24/08/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ø Observar a paisagem da cidade nos trajetos urbanos;
Ø Conhecer e apreciar obras de Tarsila do Amaral contextualizadas na poética da cidade;
Ø Exercitar a prática do desenho e da pintura;
Ø Conhecer um suporte diferenciado para a aplicação de produção plástica, visando o reaproveitamento do descartável ao transformar lixo em objeto de arte;
Ø Experimentar a garrafa plástica e a sua materialidade enquanto recurso plástico;
Ø Realizar projetos em forma de croquis;
Ø Pintar a cidade em miniatura, de forma a desvelar paisagens urbanas pictóricas;
Ø Construir uma instalação coletiva com os objetos produzidos.
· Croquis e desenhos de observação;
· Noções básicas de pintura;
· Reciclagem;
· Instalação – nova linguagem da arte contemporânea
Aula 1 Ø
Escolha duas obras de Tarsila do Amaral para trabalhar com seus alunos o gênero Paisagem, com enfoque em cenas/contextos urbanos. Sugestão:
TARSILA DO AMARAL, E.F.C.B, 1924, óleo sobre tela, 142 x 127 cm, assinado e datado c.i.e.: “Tarsila 1924”, Acervo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo http://stelladauer.wordpress.com/2006/10/26/tarsila-do-amaral-percurso-afetivo/
TARSILA DO AMARAL – A GARE
Ø Apresente uma imagem de cada vez, sem destacar autoria, título, técnica e data;
Ø Promova a apreciação estética das obras, deixando que os alunos falem o que percebem e o que vêm no contexto das imagens – uma a uma;
Ø Solicite para que nomeiem elementos presentes e, concomitantemente, vá anotando no quadro as percepções;
Ø Repita o processo com a segunda imagem;
Ø Leia todos os registros feitos no quadro e pergunte:
*Vocês percebem alguma semelhança entre as duas imagens?
*Que linguagem artística foi usada na construção destas obras?
*Vocês acham que foram trabalhadas no mesmo período?
*Há possibilidades destas obras serem de um mesmo autor/artista?
*Qual era a intenção dos autores/as ao criar essa obra? O que eles/as queriam retratar?
*As duas imagens retratam o dia ou a noite?
*As cores usadas nos dão qual sensação?
*Que lugares são esses?
Ø Reúna todas as ideias/respostas trazidas pelo grupo e apresente as informações necessárias sobre as obras;
Ø Guarde as imagens, propondo a criação de uma proposta referendada pelas obras apreciadas;
Ø Disponibilize giz de cera e papel sulfite, solicitando que elaborem uma imagem que contemple uma paisagem urbana.;
Ø Solicite a cada aluno uma garrafa pet em miniatura para a próxima aula e providencie algumas para possíveis esquecimentos.
Aula 2
Ø Prepare as mesas para uma atividade de pintura, forrando-as com jornal;
Ø Distribua vasilhas com água, pincéis, tesoura, fita crepe e tinta acrílica (na impossibilidade de usar tinta acrílica, o professor poderá substituir por guache misturada com cola que dá a plasticidade necessária para aderência no suporte plástico da garrafa);
Ø Lembre aos alunos que as garrafas serão utilizadas sem o rótulo e limpas – para tanto, reserve um tempo para estas providências;
Ø Mostre aos alunos a parte intermediária da garrafa limitando-a com fita crepe (parte superior e inferior da garrafa de modo que realizem uma espécie de moldura) para serem pintadas nas cores desejadas;
Ø Coloque as garrafas para secar na prateleira.
Aula 3
Ø Prepare as mesas novamente, forrando-as com jornal;
Ø Distribua vasilhas com água, pincéis e tinta acrílica;
Ø Retome as garrafas pintadas na aula anterior e os desenhos com paisagens urbanas feitos em giz de cera sobre sulfite (aula1);
Ø Solicite para que retirem a fita crepe;
Ø Explique que o desenho feito anteriormente será o projeto a ser transferido para a garrafa pet, porém, miniaturizado/reduzido;
Ø Entregue canetas pretas para uso em lâminas de retroprojetor para que os alunos transfiram para a garrafa pet a imagem criada no papel;
Ø Mostre aos alunos que o esboço em caneta preta será pintado em acrílica e que não será necessário trabalhar o fundo de modo a realçar a transparência da garrafa.
Processo de pintura no suporte garrafa pet Fonte: Acervo e autoria Soaia Lelis
Aula 4
Ø Apresente aos alunos um conceito de paisagem. Sugestão:
PAISAGEM – espaço de território que se abrange num lance de vista; gênero literário ou de pintura que descreve ou representa o campo ou cenas campestres. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 815).
Ø Mostre aos alunos de outras opções/aplicações do uso da garrafa pet, reafirmando a importância da reciclagem e do lixo transformado. Sugestão:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,21514470-EX,00.jpg
http://verdetech.files.wordpress.com/2009/09/casa-pet.jpg
http://www.setorreciclagem.com.br/albums/album11/casa_de_pet05.jpg
http://bonitopantanal.files.wordpress.com/2009/08/dsc01345.jpg
Ø Proponha a construção de uma instalação composta pelas paisagens urbanas pintadas em garrafas pet;
Ø Rememore com o grupo o que é uma instalação: Uma unidade tripartida – integração: obra/espaço/espectador.
Ø Traga outros conceitos adaptando-o ao vocabulário da turma e reflita com os alunos. Sugestão: Ver aula de minha autoria em:
ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO – nova forma de produção artística
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5296
Ø Monte com os alunos a instalação em local acessível a toda a comunidade escolar;
Ø Fotografe o processo de construção da instalação.
Paisagem urbana – Pintura em acrílica sobre garrafa pet – Alunos 5º ano 2009 – ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Instalação - Paisagem in garrafa – Pintura em acrílica sobre garrafa pet – Alunos 5º ano 2009 – ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
INSTALAÇÃO - termo que entrou em voga na década de 70, designando assemblages ou ambientes construídos numa galeria ou museu para uma exposição em particular. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 271)
O processo avaliativo nesta proposta constará de observação contínua e autoavaliação, tendo como enfoques a capacidade de absorver as informações artísticas e estéticas contempladas nas imagens de obras apreciadas, a ciência da importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, o entendimento e a aplicabilidade dos conceitos de paisagem urbana e instalação, bem como o domínio da pintura sobre um suporte novo.
Quatro estrelas 5 classificações
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10/02/2015
Quatro estrelasmuito bom;
29/06/2012
Cinco estrelasexcelente, pois explana e trabalha muito bem a consciência da reciclagem
02/06/2012
Cinco estrelasGostei muito do projeto é muito dinâmico e atual.
22/09/2010
Cinco estrelasAdorei sua sugestão de aula pois são materiais onde, podemos conseguir facilmente e, sem dúvida os estudantes terão mais entusiasmo em aprender; porque e'uma aula muito dinâmica , portanto espero que você continue assim sempre desenvolvendo excelentes aulas e acima de tudo compartilhando com outros educadores de todo Estado brasileiro.
25/08/2010
Três estrelasÉ uma sugestão muito boa , mas na nossa comunidade temos muita dificuldade para trabalhar com este tipo de materiais , mesmo sendo alternativos.