02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Reconhecer e compreender a imagem/ilustração como um texto;
Reconhecer a diferença entre a escrita alfabética e outras representações gráficas;
Desenvolver a habilidade de ler e interpretar as imagens das histórias em quadrinhos e relacioná-las ao texto escrito.
É importante que a criança possua habilidades básicas de produção de texto e leitura.
As atividades deste plano de trabalho pretendem desenvolver a capacidade de compreender a imagem como parte integrante do texto escrito.
1 – Observação de imagens
A partir da observação e análise as crianças poderão compreender que a imagem, principalmente nas tirinhas e textos afins (charges, histórias etc.), se constitui como elemento integrante do texto.
1 A - Imagens do cotidiano
Além das ilustrações dos textos é importante que os aprendizes reconheçam a presença de outros sinais gráficos, além das letras que são grafadas com a finalidade de informar. Para isso, organize atividades que apresentem grafias, tais como os sinais de trânsito, cartões dos jogos de futebol, identificação de banheiros, códigos de barra, números, enfim símbolos diversos que não sejam letras/palavras.
A fim de verificar se as crianças reconhecem as diferentes representações gráficas e as especificidades dessas (diferença entre escrita alfabética e outras) promova o seguinte debate:
1B - Selecione algumas imagens conhecidas para que possam registrar no caderno, conforme interpretação de cada aluno, o significado de cada uma. Deverão registrar ainda em que situações são utilizadas.
Dica: poderá ser entregue uma cópia de cada imagem para ser colada no caderno e então ser feito o registro orientado no item 1B, ou realizar a exposição da imagem para observação e solicitar que cada aprendiz reproduza a imagem e em seguida escreva o que significa.
Retirado do site http://www.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_escritorio_mobiliario/2864_3.jpg (Acesso em 05 de junho de 2010)
Retirado do site http://blogdoleunam.files.wordpress.com/2009/05/pedestre.jpg (Acesso em 05 de junho de 2010)
Retirado do site http://3.bp.blogspot.com/_W1FOMe7zZbc/StTlDf7jFDI/AAAAAAAABSU/xh07Bt625eU/s400/Cart_o_Vermelho.jpg (Acesso em 05 de junho de 2010).
Retirado do site http://2.bp.blogspot.com/_tGODcNAzLOg/S3SNOAMrd0I/AAAAAAAAAEo/FjapaWdMCm0/s320/placa-sinalizacao-banheiro-feminino.jpg (Acesso em 05 de junho de 2010).
Retirado do site http://www.towbar.com.br/loja/FotosProdutos_2/1978/D_150_150.02022010214651tevu7xFMiS2.jpg (Acesso em 05 de junho de 2010).
Retirado do site http://www.prac.com.br/images/lixo_reciclavel.jpg (Acesso em : 05 de junho de 2010).
Retirado do site http://www.bemparana.com.br/politicaemdebate/wp-content/uploads/2008/05/00-silencio.jpg (Acesso em 05 de junho de 2010).
2 Interpretação de texto com tirinhas
Os almanaques e revistinhas em quadrinhos são matérias nos quais as ilustrações, são componentes da construção de sentido do texto.
A seguir, sugestões e indicações de atividades com tirinhas.
Dica: ao trabalhar com tirinhas é interessante pontuar com o grupo que, na sua maioria, as tirinhas não apresentam título.
A -
Retirado do site http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira5.htm (Acesso em 05 de junho de 2010).
1 – No primeiro quadrinho não temos texto escrito. Como conseguimos compreender o que está acontecendo?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
2 – Sabemos que o Cebolinha sempre troca a letra R pela L. Sublinhe estas palavras no texto e reescrevas corretamente a seguir:
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________
3 – Qual foi à proposta do Cebolinha, para resolver as diferenças entre ele e a Mônica?
__________________________________________________________________________
4- O que a Mônica compreendeu da proposta do Cebolinha?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
B
Retirado do site http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira10.htm (Acesso em 05 de junho de 2010)
1 - Vamos interpretar a tirinha juntos. Para isso preencha as lacunas a seguir:
O Cebolinha queria mesmo provar que é um garoto forte. Para isso, convidou o _____________para tirar algumas _________________. O desafio era levantar uma barra com pesos, mas o ___________________não estava conseguindo e por isso ficou __________________. O Cascão na tentativa de ajudar, teve uma idéia muito engraçada de modo que os dois_____________________________________________e a foto foi feita!
