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OS DIREITOS DOS ANIMAIS

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a relação de  interdependência entre as espécies;
  • Valorizar a leitura como fonte de informação;
  • Respeitar e valorizar todas as formas de vida;
  • Buscar a leitura para adquirir conhecimento;
  • Ampliar seu conhecimento acerca dos Direitos dos  Animais;
  • Posicionar-se  criticamente sobre os Direitos dos  Animais;
Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

1ª  atividade: A professora inicia a aula dialogando com a classe sobre a opinião deles em relação ao DIREITO DOS ANIMAIS,  o  que eles pensam  a respeito desse assunto. Registrará num blocão a visão dos alunos acerca do  tema abordado, este registro deverá ficar na sala. Em seguida a professora lerá para  a classe um livro que aborda esse tema:

Livro: ANIMAIS

Autora: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN   

EDITORA RHJ

        

 2ª  atividade: Buscando explorar bem  o texto e as ilustrações, no decorrer da leitura, a cada página, estimulando  para que os alunos posicionem-se criticamente frente ao texto lido de forma a criar um pequeno debate entre os alunos. É uma atividade que favorece a apresentação de diferentes pontos de vista facilitando, assim, o exercício da liberdade de opiniões.   

3ª  atividade: Após a leitura do livro a professora distribuirá uma folha de papel A3, com o texto Declaração Universal dos Direitos dos Animais digitado. Será apresentado um item  por folha, onde os alunos deverão ler os itens a seguir e ilustrarem.   

 

1 - TODOS OS ANIMAIS TÊM O MESMO DIREITO À VIDA.  

       

2 - TODOS OS ANIMAIS TÊM DIREITO AO RESPEITO E À PROTEÇÃO DO HOMEM

             

 3 - NENHUM ANIMAL DEVE SER MALTRATADO.   

    

4 - TODOS OS ANIMAIS SELVAGENS TÊM O DIREITO DE VIVER LIVRES NO SEU HABITAT.  

 

5 - O ANIMAL QUE O HOMEM ESCOLHER PARA COMPANHEIRO NÃO DEVE SER NUNCA SER ABANDONADO.

  

6 - NENHUM ANIMAL DEVE SER USADO EM EXPERIÊNCIAS QUE LHE CAUSEM DOR.

7 - TODO ATO QUE PÕE EM RISCO A VIDA DE UM ANIMAL É UM CRIME CONTRA A VIDA.   

8 - A POLUIÇÃO E A DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE SÃO CONSIDERADOS CRIMES CONTRA OS ANIMAIS.

9 - OS DIRETOS DOS ANIMAIS DEVEM SER DEFENDIDOS POR LEI.   

  

10 - O HOMEM DEVE SER EDUCADO DESDE A INFÂNCIA PARA OBSERVAR, RESPEITAR E COMPREENDER OS ANIMAIS.     

4ª  atividade: A seguir, os alunos  receberão uma folha com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, na íntegra haverá a realização  da leitura  do texto pelos alunos e pela professora. Após a atividade de leitura a professora  dividirá a turma em duplas e cada dupla ficará responsável em ler novamente um artigo para apresentá-lo e explicá-lo nas turmas do 3º ano. Essa atividade ajudará a desenvolver a capacidade de compreensão e  oralidade dos alunos.

Seguem os artigos:

Artigo 1º  

        Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º  

  1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
  2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais 3
  3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.  

Artigo 3º 

  1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.
  2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.  

Artigo 4º  

  1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
  2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.  

Artigo 5º  

  1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
  2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito. 

 Artigo 6º  

  1. Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.  
  2. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.  

Artigo 7º 

            Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º  

  1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
  2.  As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.  

Artigo 9º  

         Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º  

  1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.  
  2. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.  

Artigo 11º  

         Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º  

  1. Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
  2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.  

Artigo 13º  

  1. O animal morto deve de ser tratado com respeito.
  2. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.  

Artigo 14º  

  1. Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
  2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

Fonte: WWW.ibama.gov.br  

5ª  atividade: As turmas do 3º ano que assistiram a apresentação  responderão  a uma ficha avaliativa sobre seus conhecimentos acerca dessa Declaração.   Segue sugestão:  

 Após a apresentação, responda:   

1 - Você já conhecia a Declaração Universal dos Direitos dos Animais?   

2 – Você acha importante que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais exista? Por quê?   

3 – Qual desses artigos chamou mais a sua atenção? Por quê?     

4 –  Escreva uma mensagem pensando na proteção do animal.    

 6ª  atividade: Para a  atividade de encerramento a professora poderá propor que juntos, os alunos que apresentaram  e os alunos do 3º ano que assistiram a apresentação, possam em pequenos grupos elaborarem cartazes para expor por toda  escola, visando a conscientização desse tema tão importante.   

Para ter uma pequena avaliação, após esse momento, ao retornar para a classe, a professora lerá para seus alunos o primeiro registro elaborado por eles e discutirá com eles se eles acrescentariam algo mais, se eles têm posicionamento diferente frente o tema abordado.

Recursos Complementares

Material como lápis,  papéis de diversos tamanhos para os diferentes encaminhamentos propostos, hidrocor, lápis cera, lápis de cor.   

Livros que abordam o tema trabalhado:   

Livro: ANIMAIS

Autora: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN

EDITORA RHJ   

Livro: DE PATAS, PENAS E ESCAMAS

Texto: Malô Carvalho

Ilustração: Suzete Armani

EDITORA AUTENTICA

Livro: TANTO BICHO

Texto: MARTA BOUISSOU MORAIS E MARIA HILDA DE PAIVA ANDRADE

Ilustrações: WALTER LARA

EDITORA DIMENSÃO

Sites:   

IBAMA  WWW. ibama.gov.br    

pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_animais    

www.saudeanimal.com.br/artig105.htm      

SOCIEDADE EDUCACIONAL FALA BICHO

WWW.FALABICHO.ORG.BR    

ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS SÃO FRANCISCO DE ASSIS

WWW.APASFA.ORG 

Avaliação

Durante todo o desenrolar das atividades a professora estará debatendo os  posicionamentos críticos frente ao tema abordado, percebendo assim, através desses  diferentes pontos de vista  como os alunos lidam com a relação:  homem – animal - natureza - respeito;

Avaliará se durante as atividades os alunos mostraram  interesse em buscar novas leituras acerca do tema proposto.

No que se refere ao trabalho de dupla, poderá avaliar como está sendo a realização das tarefas no que diz respeito a escolhas, liderança, solidariedade e outras atitudes.

A professora estará também compartilhando com as atividades de escrita e leitura, o que implicará em avaliar o grau de desenvolvimento tanto individual quanto em dupla. Avaliar  a capacidade de compreensão oral dos alunos.

Ao término das atividades, quando a professora retorna à atividade do blocão em sala, verificará se eles conseguiram avançar em seus registros, se acrescentaram novas contribuições e se perceberam a relação de interdependência entre os seres, utilizando o conhecimento adquirido sobre os Direitos dos Animais.

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