15/07/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Comprido, alto, baixo, largo, estreito, profundo, superficial.
Atividade 1 - Explorar instrumentos de medidas de comprimento.
1º momento - O professor orienta a realização de um circuito, onde as crianças enfrentam obstáculos como; pular uma distância, objetos altos, baixos, largos e estreitos. Ao terminar o circuito, as crianças sentam-se numa grande roda e relatam como foi a experiência. Nesse momento, o professor indaga sobre a unidade de medida dos obstáculos, comprimento, a altura e a largura. Assim, o professor pergunta:
a) Qual obstáculo mais dificil de passar?
b) A lata 1 usada no circuito tem quantos centímetros de altura?
c) A quadra onde ocorreu o circuito tem quantos metros?
d) A distância pulada por vocês pode ser lida em centímetros ou metros?
2º momento - As crianças registram o circuito por meio do desenho e da escrita e depois apresenta para a turma em uma grande roda.
Observação – O professor analisa o conhecimento das crianças a partir de suas respostas, no desenho analisa a conservação da proporcionalidade de tamanho dos objetos, a posição que os objeto ocupam o espaço da quadra, se desenham os objetos dentro da quadra (fazendo inclusão) ou fazem justaposição, quadra de um lado, objetos do circuito do outro.
3º momento – O professor traz para sala de aula fita métrica, escala (metro de carpinteiro), régua, esquadro, trena, circunferência (tudo na quantidade cinco) e coloca esse material entre latas, caixas, tecidos, cartolinas, bonecas entre outros.
http://www.tribofitness.com.br/fita-metrica.jpg
http://momfort.com.br/_img/_produtos/trena.jpg
O professor faz a seguinte solicitação: Observem esses objetos e digam qual deles servem para:
a) medir a distância entre uma mesa e outra?
b)medir as mesas da sala?
c) medir a sala?
d) medir o tamanho do braço de João?
e) medir a altura e largura da porta e das janelas da sala?
3º momento – O professor organiza a turma em cinco grupos e convida o representante de cada um para retirar os instrumentos de medida de comprimento. Em seguida, as crianças ficam juntas para fazer a leitura da unidade de comprimento. O procedimento é o seguinte, cada criança fica com um instrumento de medida: régua, esquadro, fita métrica e escala. O professor pede as crianças para:
a) observar e identificar os números que marcam os instrumentos;
b) falar até que número tem no seu instrumento, nesse momento deve abrir a escala;
c) observa a regularidade entre os intervalos;
d) confrontar o intervalo entre 1 e 2 dos instrumentos e verificar se é igual ou diferente e formular uma explicação.
c) discutir e dialogar com o professor sobre as unidades de medidas de comprimento centímetro e metro.
Atividade 2 - Medir a distância de um braço a outro.
1º momento – As crianças em grupo desenvolvem a atividade de medição com seus pares, de modo que todos do grupo fiquem com suas medidas registradas.
Procedimento – um grupo de 4 crianças pode se organizar em pares, um abre os braços na horizontal e o outro mede da ponta do dedo anular da mão esquerda ao dedo anular da mão direita, depois invertem a situação. Nesse momento, as crianças registram as medidas em um quadro.
NOME |
MEDIDAS |
Criança 1 |
|
Criança 2 |
|
Criança 3 |
|
Criança 4 |
|
2º momento – As crianças desenham a experiência (as quatro crianças de braços abertos), usam o quadro para registrar o nome de cada um e suas respectivas medidas. No momento do desenho, as crianças conversam e compartilham a experiência realizada.
3º momento – Cada grupo traz para a grande roda o resultado do seu trabalho, comunica e escuta o resultado dos outros grupos.
Atividade 3 – Medir a altura, a profundidade e largura de objetos
1º momento - o professor traz para a sala objetos com tamanhos diferentes, colchões, caixas, livros, cadeiras, e outros objetos. As crianças organizadas em grupos desenvolvem as seguintes tarefas:
a) Grupo 1, mede a largura e o comprimento dos colchões e registra o tamanho no quadro.
COLCHÕES |
DIMENSÃO |
MEDIDA |
Grande |
Largura Comprimento |
|
Médio |
Largura Comprimento |
|
Pequeno |
Largura Comprimento |
|
b) Grupo 2, mede a largura e altura e profundidade das caixas;
CAIXAS |
DIMENSÃO |
MEDIDA |
Grande |
Largura Altura Profundidade |
|
Médio |
Largura Altura Profundidade |
|
Pequeno |
Largura Altura Profundidade |
|
a) Grupo 3, mede a largura e o comprimento dos livros e registra o tamanho no quadro.
LIVROS |
DIMENSÃO |
MEDIDA |
Grande |
Largura Comprimento Espesura |
|
Médio |
Largura Comprimento Espessura |
|
Pequeno |
Largura Comprimento Espessura |
|
Observação – Assim, o professor orienta as crianças a trabalhar com o registro para utilizar momento posterior.
2º momento - As crianças utilizam o quadro para fazer o desenho representando os objetos da experiência, nesse momento o professor ensina a cada grupo como utilizar medidas em escala para representar os objetos e manter a proporcionalidade de tamanho.
3º momento – As crianças explicam para a turma como realizaram a experiência, como registraram os dados e que estratégias utilizaram para representar com desenhos.
Machado, N. J. Vivendo matemática: polígonos, centopéias e outros bichos.São Paulo: Scipione, 1994.
O professor faz três avaliações: a diagnóstica, durante a aula para ajustar as atividades ao nível das crianças e no fina para registrar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!