2- Nesta tirinha não há texto escrito. Como foi possível compreender a tirinha? ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3- No caderno, crie os balões com e monte um diálogo para esta tirinha. Lembre-se de que as tirinhas são textos que buscam divertir o leitor.
C
Retirado do site em http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira12.htm (Acesso em 05 de junho de 2010)
1 – Nesta tirinha é possível ver que o coelho Sansão conhece bem as placas de trânsito. Como sabemos disso?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
2 – Na tirinha aparecem duas placas com um mesmo símbolo, mas com indicações diferentes.
Explique do seu jeito, o que cada uma delas quer dizer.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
3 – Em sua opinião uma pessoa que não saber ler (um texto escrito com palavras), é capaz de ler e entender esta história?
Como a pessoa poderá fazer isto?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
4 - O Cebolinha deve ter aprontado alguma travessura com a Mônica.
Em sua opinião o que deve ter acontecido desta vez?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
D
1 Observe as duas tirinhas a seguir e anote no caderno o que você compreendeu de cada uma delas.
Retirado do site em http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira58.htm (Acesso em 05 de junho de 2010)
Retirado do site http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira77.htm (Acesso em 05 de junho de 2010)
2- O que foi preciso para entender estas tirinhas?
Dica: Professor durante o trabalho de alfabetização articule o uso do Dicionário Aurélio infantil da língua portuguesa – ilustrado, Editora Nova Fronteira, de modo que este trabalho amplie a compreensão da relação entre ilustração e texto. Este material poderá enriquecer as experiências de aprendizagem que relacionam imagem ao texto, por ser um dicionário que utiliza da ilustração como recurso para explicar e orientar o leitor que ainda encontra-se em processo de alfabetização.
3 – Organizando o texto
Esta atividade tem como objetivo trabalhar a capacidade de leitura e compreensão global do texto. Para desenvolvê-la, apresente quadrinhos desordenados para que as crianças recortem e organizem corretamente, compondo, assim, a tirinha. Após a organização as crianças devem produzir balões e inserir o texto que comporá a tirinha.
Outra alternativa interessante, é apresentar tirinhas com os textos já escrito no balões. O desafio da criança será ilustrar adequadamente cada parte desta
Para aprofundar seus estudos sobre alfabetização, conheça as contribuições do Grupo de Trabalho /GT10 _Alfabetização, leitura e escrita, que faz parte da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – Anped.
Confira no Portal do Professor a aula:
Com o desenvolvimento destas atividades as crianças deverão reconhecer que a escrita alfabética é uma das formas, dentre outras, de representação gráfica. Para avaliar este aprendizado o professor poderá, ao longo do ano, utilizando-se de outros materiais e recursos, instigar o grupo a identificar a presença das diversas formas desta representação. Além disso deverão ser capazes de compreender a ilustração como importante referência para o leitor compreender o sentido global do texto, bem como fazer referência às entrelinhas presentes no enredo da história.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/04/2013
Cinco estrelasÓtima sugestão que pode ser aplicada até no 6º ano com alunos com dificuldade com a escrita.Gostei demais,aplicarei na minha turminha que é muito agitada e gosto de atividades diferentes.Parabéns.
09/09/2012
Quatro estrelasestas atividades são ótimas e muiro contribuem para o enriquecimentode nossas aulas.
04/10/2011
Cinco estrelasGostei bastante das sugestões educacionais através das tirinhas.
04/09/2011
Cinco estrelasAdorei a aula, estou procurando atividades para trabalhar com um aluno surdo e essas atividades serão muito úteis.
28/08/2011
Cinco estrelasGostei muito! Parabéns! Muito bem elaborado e explicado passo a passo!
18/06/2011
Cinco estrelasNossa que sugestões ótimas.Muito me ajuda a planejar com o profesor.sou supervisora-Boa familia
28/05/2011
Cinco estrelasBem esclarecedora!Prabéns!
10/02/2011
Cinco estrelasAdoro trbalhar com tirinhas. Suas idéias são muito boas. Algumas já estão me auxiliando no meu quato ano.