Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE

 

27/07/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Aprofundar o conhecimento no gênero artístico paisagem tendo como enfoque o cenário urbano;

Ø Vivenciar a apreciação/leitura/recepção da obra Paisagem de Tarsila do Amaral; 

Ø  Refletir sobre espaço, lugar e paisagem com integração ao conteúdo  de geografia;

Ø  Experimentar a massa plástica como recurso para criação de projetos tridimensionais;

Ø  Construir um projeto com visão panorâmica da cidade em massa plástica industrializada, visando a construção de uma maquete coletiva.

Ø  Montar uma instalação coletiva.

Duração das atividades
• Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Tridimensionalidade

Gênero artístico Paisagem  

Preservação do meio ambiente

Estratégias e recursos da aula

Aula 1  

 Ø  Apresente aos alunos a imagem da obra Paisagem, de Tarsila do Amaral;    

PAISAGEM, 1925. Tarsila do Amaral, nanquim sobre papel, 27 x 21 cm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/13455/imagens/2.jpg 

Ø  Proponha uma apreciação da imagem, perguntando:

    O que você vê representado nessa imagem?

    É uma fotografia, uma pintura, uma xilogravura ou um desenho?

    Ela se apresenta em cores ou em preto e branco?

    Há um ou mais elementos no contexto das imagens?

    Os elementos nas imagens mostram-se em movimento ou estáticos?

    Que contexto está representado na imagem?

    Você conhece esse lugar?

     Que nome você daria a essa imagem?  

     *Conte o nome da obra apresentada, a sua autoria, a técnica usada, a data em que foi produzida e a sua extensão/tamanho;

 

 Ø  Disponibilize papel cartão, cola e massa plástica industrializada aos alunos, solicitando que pensem uma cidade vista de cima – visão panorâmica;

  Ø Reforce o conceito de tridimensão.  Sugestão:

TRIDIMENSIONAL - adj. Que comporta três dimensões (altura, comprimento e largura). http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html  

 Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003.    

 Ø Proponha a construção de uma cidade construída com massinha, através da técnica da  modelagem sobre o suporte do papel cartão dividido em oito partes;

Processo de criação de paisagem urbana em modelagem de massinha sobre papel cartão

Ø Instrua seus alunos a usarem cola para manter os elementos modelados presos no suporte;

 Ø  Guarde os trabalhos em local seguro.

 Composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão              

 Enfoque Paisagem urbana                  

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

  

Composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão          

Enfoque Paisagem urbana                  

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 2   

Ø  Retome a modelagem da aula anterior pedindo que concluam a proposta;

 Ø  Solicite o registro em forma de desenho de observação do objeto construído (cidade de massa) em caneta preta ponta porosa e lápis de cor sobre papel canson A4;

 Ø  Disponibilize cola cascorez (ou outra cola plástica que ao secar possibilite transparência – colas de qualidade inferior podem esbranquiçar o trabalho tornando-o opaco) e pincel para que os alunos apliquem uma camada generosa sobre os elementos modelados visando proteção e reforço ao suporte - impermeabilização;

 Ø  Coloque os trabalhos para secar em local seguro.

 Processo de impermeabilização com cola Cascorez   

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

 Aula 3  

 Ø  Convide os alunos para exporem suas produções através da montagem de uma instalação no contexto escolar;

Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925  em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão.  

 Instalação – Maquete CIDADE MASSA / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2009 – Biblioteca Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão Instalação – Maquete: Visão Panorâmica da cidade / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2010 – rampas de acesso escolar. Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Ø  Após a montagem da instalação, socialize com os alunos as produções com ênfase na apreciação estética:

 ·         O que vocês percebem no conjunto destas produções?

 ·         Vamos rememorar os passos desta proposta?

·         Como vocês usaram o espaço disponibilizado como suporte? Souberam aproveitar a sua dimensão?

 ·         Que nome você daria ao seu trabalho? (Pergunte individualmente)

·         Que nome vocês dariam ao conjunto desta exposição?

·         Retome a imagem da obra Paisagem, de Tarsila:

          *É possível o diálogo da produção poética de vocês com a imagem da  obra apresentada como referencial teórico plástico?

          *Em que sentido? Há semelhanças? Desdobramentos?

          *Que sensações as produções poéticas de vocês nos permitem sentir  nesta exposição?

Recursos Complementares

COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A arte no século XX: introdução à história da arte da Universidade de Cambridge. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984, p.86)

  FRUIÇÃO – gozo, posse, usufruto.  (BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escola da língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC-FAE, 11 ed., 1994, p. 511)

Avaliação

A avaliação se dará com a observação sistemática do processo ensino-aprendizagem, com assistência individualizada, diálogos, feedback e autoavaliação. Como referencial para análise verificar nas respostas dos alunos, o domínio dos conteúdos trabalhados com enfoque na visão panorâmica da cidade - recorte na paisagem urbana de Tarsila do Amaral, bem como as contribuições pessoais na montagem da Instalação das maquetes no contexto escolar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lilian, E.M.José Pereira da Rosa , Mato Grosso do Sul - disse:
    lilian-perdomo@hotmail.com

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a idéia. Amei! Parabéns! Irei utilizá-la na minha aula. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.