13/10/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
A professora inicia a aula lendo o prefácio do livro SEIS PEQUENOS CONTOS AFRICANOS – SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNDO E DO HOMEM; de RAUL LODY, da PALLAS EDITORA.
“ Há muito tempo, o Brasil recebeu muitos homens e mulheres que foram capturados em diversos lugares da África e escravizados. A história de seus povos, os segredos da sua religião, os modos de fazer as coisas eram contados pelos mais velhos para os mais novos; falaram de seus deuses, de seus mistérios, de sua sabedoria. E as velhas lendas continuaram a ser narradas. As seis histórias deste livro são uma amostra da sabedoria que o Brasil recebeu da África. Elas falam da criação do mundo e de alguns deuses afro-brasileiros.”
RAUL LODY
Conversa com eles dizendo que a partir dessa aula eles estarão conhecendo alguns contos africanos, deste e de outros autores. Explora a introdução do livro, permite nesse momento que os alunos possam expressar seus conhecimentos e sentimentos acerca do tema abordado.
Como segunda atividade a professora lerá para a classe o primeiro conto, A criação do mundo do mesmo livro citado acima. Durante a leitura explorará os nomes surgidos, assim como as funções desses deuses africanos. Junto com os alunos a professora listará os nomes desses deuses e ao lado a atribuição de cada um.
Cada aluno deverá ter um pequeno bloco ou um caderno para poder fazer o mesmo registro que está sendo realizado coletivamente. Assim haverá, concomitantemente, um trabalho coletivo e um individual. Essa listagem deverá ficar em exposição na sala, pois conforme a professora for trabalhando os outros contos, poderá acrescentar os novos nomes que forem surgindo.
3ª Atividade A exploração será feita através de uma dramatização, escolhe-se um aluno para cada personagem e então apresentam o conto ouvido para a classe.
Outra atividade é a reescrita em grupos desse conto. Após a reescrita os alunos deverão ilustrar os contos e ler para a classe a produção do grupo.
Para enriquecer mais ainda o trabalho a professora poderá propor uma produção em argila onde eles recriarão o cenário da “CRIAÇÃO DO MUNDO”. Nesse momento, a professora deverá procurar dialogar com os alunos sobre o processo de criação do mundo, segundo a cultura socio-religiosa de cada aluno como forma de propor um espaço de aparecimento das diversas culturas existentes.
Livros:
Autor e ilustrador: RAUL LODY PALLAS EDITORA
AUTOR: ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA
ILUSTRAÇÕES DE CIÇA FITTIPALDI
EDITORA MELHORAMENTOS
A avaliação se fará através da observação frente ao interesse e envolvimento apresentado pelo grupo.
Observar quais as crianças que tiveram mais facilidade em reproduzir oralmente o conto, as que representaram com mais desenvoltura, as que ajudaram mais na produção escrita e as que se destacaram na modelagem com argila. Através da reescrita verificar a competência dos alunos frente a produção textual, a dinâmica grupal.
Avaliar os alunos que conseguem trabalhar em grupo, os que conseguem ter mais desenvoltura para se expressar oralmente.
Procurar entender as relações pessoais que ocorrem no grupo como forma de auxílio para criação de espaços de desenvolvimento oral para todos os alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/12/2015
Cinco estrelasmuito bom amei e vou fazer com meus alunos muito interessante para alunos das comunidades por onde dou aula .parabéns. bom aprendizado