Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GRANDEZA DE COMPRIMENTO

 

15/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar significados para os termos: cumprido - curto; alto-baixo; largo-estreito; profundo – superficial;
  • Comparar medidas e destacar a diferença entre objetos pelo comprimento, ou pela altura ou largura.
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comprido, alto, baixo, largo, estreito, profundo, superficial.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  -  Explorar instrumentos de medidas de comprimento.   

1º momento - O professor orienta a realização de um circuito, onde as crianças enfrentam obstáculos como; pular uma distância, objetos altos, baixos, largos e estreitos. Ao terminar o circuito, as crianças sentam-se numa grande roda e relatam como foi a experiência. Nesse momento, o professor indaga sobre a unidade de medida dos obstáculos, comprimento, a altura e a largura. Assim, o professor pergunta:

 a) Qual obstáculo mais dificil de passar?

b) A lata 1 usada no circuito tem quantos centímetros de altura?

 c) A quadra onde ocorreu o circuito tem quantos metros?

d) A distância pulada por vocês pode ser lida em centímetros ou metros?

2º momento -  As crianças registram o circuito por meio do desenho e da escrita e depois apresenta para a turma em uma grande roda.

Observação – O professor analisa o conhecimento das crianças a partir de suas respostas, no desenho analisa a conservação da proporcionalidade de tamanho dos objetos, a posição que os objeto ocupam  o espaço da quadra, se desenham os objetos dentro da quadra (fazendo inclusão) ou fazem justaposição, quadra de um lado, objetos do circuito do outro.

3º momento – O professor traz para sala de aula fita métrica, escala (metro de carpinteiro), régua, esquadro, trena, circunferência (tudo na quantidade cinco) e coloca esse material entre latas, caixas, tecidos, cartolinas, bonecas entre outros.

http://www.tribofitness.com.br/fita-metrica.jpg  

http://momfort.com.br/_img/_produtos/trena.jpg 

O professor  faz a seguinte solicitação: Observem esses objetos e digam qual deles servem para:

a)  medir a distância entre uma mesa e outra?

 b)medir as mesas da sala?

c) medir a sala?

d) medir o tamanho do braço de João?

e)  medir a altura e largura da porta e das janelas da sala?

3º momento – O professor organiza a turma em cinco grupos e convida o representante de cada um para retirar os instrumentos de medida de comprimento. Em seguida, as crianças ficam juntas para fazer a leitura da unidade de comprimento. O procedimento é o seguinte, cada criança fica com um instrumento de medida: régua, esquadro, fita métrica e escala. O professor pede as crianças para:

a) observar e identificar os números que marcam os instrumentos;

b) falar até que número tem no seu instrumento, nesse momento deve abrir a escala;  

c) observa a regularidade entre os intervalos;

d) confrontar o intervalo entre 1 e 2 dos instrumentos e verificar se é igual ou diferente e formular uma explicação.

c) discutir e dialogar com o professor sobre as unidades de medidas de comprimento centímetro e metro.   

Atividade 2 -  Medir a distância de um braço a outro.

1º momento – As crianças em grupo desenvolvem a atividade de medição com seus pares, de modo que todos do grupo fiquem com suas medidas registradas.

Procedimento – um grupo de  4 crianças pode se organizar em pares, um abre os braços na horizontal e o outro mede da ponta do dedo anular da mão esquerda ao dedo anular da mão direita, depois invertem a situação. Nesse momento, as crianças  registram as medidas em um quadro.

NOME

MEDIDAS

Criança 1

Criança 2

Criança 3

Criança 4

2º momento – As crianças desenham a experiência (as quatro crianças de braços abertos), usam o quadro para registrar o nome de cada um e suas respectivas medidas. No momento do desenho, as crianças conversam e compartilham a experiência realizada.

3º momento – Cada grupo traz para a grande roda o resultado do seu trabalho, comunica e escuta o resultado dos outros grupos.

Atividade 3 – Medir a altura, a profundidade e largura de objetos   

1º momento -  o professor traz para a sala objetos com tamanhos diferentes, colchões, caixas, livros, cadeiras, e outros objetos. As crianças organizadas em grupos desenvolvem as seguintes tarefas:

a) Grupo 1, mede a largura e o comprimento dos colchões e registra o tamanho no quadro.

COLCHÕES

DIMENSÃO

MEDIDA

Grande

Largura

Comprimento

Médio

Largura

Comprimento

Pequeno

Largura

Comprimento

  b) Grupo 2,  mede a largura e altura e profundidade das caixas;

CAIXAS

DIMENSÃO

MEDIDA

Grande

Largura

Altura

Profundidade

Médio

Largura

Altura

Profundidade

Pequeno

Largura

Altura

Profundidade

a) Grupo 3,  mede a largura e o comprimento dos livros e registra o tamanho no quadro.

LIVROS

DIMENSÃO

MEDIDA

Grande

Largura

Comprimento

Espesura

Médio

Largura

Comprimento

Espessura

Pequeno

Largura

Comprimento

Espessura

Observação – Assim, o professor orienta as crianças a trabalhar com o registro para utilizar momento posterior.

2º momento - As crianças utilizam o quadro para fazer o desenho representando os objetos da experiência, nesse momento o professor ensina a cada grupo como utilizar medidas em escala para representar os objetos e manter a proporcionalidade de tamanho.

3º momento – As crianças explicam para a turma como realizaram a experiência, como registraram os dados e que estratégias utilizaram para representar com desenhos.

Recursos Complementares

Machado, N. J. Vivendo matemática: polígonos, centopéias e outros bichos.São Paulo: Scipione, 1994.

Avaliação

O professor faz três avaliações: a diagnóstica, durante a aula para ajustar as atividades ao nível das crianças e no fina para registrar se as crianças conseguiram:

  • Criar significados para os termos: cumprido - curto; alto-baixo; largo-estreito; profundo – superficial;
  • Comparar medidas e destacar a diferença entre objetos pelo comprimento, ou pela altura ou largura.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.