Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O texto Instrucional – da leitura à escrita

 

14/08/2010

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Weitzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os objetivos dos textos instrucionais bem como os recursos linguísticos utilizados na construção de tal gênero.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura  e escrita e estudo dos modos verbais ( mais especificamente do modo imperativo).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Instruções ao professor (Parte 1 de 3):

A) Professor, baixe o vídeo indicado no link abaixo e passe-o para os alunos verem com o auxílio de um datashow.

http://www.youtube.com/watch?v=22dlJCGRjUA

B) Após assistirem ao filme, faça as perguntas abaixo aos alunos e estimule-os  a darem as respostas, envolvendo-os no assunto da aula. 

Vocês já tinham assistido ao vídeo?

O que acharam?

Qual o objetivo desse vídeo/ programa de televisão?

O texto que o personagem Didi está ouvindo no rádio é uma receita culinária. Qual o objetivo desse tipo de texto?

A receita dá algumas instruções de como proceder para a confecção de um bolo. O personagem segue corretamente as instruções?

Qual o objetivo de ele não seguir essas regras?

Se fosse na realidade, agindo como agiu, o personagem tinha conseguido alcançar seu objetivo, ou seja, fazer o bolo corretamente? Por quê?   

   

C)    Exponha para os alunos que a receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional/ injuntivo. Explique que esse tipo de texto tem por objetivo dar instruções, conselhos, ordens, e, dessa maneira, levar o interlocutor a agir de certa forma.           

D)    Providencie uma cópia do texto e exercícios abaixo.   

  

Texto 1

O texto abaixo é parte de uma campanha contra a dengue . Leia-o para responder às questões seguintes. 

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fundacaoxuxameneghel.org.br/wp-content/uploads/2009/01/dicas-para-combater-o-mosquito-da-dengue1.jpg&imgrefurl=http://www.fundacaoxuxameneghel.org.br/blog/um-alerta/&usg=__6tZQeAmDh435EZ-CpQ08LFCDRDA=&h=424&w=576&sz=62&hl=pt-BR&start=0&tbnid=axpv6EUCSoEKcM:&tbnh=144&tbnw=194&prev=/images%3Fq%3Dcomo%2Bcombater%2Ba%2Bdengue%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DX%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1335%26bih%3D569%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=281&vpy=83&dur=8998&hovh=193&hovw=262&tx=138&ty=184&ei=tSRSTO7aJoTGlQfmtvnNBA&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:1,s:0 

E) Após a leitura com os alunos, resolva as questões abaixo.

Exercícios Propostos:  

1. O principal objetivo comunicativo do texto acima é:   

I) informar sobre como o mosquito da dengue se prolifera.

II) alertar sobre a dengue.

III) orientar sobre medidas de prevenção à dengue.

IV) mostrar o quanto é fácil evitar a dengue.     

2. De acordo com o texto acima, para se obter o sucesso no combate à dengue é necessário que as dicas sejam seguidas na ordem em que estão? Por quê?   

3. Podemos observar que, na construção do texto, o autor  preferiu usar os verbos no imperativo ( mantenha, remova, não deixe, lave, etc.). Reescreva a primeira e a segunda dicas conjugando os verbos em outro tempo, sem alterar o sentido do texto.     

4. De acordo com o explicitado no texto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):   

(  ) I. As folhas e galhos que ficam nas calhas atraem o mosquito da dengue.

(  ) II. As plantas aquáticas devem ser evitadas.

(  ) III. Os tanques que guardam água devem ser limpos com água e sabão.

(  ) IV. A dengue é transmitida pelo contato com a água parada.

(  ) V. A dengue é transmitida por um mosquito que se reproduz em locais de acúmulo de água.   

5. Apesar de ter sido veiculado em vários meios de comunicação (cartazes, internet, televisão, etc.), os casos de dengue constatados foram muitos. Você acha que isso se deve a má estruturação do texto em análise? Justifique sua resposta.   

Texto 2

A imagem abaixo fez parte de uma campanha contra as drogas. Observe-a e responda às questões que seguem:

Fonte: http://gavrielalon.files.wordpress.com/2009/09/20090207085217.jpg 

6. Explicite o objetivo comunicativo da propaganda acima:     

7. Relacionando os textos lidos, podemos afirmar:

I) ambos têm a intenção de levar o leitor a agir de certa forma.

II) em ambos, as imagens são indispensáveis, uma vez que são essenciais para a compreensão da mensagem.

III) não podem ser comparados, uma vez que têm objetivos diferentes.

IV) utilizam somente linguagem verbal.   

Instruções ao professor (Parte 2 de 3):

F) Professor, peça que os alunos leiam o texto 1 em voz alta. Você pode pedir que um aluno por vez leia uma regra das apresentadas ou adaptar a leitura conforme julgar mais proveitoso para sua turma. Após a leitura peça que façam os exercícios individualmente e informe que corrigirá na próxima aula.   

