Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ÁFRICA NA CRIAÇÃO DO MUNDO

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a cultura africana;
  • Buscar a leitura como fonte de prazer;
  • Conhecer mais um gênero textual - conto;
  • Reproduzir oralmente um conto lido;
  • Reproduzir através de desenhos um conto lido;
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

A professora inicia a aula lendo o prefácio do livro SEIS PEQUENOS CONTOS AFRICANOS – SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNDO E DO HOMEM; de RAUL LODY, da PALLAS EDITORA.

 

 “ Há muito tempo, o Brasil recebeu muitos homens e mulheres que foram capturados em diversos lugares da África e escravizados. A história de seus povos, os segredos da sua religião, os modos  de fazer as coisas eram contados pelos mais  velhos para  os mais novos; falaram de seus deuses, de seus mistérios, de sua sabedoria.  E as velhas lendas continuaram a ser narradas. As seis histórias deste livro são uma amostra da sabedoria que o Brasil recebeu da África. Elas falam da criação do mundo e de alguns deuses afro-brasileiros.”   

 RAUL LODY   

Conversa com eles dizendo que a partir dessa aula eles estarão conhecendo alguns  contos africanos, deste e de outros autores. Explora a introdução do livro, permite nesse momento que os alunos possam expressar seus conhecimentos e sentimentos acerca do tema abordado.

Como segunda atividade a professora lerá para a classe o primeiro conto, A criação do mundo do mesmo livro citado acima. Durante a leitura explorará os nomes surgidos, assim como as funções desses deuses africanos. Junto com os alunos a professora listará os nomes desses deuses e ao lado a atribuição de cada um.  

Cada aluno deverá ter um pequeno bloco ou um caderno para poder fazer o mesmo registro que está sendo realizado coletivamente. Assim haverá, concomitantemente, um trabalho coletivo e um individual. Essa listagem deverá ficar em exposição na sala, pois conforme a professora for trabalhando os outros contos, poderá acrescentar os novos nomes que forem surgindo.  

3ª  Atividade   A exploração será feita através de uma dramatização,  escolhe-se um aluno para cada personagem e então  apresentam  o conto ouvido para a classe.     

Outra atividade é a reescrita em grupos desse conto. Após a reescrita os alunos deverão ilustrar os contos e ler  para a classe a produção do grupo.   

Para enriquecer mais ainda o trabalho a professora poderá propor uma produção em argila onde eles recriarão o cenário da  “CRIAÇÃO DO MUNDO”. Nesse momento, a professora deverá  procurar dialogar com os alunos sobre o processo de criação do mundo, segundo a cultura socio-religiosa de cada aluno  como forma de propor um espaço de aparecimento das diversas culturas existentes.

Recursos Complementares

Livros:

  • SEIS PEQUENOS CONTOS AFRICANOS – SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNDO E DO HOMEM

Autor e ilustrador:  RAUL LODY PALLAS EDITORA  

  • HOMENS DA ÁFRICA Anhmadou Kourouma. Tradução Roberta Barni. II. Giorgio Bacchin. Edições SM

  

  • MEUS CONTOS AFRICANOS  Seleção de /NELSON MANDELA Tradução: Luciana Garcia

  •  SÉRIE BICHOS DA ÁFRICA LENDAS E FÁBULAS

AUTOR: ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA

ILUSTRAÇÕES DE CIÇA FITTIPALDI

EDITORA MELHORAMENTOS   

  • BICHOS DA ÁFRICA 1 A Mosca Trapalhona A Tartaruga e o Leopardo   
  • BICHOS DA ÁFRICA 2 A Moça e a Serpente A Vingança de Eraga O Cassolo e as Abelhas   
  • BICHOS DA ÁFRICA 3 Por que os Cães se Cheiram uns aos Outros O Julgamento da Tartaruga   
  • BICHOS DA ÁFRICA 4 O Jabuti e o Chacal A Águia e o Gavião O Gato e o Rato

Avaliação

A avaliação se fará através da observação frente ao interesse e envolvimento apresentado pelo grupo.

Observar quais as crianças que tiveram mais facilidade em reproduzir oralmente o conto, as que representaram com mais desenvoltura, as que  ajudaram mais na produção escrita e as que se destacaram  na modelagem com argila. Através da reescrita verificar  a competência dos alunos frente a produção textual, a dinâmica grupal.

Avaliar os alunos que conseguem trabalhar em grupo, os que conseguem ter mais desenvoltura para se expressar oralmente.  

Procurar entender as relações pessoais que ocorrem no grupo como forma de auxílio para criação de espaços de desenvolvimento oral para todos os alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.