27/07/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ø Aprofundar o conhecimento no gênero artístico paisagem tendo como enfoque o cenário urbano;
Ø Vivenciar a apreciação/leitura/recepção da obra Paisagem de Tarsila do Amaral;
Ø Refletir sobre espaço, lugar e paisagem com integração ao conteúdo de geografia;
Ø Experimentar a massa plástica como recurso para criação de projetos tridimensionais;
Ø Construir um projeto com visão panorâmica da cidade em massa plástica industrializada, visando a construção de uma maquete coletiva.
Ø Montar uma instalação coletiva.
Tridimensionalidade
Gênero artístico Paisagem
Preservação do meio ambiente
Aula 1
Ø Apresente aos alunos a imagem da obra Paisagem, de Tarsila do Amaral;
PAISAGEM, 1925. Tarsila do Amaral, nanquim sobre papel, 27 x 21 cm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/13455/imagens/2.jpg
Ø Proponha uma apreciação da imagem, perguntando:
O que você vê representado nessa imagem?
É uma fotografia, uma pintura, uma xilogravura ou um desenho?
Ela se apresenta em cores ou em preto e branco?
Há um ou mais elementos no contexto das imagens?
Os elementos nas imagens mostram-se em movimento ou estáticos?
Que contexto está representado na imagem?
Você conhece esse lugar?
Que nome você daria a essa imagem?
*Conte o nome da obra apresentada, a sua autoria, a técnica usada, a data em que foi produzida e a sua extensão/tamanho;
Ø Disponibilize papel cartão, cola e massa plástica industrializada aos alunos, solicitando que pensem uma cidade vista de cima – visão panorâmica;
Ø Reforce o conceito de tridimensão. Sugestão:
TRIDIMENSIONAL - adj. Que comporta três dimensões (altura, comprimento e largura). http://www.hostdime.com.br/dicionario/tridimensional.html
Diz-se daquilo que comporta três dimensões, isto é, comprimento, largura e altura. A ARTE DE EDUCAR – Cartilha de Arte e Educação para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Antonio Bellini Editora & Cultura, São Paulo: 2003.
Ø Proponha a construção de uma cidade construída com massinha, através da técnica da modelagem sobre o suporte do papel cartão dividido em oito partes;
Processo de criação de paisagem urbana em modelagem de massinha sobre papel cartão
Ø Instrua seus alunos a usarem cola para manter os elementos modelados presos no suporte;
Ø Guarde os trabalhos em local seguro.
Composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão
Enfoque Paisagem urbana
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão
Enfoque Paisagem urbana
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 2
Ø Retome a modelagem da aula anterior pedindo que concluam a proposta;
Ø Solicite o registro em forma de desenho de observação do objeto construído (cidade de massa) em caneta preta ponta porosa e lápis de cor sobre papel canson A4;
Ø Disponibilize cola cascorez (ou outra cola plástica que ao secar possibilite transparência – colas de qualidade inferior podem esbranquiçar o trabalho tornando-o opaco) e pincel para que os alunos apliquem uma camada generosa sobre os elementos modelados visando proteção e reforço ao suporte - impermeabilização;
Ø Coloque os trabalhos para secar em local seguro.
Processo de impermeabilização com cola Cascorez
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 3
Ø Convide os alunos para exporem suas produções através da montagem de uma instalação no contexto escolar;
Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão.
Instalação – Maquete CIDADE MASSA / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2009 – Biblioteca Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Apreciação estética da obra Paisagem, Tarsila, 1925 em composição plástica com massa de modelar sobre papel cartão Instalação – Maquete: Visão Panorâmica da cidade / Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2010 – rampas de acesso escolar. Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Ø Após a montagem da instalação, socialize com os alunos as produções com ênfase na apreciação estética:
· O que vocês percebem no conjunto destas produções?
· Vamos rememorar os passos desta proposta?
· Como vocês usaram o espaço disponibilizado como suporte? Souberam aproveitar a sua dimensão?
· Que nome você daria ao seu trabalho? (Pergunte individualmente)
· Que nome vocês dariam ao conjunto desta exposição?
· Retome a imagem da obra Paisagem, de Tarsila:
*É possível o diálogo da produção poética de vocês com a imagem da obra apresentada como referencial teórico plástico?
*Em que sentido? Há semelhanças? Desdobramentos?
*Que sensações as produções poéticas de vocês nos permitem sentir nesta exposição?
COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A arte no século XX: introdução à história da arte da Universidade de Cambridge. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1984, p.86)
FRUIÇÃO – gozo, posse, usufruto. (BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escola da língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC-FAE, 11 ed., 1994, p. 511)
A avaliação se dará com a observação sistemática do processo ensino-aprendizagem, com assistência individualizada, diálogos, feedback e autoavaliação. Como referencial para análise verificar nas respostas dos alunos, o domínio dos conteúdos trabalhados com enfoque na visão panorâmica da cidade - recorte na paisagem urbana de Tarsila do Amaral, bem como as contribuições pessoais na montagem da Instalação das maquetes no contexto escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2011
Cinco estrelasMuito boa a idéia. Amei! Parabéns! Irei utilizá-la na minha aula. Obrigada.