Aula 2   

G) Retome o assunto da aula anterior e proceda a correção dos exercícios propostos. A sugestão é que você vá lendo as questões e pedindo para que os alunos dêem suas respostas. Assim, construa com eles uma resposta adequada para cada questão, utilizando-se das sugestões dos alunos.   

H) Providencie uma cópia do texto e das questões abaixo para os alunos.   

Texto 3       

Leia atentamente o texto abaixo.   

O QUE FAZER COM AS ESPINHAS

As espinhas, conhecidas também por acne, são na verdade uma infecção localizada, elas aparecem em diversos lugares do corpo, principalmente no rosto e nas costas.

Em primeiro lugar não as esprema, se você espremer uma espinha errado ou arranhar ela, você pode deixar a sua pele com manchas e marcas que não saem, por isso, nada de ficar cutucando.

Use um bom creme para as espinhas e limpe bem a pele, usando um bom adstringente e limpando a pele profundamente você retira as sujeiras dos poros e evita que as espinhas se formem.

Não fique encanado se achando o patinho feio, espinha é normal e muitas pessoas têm. Usando um tratamento bom elas saem mais rápido, mas não pense que elas vão sumir de um dia para o outro. Tome os cuidados com a pele que elas vão melhorar.   

Fonte: http://www.blogers.com.br/o-que-fazer-com-as-espinhas/  

Exercícios Propostos:       

1. O texto acima tem o objetivo de:   

I) impor regras para se evitar as espinhas.

II) argumentar sobre as formas de se evitar as espinhas.

III) dar dicas sobre como se evitar as espinhas.

IV) esclarecer sobre o surgimento de espinhas.   

2. Observe os verbos do texto acima. O que expressam? Em que modo verbal estão?   

3. Observe novamente o primeiro parágrafo do texto:   “As espinhas, conhecidas também por acne, são na verdade uma infecção localizada, elas aparecem em diversos lugares do corpo, principalmente no rosto e nas costas.”   

Na sua opinião, este parágrafo tem a estrutura semelhante a dos demais parágrafos? Atente-se para os verbos utilizados nele e nos demais. Justifique sua resposta.   

Instruções ao professor (Parte 3 de 3):

I) Peça que façam os exercícios, dê tempo para fazerem e corrija-os.     

J) Professor, faça um levantamento com os alunos do que eles entenderam até agora sobre texto instrucional. Se julgar necessário, faça uma lista das características que os alunos forem apontado sobre esse tipo de texto. Peça que dêem exemplos de outros gêneros textuais que têm a intenção de “fazer agir de certa forma”. Busque relembrar com os alunos de campanhas publicitárias, bulas de remédio, rótulo de produtos, manuais de instrução, etc..  

Recursos Complementares
Avaliação

Solicite que os alunos façam a produção de texto abaixo. Esclareça que deverão entregar a produção a você que, após corrigi-las, as devolverá.  

Após a correção, faça recortes nos texto produzidos pelos alunos selecionando trechos com problemas. Providencie então, uma cópia desses recortes para os alunos e faça em conjunto a reescrita dos trechos problemáticos. Peça que os alunos apontem os problemas de cada trecho e sugiram a adequação necessária.   

Proposta de produção:   

Imagine ser o síndico de um prédio que ainda não possui regimento interno e onde tem muitas crianças barulhentas, vários cachorros, muitos fumantes mal-educados, moradores que deixam lixo no corredor e ocupam garagem alheia. Redija o tão necessário regimento desse condomínio, visando organizar essas situações e as demais que você julgar necessárias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • paulo, Officina do Saber , Minas Gerais - disse:
    pauloguilherme012@hotmail.com

    23/09/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom! Sugiro que enviem respostas para que quem estiver estudando pelo site, saiba se está correto o exercício feito.


  • Doraliza B. Matos E. Gomes, Escola Paulo Freire , Rondônia - disse:
    doralizabraga@gmail.com

    11/05/2015

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula, como introduziu o assunto, recursos utilizados, vou aproveitar na minha sala, fazendo uso das partes para ensino fundamental l, 5º ano.


  • Michele Adriana, Colégio Estadual Rocha Leão , Rio de Janeiro - disse:
    michelemichele.a@hotmail.com

    18/09/2014

    Cinco estrelas

    Excelente a aula. amei. Gostaria de obter o gabarito. Por gentileza. Aguardo o retorno. Obrigada.


  • Damaris Prato, IAAMO , Rondônia - disse:
    damarisprato30@hotmail.com

    13/08/2014

    Cinco estrelas

    Achei excelente, mas preciso do gabarito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.