02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos a partir da utilização de recursos tecnológicos;
Registrar observações de visitas virtuais, desenvolvendo a capacidade de sínteses de informações.
É importante que as crianças já possuam desenvoltura de leitura e produção escrita. Devem ter conhecimentos básicos de computador (internet).
Com intuito de ampliar a divulgação e promoção dos museus brasileiros, foi desenvolvido o projeto ERA Virtual – Exposições Virtuais de Museus Brasileiros. Este conta com incentivo da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, que, tem como missão criar um produto cultural de qualidade a ser adotado como material didático para utilização online gratuita em escolas e instituições culturais. Por compreender que esta é uma oportunidade interessante de alfabetizar trabalhando com recursos que propiciam experiências de letramento, estruturamos este plano didático.
O desenvolvimento das atividades indicadas demandará a utilização de computadores com recurso de internet. As crianças deverão trabalhar individualmente ou em duplas.
1- Conhecendo o site e a proposta de trabalho
Objetivo: desenvolver capacidade de pesquisa e síntese de informações, seguindo orientações de um roteiro.
Endereço do site Era Virtual _ http://www.eravirtual.org/
“Caderno de bordo”: corte folhas de rascunho tamanho A4 ao meio e monte blocos de anotação. Cada criança deve receber um, pois neste irão registrar as informações a serem pesquisadas. Este bloco poderá ser encadernado ou costurado com lã.
Todos devem acessar o site e seguindo a orientação do professor e registrar as informações indicadas a seguir no Caderno de Bordo:
Sugerimos que, após este registro, seja estipulado um tempo para uma exploração autônoma das crianças, solicitando apenas que anotem no Caderno de Bordo alguma curiosidade encontrada.
Sempre que desenvolver alguma atividade que implique em pesquisa na internet sugira que anotem os dados indicados acima, de modo que possam ter um arquivo de endereços eletrônicos. Assim, é importante também que discutam sobre a relevância dos dados registrados.
2 – Compreensão da melhor utilização do recurso
Objetivo – trabalhar interpretação de texto, sensibilizando para relevância do gênero instrucional.
Com esta atividade, esperamos qualificar a experiência de pesquisa em sites e/ou situação desta natureza. Vamos trabalhar, portanto, na ferramenta COMO NAVEGAR.
Solicite que a ferramenta COMO NAVEGAR seja identificada e que todos leiam atentamente todas as informações. Em seguida oriente a seguinte sistematização:
- Porque o título da ferramenta é COMO NAVEGAR?
- Para quem este texto foi escrito e por quê?
- Como o texto foi organizado e porque esta forma é a mais indicada para este tipo de texto?
- Em que situações encontramos e/ou precisamos de textos desta natureza/deste gênero?
Dica: após esta reflexão, de caráter avaliativo no sentido de um diagnóstico, poderá ser solicitado que produzam um texto instrucional de alguma brincadeira.
3 - Leitura sistematizada e registro
Objetivo: trabalhar leitura e compreensão de texto, visando produção de um resumo.
Observe que, antes de iniciar a visita virtual propriamente dita, sempre há um texto introdutório básico sobre o referido museu.
Organize para que cada dupla pesquise mais detalhadamente um destes textos. Esta divisão poderá ser por interesse, sorteio ou mesma aleatória. Imprima uma copia do texto selecionado para cada criança da dupla. Solicite que façam uma leitura silenciosa grifando com lápis de escrever as principais informações do texto.
A partir da leitura atenta, em uma folha, cada criança deve estruturar um texto com as informações mais relevantes (resumo). Este deverá ser corrigido pelo professor e só então os alunos passarão o registro a limpo, no Caderno de Bordo.
Uma vez concluída estas atividades, que visam possibilitar uma melhor compreensão da navegação neste ambiente, estipule um tempo para que façam uma visita virtual ao museu que desejarem. Indicamos o uso de data show. Desta forma, o professor poderá orientar toda a visita.
Como são vários museus, a cada dia um poderá ser visitado e após cada visita as crianças registram um comentário no Caderno de Bordo.
Para compreender toda estrutura e as possibilidades de acesso, verifique detalhadamente o site http://www.eravirtual.org/. Com uma pesquisa minuciosa, certamente outras tantas aulas poderão ser organizadas, inclusive correlacionando conteúdos de ciências, história e outras áreas de conhecimento.
Vale a pena conhecer também, um material Salto Para o Futuro - TV Escola_ Museu e escola: educação formal e não-formal. Este material está disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/153511MuseueEscola.pdf (Acesso em: 15 de novembro de 2010).
O professor deverá avaliar se o aluno ampliou sua capacidade de ler e compreender o texto conforme orientação prévia. Verificará também se o aluno desenvolveu a capacidade de ler e eleger informações principais do texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!