14/10/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio
1ª atividade: A professora inicia a aula dialogando com a classe sobre a opinião deles em relação ao DIREITO DOS ANIMAIS, o que eles pensam a respeito desse assunto. Registrará num blocão a visão dos alunos acerca do tema abordado, este registro deverá ficar na sala. Em seguida a professora lerá para a classe um livro que aborda esse tema:
Livro: ANIMAIS
Autora: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA RHJ
2ª atividade: Buscando explorar bem o texto e as ilustrações, no decorrer da leitura, a cada página, estimulando para que os alunos posicionem-se criticamente frente ao texto lido de forma a criar um pequeno debate entre os alunos. É uma atividade que favorece a apresentação de diferentes pontos de vista facilitando, assim, o exercício da liberdade de opiniões.
3ª atividade: Após a leitura do livro a professora distribuirá uma folha de papel A3, com o texto Declaração Universal dos Direitos dos Animais digitado. Será apresentado um item por folha, onde os alunos deverão ler os itens a seguir e ilustrarem.
1 - TODOS OS ANIMAIS TÊM O MESMO DIREITO À VIDA.
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2 - TODOS OS ANIMAIS TÊM DIREITO AO RESPEITO E À PROTEÇÃO DO HOMEM
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3 - NENHUM ANIMAL DEVE SER MALTRATADO.
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4 - TODOS OS ANIMAIS SELVAGENS TÊM O DIREITO DE VIVER LIVRES NO SEU HABITAT.
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5 - O ANIMAL QUE O HOMEM ESCOLHER PARA COMPANHEIRO NÃO DEVE SER NUNCA SER ABANDONADO.
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6 - NENHUM ANIMAL DEVE SER USADO EM EXPERIÊNCIAS QUE LHE CAUSEM DOR.
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7 - TODO ATO QUE PÕE EM RISCO A VIDA DE UM ANIMAL É UM CRIME CONTRA A VIDA.
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8 - A POLUIÇÃO E A DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE SÃO CONSIDERADOS CRIMES CONTRA OS ANIMAIS.
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9 - OS DIRETOS DOS ANIMAIS DEVEM SER DEFENDIDOS POR LEI.
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10 - O HOMEM DEVE SER EDUCADO DESDE A INFÂNCIA PARA OBSERVAR, RESPEITAR E COMPREENDER OS ANIMAIS.
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4ª atividade: A seguir, os alunos receberão uma folha com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, na íntegra haverá a realização da leitura do texto pelos alunos e pela professora. Após a atividade de leitura a professora dividirá a turma em duplas e cada dupla ficará responsável em ler novamente um artigo para apresentá-lo e explicá-lo nas turmas do 3º ano. Essa atividade ajudará a desenvolver a capacidade de compreensão e oralidade dos alunos.
Seguem os artigos:
Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Artigo 2º
Artigo 3º
Artigo 4º
Artigo 5º
Artigo 6º
Artigo 7º
Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
Artigo 8º
Artigo 9º
Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.
Artigo 10º
Artigo 11º
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
Artigo 12º
Artigo 13º
Artigo 14º
Fonte: WWW.ibama.gov.br
5ª atividade: As turmas do 3º ano que assistiram a apresentação responderão a uma ficha avaliativa sobre seus conhecimentos acerca dessa Declaração. Segue sugestão:
Após a apresentação, responda:
1 - Você já conhecia a Declaração Universal dos Direitos dos Animais?
2 – Você acha importante que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais exista? Por quê?
3 – Qual desses artigos chamou mais a sua atenção? Por quê?
4 – Escreva uma mensagem pensando na proteção do animal.
6ª atividade: Para a atividade de encerramento a professora poderá propor que juntos, os alunos que apresentaram e os alunos do 3º ano que assistiram a apresentação, possam em pequenos grupos elaborarem cartazes para expor por toda escola, visando a conscientização desse tema tão importante.
Para ter uma pequena avaliação, após esse momento, ao retornar para a classe, a professora lerá para seus alunos o primeiro registro elaborado por eles e discutirá com eles se eles acrescentariam algo mais, se eles têm posicionamento diferente frente o tema abordado.
Material como lápis, papéis de diversos tamanhos para os diferentes encaminhamentos propostos, hidrocor, lápis cera, lápis de cor.
Livros que abordam o tema trabalhado:
Livro: ANIMAIS
Autora: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA RHJ
Livro: DE PATAS, PENAS E ESCAMAS
Texto: Malô Carvalho
Ilustração: Suzete Armani
EDITORA AUTENTICA
Livro: TANTO BICHO
Texto: MARTA BOUISSOU MORAIS E MARIA HILDA DE PAIVA ANDRADE
Ilustrações: WALTER LARA
EDITORA DIMENSÃO
Sites:
pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_animais
www.saudeanimal.com.br/artig105.htm
SOCIEDADE EDUCACIONAL FALA BICHO
ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Durante todo o desenrolar das atividades a professora estará debatendo os posicionamentos críticos frente ao tema abordado, percebendo assim, através desses diferentes pontos de vista como os alunos lidam com a relação: homem – animal - natureza - respeito;
Avaliará se durante as atividades os alunos mostraram interesse em buscar novas leituras acerca do tema proposto.
No que se refere ao trabalho de dupla, poderá avaliar como está sendo a realização das tarefas no que diz respeito a escolhas, liderança, solidariedade e outras atitudes.
A professora estará também compartilhando com as atividades de escrita e leitura, o que implicará em avaliar o grau de desenvolvimento tanto individual quanto em dupla. Avaliar a capacidade de compreensão oral dos alunos.
Ao término das atividades, quando a professora retorna à atividade do blocão em sala, verificará se eles conseguiram avançar em seus registros, se acrescentaram novas contribuições e se perceberam a relação de interdependência entre os seres, utilizando o conhecimento adquirido sobre os Direitos dos Animais.
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