23/11/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ter noção de continente geográfico.
1ª Atividade
A professora inicia sua explanação perguntando o que eles sabem sobre os diferentes continentes que existem no Planeta Terra. Ouça com atenção a informação dita por cada um e aproveite para utilizar o globo terrestre na localização dos continentes que forem citados.
Sugiro que a professora também leve fotos, notícias, livros, músicas, ou seja, diferentes informações sobre cada continente para auxiliar a conversa com a turma.
http://www.partecipiamo.it/pagina-immagini/immagini.htm
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9f/GEO_Globe.jpg/220px-GEO_Globe.jpg
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://
http://planetageo.sites.uol.com.br/fmapas.htm
http://vocesabendomais.blogspot.com/2008/09/classificao-dos-mapas.html
2ª Atividade
Depois a professora pergunta, especificamente para os alunos, o que eles conhecem sobre o continente africano. Registra num blocão as informações trazidas por eles, é importante que neste primeiro momento não haja nenhuma intervenção da parte dela, acerca das falas trazidas pelos alunos, deixando-os assim livres para se posicionarem.
Apresenta, novamente, para a turma um globo terrestre e localiza junto com eles os continentes, enfatizando o africano. Depois de ter apontado o continente africano, os alunos tentam descobrir a localização do nosso país – Brasil. Nesse momento a professora orienta através de perguntas, como:
O Brasil fica localizado em que continente?
Quais os países vizinhos do Brasil?
Quais as pistas que podem nos ajudar a localizar o Brasil no globo terrestre?
3ª Atividade
Em seguida, peça para eles se organizarem em duplas e entregará para cada dupla um mapa Mundi, no qual eles localizarão o continente africano, assim como Brasil.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000167/0000011588.jpg
Explora com a classe a relação entre África e Brasil, como e porque os africanos chegaram ao Brasil. Através desse texto.
HÁ MUITOS E MUITOS ANOS ATRÁS EXISTIA UM LUGAR QUE ERA HABITADO PELOS ÍNDIOS. NESSA TERRA ELES PLANTAVAM, COLHIAM, PESCAVAM, TROCAVAM ENTRE SI O QUE PRECISAVAM, CRIAVAM SEUS FILHOS, VIVIAM FELIZES – AMAVAM E RESPEITAVAM MUITO A TERRA.
O TEMPO PASSOU.... PASSOU... E ESSA TERRA “FOI DESCOBERTA”, CHEGARAM NESSAS TERRAS OS PORTUGUESES – HOMENS BRANCOS QUE QUERIAM ENRIQUECER CADA VEZ MAIS E EXPLORAR NOVAS TERRAS CONQUISTADAS! E ASSIM TIRAVAM TODAS AS COISAS BOAS QUE HAVIA NESSA TERRA... QUERIAM QUE OS ÍNDIOS NELA TRABALHASSEM. AH, MAS OS ÍNDIOS NÃO FIZERAM ISSO NÃO!
ENTÃO, OS COLONIZADORES, PRECISARAM TRAZER LÁ DA ÁFRICA OS NEGROS, QUE VIERAM COMO ESCRAVOS PARA TRABALHAR, TRABALHAR E TRABALHAR MUITO! MAS MUITO MESMO! PARA FALAR A VERDADE ALGUNS NEM CONSEGUIAM CHEGAR ATÉ AQUI, POIS COM OS NAVIOS, SUPERLOTADOS MUITOS MORRIAM DOENTES. MAS OS QUE CHEGARAM, TRABALHARAM MUITO NESSA TERRA. E FICARAM “PARA SEMPRE” NELA. NAMORARAM E TIVERAM FILHOS.
ALIAS, OS FILHOS NASCERAM DE TODOS QUE PASSARAM A VIVER NESSA TERRA, E É POR ISSO QUE NESSE PAÍS CHAMADO BRASIL TEM GENTE TÃO MISTURADA, E TANTA RIQUEZA DE CULTURA.
Texto criado pela profesora Glória Maria de Oliveira, autora dessa aula.
4ª Atividade
Realize uma listagem com os alunos sobre o que temos no Brasil de herança da cultura africana. Esse registro deve ficar de fácil acesso para os alunos, pois no decorrer das pesquisas eles podem acrescentar mais informações acerca do tema.
Em outro momento, apresente somente o mapa político do continente africano, para que sejam explorados os países, a localização de cada um deles como forma de descoberta de novos países, e a professora enfatiza a África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010. Nesse momento, pergunta aos alunos se eles já ouviram falar em algum daqueles países. Como foi adquirido o conhecimento que eles têm de cada país. Essa atividade facilita o diálogo entre os alunos e a professora poderá conhecer um pouco mais da história de vida de cada aluno.
http://www.suapesquisa.com/geografia/continente_africano.htm
5ª Atividade
Através de uma votação a turma escolhe cinco país desse continente para estudar, em pelo menos três aspectos: língua falada, alimentação e uma curiosidade.
Para a atividade proposta a professora deve trazer material (livros, revistas, textos da internet, guias de viagem etc.) para que seja realizada uma breve pesquisa. Depois da pesquisa os alunos registram numa ficha e cada grupo apresenta para o restante da turma o fruto de sua pesquisa.
Ao término desse estudo, a professora realiza com eles um texto coletivo com as informações obtidas após as pesquisas realizadas. Esse texto serve como avaliação dos conhecimentos prévios por eles apresentados e registrados no blocão no início da proposta e os obtidos após as pesquisas realizadas.
Sugestões de livros, revistas e sites:
A professora observa em todas as atividades o posicionamento dos alunos, assim como os conhecimentos acerca do tema abordado, estimulando um posicionamento crítico e respeitoso em relação à cultura africana.
Durante as atividades desenvolvidas avalie se os alunos mostraram interesse em buscar novas leituras acerca do tema proposto e se estavam motivados pelas pesquisas sugeridas através de observações orais e contribuições em fotos e até mesmo objetos.
Ao término das atividades, quando a professora estiver realizando a construção do texto informativo, verifique se eles ampliaram seus conhecimentos, acrescentando mais informações sobre o tema abordado.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/11/2014
Quatro estrelasBem interativa a aula. O professor consegue instigar o pensamento do aluno. Perguntas e contextos em cada momento. De forma bem estratégica, a qual leva o aluno a fixar o conteúdo e compreende-lo.