Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ÁFRICA SENDO CONHECIDA PELAS CRIANÇAS

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um pouco sobre a cultura africana;
  • Valorizar a cultura africana;
  • Refletir sobre as diferenças culturais e sociais;
  • Buscar a leitura para adquirir conhecimento;
  • Buscar a leitura como fonte de prazer.
Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção de continente geográfico.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade

A professora inicia sua explanação  perguntando o que eles sabem sobre os diferentes continentes que existem no Planeta Terra. Ouça com atenção a informação dita por cada um e aproveite para utilizar o globo terrestre na localização dos continentes que forem citados.

Sugiro que a professora também leve fotos, notícias, livros, músicas, ou seja, diferentes informações sobre cada continente para auxiliar a conversa com a turma.

 

http://www.partecipiamo.it/pagina-immagini/immagini.htm

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9f/GEO_Globe.jpg/220px-GEO_Globe.jpg 

 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://

 

http://planetageo.sites.uol.com.br/fmapas.htm

    

 http://vocesabendomais.blogspot.com/2008/09/classificao-dos-mapas.html

2ª Atividade  

Depois a professora pergunta, especificamente para os alunos, o que eles conhecem sobre  o continente africano. Registra num blocão as informações trazidas por eles, é importante que neste primeiro momento não haja nenhuma intervenção da parte dela, acerca das falas  trazidas pelos alunos, deixando-os assim livres para se posicionarem.  

Apresenta,  novamente, para a turma um globo terrestre e localiza junto com eles os continentes, enfatizando o africano. Depois de ter apontado o continente africano, os alunos  tentam descobrir a  localização do nosso país – Brasil. Nesse momento a professora orienta através de perguntas, como:

O Brasil fica localizado em que continente?

Quais os países vizinhos do Brasil?

Quais as pistas que podem nos ajudar a localizar o Brasil no globo terrestre?

3ª Atividade

Em seguida,  peça para eles se organizarem em duplas e entregará para cada dupla um mapa Mundi, no qual eles localizarão o continente africano, assim como Brasil.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000167/0000011588.jpg

Explora com a classe a relação entre África e Brasil, como e porque os africanos chegaram ao Brasil. Através desse texto.

          HÁ MUITOS E MUITOS ANOS ATRÁS EXISTIA UM LUGAR QUE ERA HABITADO PELOS ÍNDIOS. NESSA TERRA ELES PLANTAVAM, COLHIAM, PESCAVAM, TROCAVAM ENTRE SI O QUE PRECISAVAM, CRIAVAM SEUS FILHOS, VIVIAM FELIZES – AMAVAM E RESPEITAVAM MUITO A TERRA.

         O TEMPO PASSOU.... PASSOU... E ESSA TERRA  “FOI DESCOBERTA”, CHEGARAM NESSAS TERRAS OS PORTUGUESES – HOMENS BRANCOS QUE QUERIAM ENRIQUECER CADA VEZ MAIS E EXPLORAR NOVAS TERRAS CONQUISTADAS! E ASSIM TIRAVAM TODAS AS COISAS BOAS QUE HAVIA NESSA TERRA... QUERIAM QUE OS ÍNDIOS NELA TRABALHASSEM. AH, MAS OS ÍNDIOS NÃO FIZERAM ISSO NÃO!

         ENTÃO, OS COLONIZADORES, PRECISARAM TRAZER LÁ DA ÁFRICA OS NEGROS, QUE VIERAM COMO ESCRAVOS PARA TRABALHAR, TRABALHAR E TRABALHAR MUITO! MAS MUITO MESMO! PARA FALAR A VERDADE ALGUNS NEM CONSEGUIAM CHEGAR ATÉ AQUI, POIS COM OS NAVIOS, SUPERLOTADOS MUITOS MORRIAM DOENTES. MAS OS QUE CHEGARAM, TRABALHARAM MUITO NESSA TERRA. E FICARAM “PARA SEMPRE” NELA. NAMORARAM E TIVERAM FILHOS.

         ALIAS, OS FILHOS NASCERAM DE TODOS QUE PASSARAM A VIVER NESSA TERRA, E É POR ISSO QUE NESSE PAÍS CHAMADO BRASIL TEM GENTE TÃO MISTURADA, E TANTA RIQUEZA DE CULTURA.

Texto criado pela profesora Glória Maria de Oliveira, autora dessa aula.

4ª Atividade

Realize uma listagem  com os alunos sobre o  que temos no Brasil  de herança da cultura africana. Esse registro deve ficar de fácil acesso para os alunos, pois no decorrer das pesquisas eles podem acrescentar mais informações acerca do tema. 

