Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BODY ART – A PELE COMO SUPORTE PICTÓRICO

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Compreender a Body Art como linguagem da arte contemporânea;

Ø  Conhecer a proximidade da Body Art com o happening e a performance;

Ø  Apreciar a pintura corporal indígena dos Kaiapo ~ Mitoludens;

Ø  Trabalhar o corpo como suporte para poéticas pictóricas.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de pintura

Arte contemporânea  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Converse com seus alunos sobre os diferentes suportes – papel, garrafa, plástico, madeira, papelão, tecido, tela, chão, parede... enfim, superfícies e possibilidades onde podemos registrar uma imagem em desenho ou pintura;

 Ø  Fale sobre suporte pictórico. Sugestão:

Suporte pictórico é a superfície sobre a qual se aplica a cor em uma pintura.

Ø Convide os alunos para apreciar o vídeo: Oficina de Pintura Corporal Kaiapo ~ Mitoludens

http://www.youtube.com/watch?v=fuADaR8i_mc&feature=related  

Ø Socialize as imagens trazidas no vídeo, enfocando a forma/desenho, a técnica, a tinta e as imagens vistas;

Ø Disponibilize papel sulfite e lápis para que os alunos elaborarem estudos de croquis com referência nas imagens de pinturas corporais indígenas observadas no vídeo;

Ø  Solicite uma pesquisa  sobre artistas que trabalham o corpo enquanto suporte pictórico.  

 Aula 2

Ø  Retome o vídeo Oficina de Pintura Corporal Kaiapo ~ Mitoludens e os croquis elaborados a partir dele na aula anterior;

 Ø  Proponha a apresentação das imagens ou artistas pesquisados e construa com a turma um painel coletivo;

Ø  Destaque alguns pontos importantes. Sugestão:

Pintura sobre a pele:

As formas de expressão de arte variam de pessoa para pessoa e cada vez mais os artistas tem inovado na forma de divulgar seus trabalhos. Uma maneira bem interessante que começou a ganhar bastante conhecimento em todo mundo pela divulgação na mídia foi a pintura feita na pele. Não é necessariamente uma tatuagem, na verdade os artistas utilizam uma tinta que sai da pele. Algumas destas pinturas chegam a suprir a necessidade de roupas, de tão reais que acabam sendo.

 http://www.bicodocorvo.com.br/cultura/arte/pintura-na-pele 

 Ø  Apresente aos alunos o conceito de Body Art, adaptando-o à faixa etária e ao vocabulário da turma. Sugestão:

 Body Art – Arte do corpo.

 A body art, ou arte do corpo, designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos, associando-se frequentemente a happenings e performances. Não se trata de produzir novas representações sobre o corpo - encontráveis no decorrer de toda a história da arte , mas de tomar o corpo como suporte para realizar intervenções, de modo geral, associadas à violência, à dor e ao esforço físico.

 http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3177 

 Body art ou arte do corpo não se limita a fazer algumas tatuagens. O artista do corpo utiliza a si próprio como suporte para expressar suas ideias. O corpo é encarado em sua materialidade (sangue, suor, química e física do corpo) como um vasto campo de possibilidades criativas. Em alguns casos a Body Art pode assumir  papel de ritual ou apresentação pública, aproximando-se de outras formas de manifestação, como o happening e a performance. Outras vezes, sua comunicação com o público se dá através de documentação, por meio de vídeos ou fotografias.

http://educacao.uol.com.br/artes/happening-performance-body_art.jhtm    

BODY ART – Tipo de arte associada ao happening e à arte conceitual, em que o próprio corpo do artista é usado como meio de expressão. Algumas obras da body art são executadas em particular e divulgadas por meio de filmes ou fotografias; outras são executadas em público. Por vezes a execução é pré-coreografada (como Gilbert e George); por vezes é feita de improviso. A participação do espectador é, em geral, desencorajada. Uma das peças mais conhecidas de body art foi Rubbing Piece, encenada em Nova York em 1970, na qual o artista italiano Vito Acconci (1940) esfregou seu braço até produzir uma ferida.

(CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 67)  

 Ø  Body art no Brasil:

Cite as obras de Lygia Clark (1920-1988) que se debruçam sobre experiências sensoriais e tácteis, como A Casa é o Corpo (1968) e alguns trabalhos de Antonio Manuel (1947) e Hudinilson Jr. (1957).

Aula 3

 Ø  Apresente aos alunos o fragmento do filme Pintura Corporal – um apelo social, disponível em:

 http://www.cpce.unb.br/acervo/acervo_pinturacorporal.html#  

Ø  Comente os desenhos e a técnica usada pelos índios na realização da pintura corporal;

Ø   Relacione o material usado pelos índios – graveto e tinta artesanal com pincel e tintas industrializadas disponíveis na escola;

 Ø  Solicite aos alunos a criação de  projetos para pintura corporal – os alunos farão estudos de croquis para serem trabalhados em pintura na pele do próprio corpo;

Ø  Exponha as propostas construindo um painel para socialização das ideias e troca de experiências.

Aula 4

 Ø  Reveja o painel coletivo construído na aula anterior, sugerindo que optem individualmente por um dos projetos pessoais criados;

Ø  Disponibilize tinta própria para pintura corporal (Tigronça) e promova uma aula de pintura tendo o corpo como suporte – pintura com os dedos, as mãos ou pincel. Se a escola não tiver condições de adquirir a tinta específica, o professor terá o guache ou o canetão hidrográfico como recurso;

Ø  Explique aos alunos que eles escolherão uma ou mais partes do corpo para receber a pintura do projeto escolhido e que poderão também criar espontaneamente para além da proposta construída previamente;

 Ø  Algumas possibilidades em pintura corporal na escola:  

Pintura corporal sobre a pele - Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Pintura corporal sobre a pele - Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Pintura corporal sobre a pele - Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará por meio de diálogo permanente, troca de experiências e autoavaliação. É importante observar a forma como os alunos usam o corpo/a pele como suporte pictórico, o processo de se pintar e se eles trazem em suas poéticas, referências ao conteúdo trabalhado – compreensão da Body Art - "Arte do corpo" enquanto linguagem / forma de expressão da arte contemporânea e apreciação da pintura corporal indígena dos Kaiapo ~ Mitoludens.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marli teresinha mendes, Escola Estadual , São Paulo - disse:
    marlitmendes43@gmail.com

    13/04/2014

    Cinco estrelas

    Que trabalho ótimo você nós oferece para trabalhar.


  • gianni andrea da silva, Colegio Marista , Espírito Santo - disse:
    gandrea5@hotmail.com

    18/08/2013

    Cinco estrelas

    Uma aula muito diversificada, que com certeza fará com que os alunos se sintam motivados a participar e pesquisar sobre a body art


  • Tatiana Batistella, Prefeitura de juquia , São Paulo - disse:
    tati.diaz79@mail.com

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    Material rico e totalmente compreensível ao educador, como fiquei feliz ao ler esse material. Parabéns aos profissionais envolvidos. .


  • Jacira Alves Martins, Escola Estadual Elias Nasser , Goiás - disse:
    jacira.cpa@hotmail.com

    30/07/2012

    Cinco estrelas

    Como é bom encontrar sugestões como essas! Já trabalhei esse conteúdo, mas vou revisar com suas sugestões de pintura. Valeu Soraia Cristina!


  • eunice, pessoa fisíca , Mato Grosso - disse:
    eunicegugel@hotmail.com

    10/11/2011

    Cinco estrelas

    Nossa!!! muito legal!!! Tem muitas informações importantes e confiáveis. É tudo que eu precisava.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.