19/11/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ø Compreender a Body Art como linguagem da arte contemporânea;
Ø Conhecer a proximidade da Body Art com o happening e a performance;
Ø Apreciar a pintura corporal indígena dos Kaiapo ~ Mitoludens;
Ø Trabalhar o corpo como suporte para poéticas pictóricas.
Noções básicas de pintura
Arte contemporânea
Aula 1
Ø Converse com seus alunos sobre os diferentes suportes – papel, garrafa, plástico, madeira, papelão, tecido, tela, chão, parede... enfim, superfícies e possibilidades onde podemos registrar uma imagem em desenho ou pintura;
Ø Fale sobre suporte pictórico. Sugestão:
Suporte pictórico é a superfície sobre a qual se aplica a cor em uma pintura.
Ø Convide os alunos para apreciar o vídeo: Oficina de Pintura Corporal Kaiapo ~ Mitoludens
http://www.youtube.com/watch?v=fuADaR8i_mc&feature=related
Ø Socialize as imagens trazidas no vídeo, enfocando a forma/desenho, a técnica, a tinta e as imagens vistas;
Ø Disponibilize papel sulfite e lápis para que os alunos elaborarem estudos de croquis com referência nas imagens de pinturas corporais indígenas observadas no vídeo;
Ø Solicite uma pesquisa sobre artistas que trabalham o corpo enquanto suporte pictórico.
Aula 2
Ø Retome o vídeo Oficina de Pintura Corporal Kaiapo ~ Mitoludens e os croquis elaborados a partir dele na aula anterior;
Ø Proponha a apresentação das imagens ou artistas pesquisados e construa com a turma um painel coletivo;
Ø Destaque alguns pontos importantes. Sugestão:
Pintura sobre a pele:
As formas de expressão de arte variam de pessoa para pessoa e cada vez mais os artistas tem inovado na forma de divulgar seus trabalhos. Uma maneira bem interessante que começou a ganhar bastante conhecimento em todo mundo pela divulgação na mídia foi a pintura feita na pele. Não é necessariamente uma tatuagem, na verdade os artistas utilizam uma tinta que sai da pele. Algumas destas pinturas chegam a suprir a necessidade de roupas, de tão reais que acabam sendo.
http://www.bicodocorvo.com.br/cultura/arte/pintura-na-pele
Ø Apresente aos alunos o conceito de Body Art, adaptando-o à faixa etária e ao vocabulário da turma. Sugestão:
Body Art – Arte do corpo.
A body art, ou arte do corpo, designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos, associando-se frequentemente a happenings e performances. Não se trata de produzir novas representações sobre o corpo - encontráveis no decorrer de toda a história da arte , mas de tomar o corpo como suporte para realizar intervenções, de modo geral, associadas à violência, à dor e ao esforço físico.
Body art ou arte do corpo não se limita a fazer algumas tatuagens. O artista do corpo utiliza a si próprio como suporte para expressar suas ideias. O corpo é encarado em sua materialidade (sangue, suor, química e física do corpo) como um vasto campo de possibilidades criativas. Em alguns casos a Body Art pode assumir papel de ritual ou apresentação pública, aproximando-se de outras formas de manifestação, como o happening e a performance. Outras vezes, sua comunicação com o público se dá através de documentação, por meio de vídeos ou fotografias.
http://educacao.uol.com.br/artes/happening-performance-body_art.jhtm
BODY ART – Tipo de arte associada ao happening e à arte conceitual, em que o próprio corpo do artista é usado como meio de expressão. Algumas obras da body art são executadas em particular e divulgadas por meio de filmes ou fotografias; outras são executadas em público. Por vezes a execução é pré-coreografada (como Gilbert e George); por vezes é feita de improviso. A participação do espectador é, em geral, desencorajada. Uma das peças mais conhecidas de body art foi Rubbing Piece, encenada em Nova York em 1970, na qual o artista italiano Vito Acconci (1940) esfregou seu braço até produzir uma ferida.
(CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 67)
Ø Body art no Brasil:
Cite as obras de Lygia Clark (1920-1988) que se debruçam sobre experiências sensoriais e tácteis, como A Casa é o Corpo (1968) e alguns trabalhos de Antonio Manuel (1947) e Hudinilson Jr. (1957).
Aula 3
Ø Apresente aos alunos o fragmento do filme Pintura Corporal – um apelo social, disponível em:
http://www.cpce.unb.br/acervo/acervo_pinturacorporal.html#
Ø Comente os desenhos e a técnica usada pelos índios na realização da pintura corporal;
Ø Relacione o material usado pelos índios – graveto e tinta artesanal com pincel e tintas industrializadas disponíveis na escola;
Ø Solicite aos alunos a criação de projetos para pintura corporal – os alunos farão estudos de croquis para serem trabalhados em pintura na pele do próprio corpo;
Ø Exponha as propostas construindo um painel para socialização das ideias e troca de experiências.
Aula 4
Ø Reveja o painel coletivo construído na aula anterior, sugerindo que optem individualmente por um dos projetos pessoais criados;
Ø Disponibilize tinta própria para pintura corporal (Tigronça) e promova uma aula de pintura tendo o corpo como suporte – pintura com os dedos, as mãos ou pincel. Se a escola não tiver condições de adquirir a tinta específica, o professor terá o guache ou o canetão hidrográfico como recurso;
Ø Explique aos alunos que eles escolherão uma ou mais partes do corpo para receber a pintura do projeto escolhido e que poderão também criar espontaneamente para além da proposta construída previamente;
Ø Algumas possibilidades em pintura corporal na escola:
Pintura corporal sobre a pele - Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Pintura corporal sobre a pele - Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Pintura corporal sobre a pele - Alunos 5º Ano - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
ARTE CONCEITUAL
ARTE CONTEMPORÂNEA http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=354&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8
*Se os alunos trouxerem a tatuagem no contexto da aula, veja: http://www.bicodocorvo.com.br/cultura/arte/tattoos-vncriveis
A avaliação se dará por meio de diálogo permanente, troca de experiências e autoavaliação. É importante observar a forma como os alunos usam o corpo/a pele como suporte pictórico, o processo de se pintar e se eles trazem em suas poéticas, referências ao conteúdo trabalhado – compreensão da Body Art - "Arte do corpo" enquanto linguagem / forma de expressão da arte contemporânea e apreciação da pintura corporal indígena dos Kaiapo ~ Mitoludens.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/04/2014
Cinco estrelasQue trabalho ótimo você nós oferece para trabalhar.
18/08/2013
Cinco estrelasUma aula muito diversificada, que com certeza fará com que os alunos se sintam motivados a participar e pesquisar sobre a body art
03/06/2013
Cinco estrelasMaterial rico e totalmente compreensível ao educador, como fiquei feliz ao ler esse material. Parabéns aos profissionais envolvidos. .
30/07/2012
Cinco estrelasComo é bom encontrar sugestões como essas! Já trabalhei esse conteúdo, mas vou revisar com suas sugestões de pintura. Valeu Soraia Cristina!
10/11/2011
Cinco estrelasNossa!!! muito legal!!! Tem muitas informações importantes e confiáveis. É tudo que eu precisava.