Em outro momento, apresente somente o mapa político do continente africano, para que sejam explorados os países, a localização de cada um deles como forma de descoberta de novos países, e a professora enfatiza a África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010. Nesse momento, pergunta aos alunos se eles já ouviram falar em algum daqueles países. Como foi adquirido o conhecimento que eles têm de cada país. Essa atividade facilita o diálogo entre os alunos e a professora poderá conhecer um pouco mais da história de vida de cada aluno.   

 

http://www.suapesquisa.com/geografia/continente_africano.htm

5ª Atividade

Através de uma  votação a turma escolhe cinco país desse continente para estudar,  em pelo menos três  aspectos: língua falada, alimentação e uma curiosidade.

Para a atividade proposta a professora deve trazer material (livros, revistas, textos da internet, guias de viagem etc.) para que seja realizada uma breve pesquisa. Depois da pesquisa os alunos registram  numa ficha e cada grupo apresenta para o restante da turma o fruto de sua pesquisa.

Ao término desse estudo, a professora  realiza com eles um texto coletivo com as informações obtidas  após as pesquisas realizadas. Esse texto serve como avaliação dos conhecimentos prévios por eles apresentados e registrados no blocão no início da proposta e os obtidos  após as pesquisas realizadas.

Recursos Complementares

Sugestões de livros, revistas e sites:

  •  UM PASSEIO PELA ÁFRICA, de Alberto da Costa e Silva; ilustração de Rodrigo Rosa, EDITORA Nova Fronteira.
  • BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA, de Gercilga de Almeida, ilustração de Valéria Saraiva, EDC - PALLAS
  • SEIS PEQUENOS CONTOS AFRICANOS – SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNDO E DO HOMEM; de RAUL LODY, da PALLAS EDITORA.
  • SÉRIE BICHOS DA ÁFRICA LENDAS E FÁBULAS, AUTOR: ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA ILUSTRAÇÕES DE CIÇA FITTIPALDI EDITORA MELHORAMENTOS   
  • BICHOS DA ÁFRICA 1 A Mosca Trapalhona A Tartaruga e o Leopardo   
  • BICHOS DA ÁFRICA 2 A Moça e a Serpente A Vingança de Eraga O Cassolo e as Abelhas   
  • BICHOS DA ÁFRICA 3 Por que os Cães se Cheiram uns aos Outros O Julgamento da Tartaruga   
  • BICHOS DA ÁFRICA 4 O Jabuti e o Chacal A Águia e o Gavião O Gato e o Rato
  • HOMENS DA ÁFRICA Anhmadou Kourouma. Tradução Roberta Barni. II. Giorgio Bacchin. Edições SM   
  • MEUS CONTOS AFRICANOS  Seleção de /NELSON MANDELA Tradução: Luciana Garcia
  • DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO - experiências e pesquisas antirracistas com crianças na educação básica - AUGUSTO CESAR GONÇALVES E LIMA, LUIZ FERNANDES DE OLIVEIRA, MÔNICA REGINA FERREIRA LINS (Orgs.) - África de muitas histórias: uma trança de gente, pág. 77  
  • REVISTA RECREIO - Junho/2010 - Edição 534
  • REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS - Maio/2006 - Edição 168 e Junho/2010 - Edição 213

http://www.klickeducacao.com.br 

http://www.suapesquisa.com 

http://www.brasilescola.com 

http://pt.wikipedia.org 

www.aquimapas.com/mapas/mapamundi.jpg&imgrefurl=http:   

Avaliação

A professora observa em todas as atividades o posicionamento dos alunos, assim como os conhecimentos acerca do tema abordado, estimulando um posicionamento crítico e respeitoso em relação à cultura africana.

Durante as atividades desenvolvidas avalie se os alunos  mostraram  interesse em buscar novas leituras acerca do tema proposto e se estavam motivados pelas pesquisas sugeridas através de observações orais e contribuições em fotos e até mesmo objetos.

Ao término das atividades, quando a professora estiver realizando  a construção do texto informativo, verifique se eles ampliaram seus conhecimentos,  acrescentando mais informações sobre o tema abordado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carlos Andre, Colegio Tobias Barreto. , Sergipe - disse:
    pimenta.tecnico@gmail.com

    19/11/2014

    Quatro estrelas

    Bem interativa a aula. O professor consegue instigar o pensamento do aluno. Perguntas e contextos em cada momento. De forma bem estratégica, a qual leva o aluno a fixar o conteúdo e compreende-lo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.