem.
Após o desenvolvimento da atividade, redistribua o material produzido entre os colegas de turma de modo que ninguém permaneça com o material de sua autoria. Nesta atividade, a criança deverá preencher uma ficha similar a que foi utilizada na atividade anterior, porém devemos acrescentar um campo, no qual registrará se o colega esqueceu e /ou acrescentou um item inadequado.
O desenvolvimento desta atividade é de cunho avaliativo, já que demanda uma autonomia de desenvolvimento, além de contemplar todos os itens trabalhados.
Dica: Você professor poderá selecionar uma das capas produzidas, de modo a identificar e avaliar coletivamente cada item contemplado, discutindo sobre algum aspecto que pode ter ficado “esquecido”.
Verifique no endereço http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=57 uma entrevista com a renomada pesquisadora Magda Soares.
Com as atividades propostas devemos observar se o grupo passou a compreender a importância e a função da capa de livros e revistas.
Será possível avaliar também se apreenderam que a finalidade deste componente do suporte (a capa) é trazer informações básicas quanto ao tema tratado, a autoria dos textos e imagens, edição, impressão e distribuição do material. Por fim, será possível avaliar se o grupo compreendeu que a capa é o primeiro “elemento” de informação e comunicação com leitor a respeito do conteúdo interno do suporte.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/04/2012
Quatro estrelasÓtima aula, irei utilizá-la com meus cursistas.
19/02/2011
Cinco estrelasAdorei!Encontrei exatamente o que eu estava procurando!!