23/11/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ter noção de semelhanças e diferenças.
1ª Atividade
A professora iniciará a aula lendo o texto “Você sabia que o futebol tem origem na Antiguidade?” da Revista de Divulgação Científica para Crianças, Revista Ciência Hoje das Crianças, JUNHO DE 2010; ANO 23; Nº 213; PÁGINA 7; AUTORIA DE MAURICIO MURAD. Explorará com as crianças as informações obtidas através da leitura, depois distribuirá uma folha para que cada aluno registre uma informação que tenha achado interessante.
Em um segundo momento, distribuirá para a classe o texto abaixo sobre a Copa e lerá para a turma, explorando as informações do texto. Pedirá que voluntários leiam também o mesmo texto, como forma de desenvolvimento da leitura oral e como forma de abrir espaço para a expressão oral prazerosa.
3ª Atividade
Após essa leitura pedirá para as crianças marcarem algumas palavras no texto:
COPA – MUNDO – FUTEBOL – COMPETIÇÃO – CAMPEONATO
Conforme as crianças forem marcando a professora vai explorando a escrita dessas palavras, por exemplo: como quantas vezes essas palavras aparecem no texto. Pedir para algum aluno verificar se há alguma palavra que tirando uma letra ela poderá mudar de sentido. ( mundo – mudo; foi – oi)
HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO
O FUTEBOL FOI INVENTADO PELOS INGLESES EM 1863, FOI APERFEIÇOADO E ACABOU VIRANDO MANIA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO. A COMPETIÇÃO FOI CRIADA EM 1928 PELO FRANCÊS JULES RIMET, APÓS TER ASSUMIDO O COMANDO DA INSTITUIÇÃO MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL MUNDIAL: A FIFA (FEDERATION INTERNATIONAL FOOTBALL ASSOCIATION).
FICOU ESTABELECIDO QUE ESSE CAMPEONATO ESPORTIVO ACONTECERIA DE QUATRO EM QUATRO ANOS. A PRIMEIRA COPA DO MUNDO FOI REALIZADA NO URUGUAI EM 1930. CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE APENAS 16 SELEÇÕES. HOJE SÃO 32 TIMES CLASSIFICADOS.
A COPA DO MUNDO É O SEGUNDO MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO PLANETA.
Conversará com a classe e relembrará que nesse ano a COPA DO MUNDO acontecerá na ÁFRICA DO SUL, que está localizado no continente africano. Apresentará para a turma um globo terrestre e localizará com eles os cinco continentes, e em destaque, o continente africano. Mostrará onde o nosso país – Brasil está localizado e nomeará o continente em que ele se localiza - e enfatizará o continente africano, local onde será realizada a COPA de 2010.
Símbolo da Copa de 2010
4ª Atividade
Depois distribuirá para os alunos a listagem dos países que participarão da Copa.
PAÍSES DA COPA DE 2010:
Em posse dessa listagem as crianças deverão contar os países que participarão dessa COPA.
5ª Atividade: Organizarão em ordem alfabética os nomes dos países participantes.
6ª Atividade: Organizarão um painel com as fotos das seleções brasileiras que conquistaram as Copas.
7ª Atividade
Visando a produção de um informativo com curiosidades sobre alguns países participantes da COPA, escolherão alguns países e montarão: “ VOCÊ SABIA QUE...”
“ VOCÊ SABIA QUE...”
Seleção Brasileira - Copa de 2010 |
O BRASIL FOI O ÚNICO PAÍS A PARTICIPAR DE TODAS AS COPAS E A CONQUISTAR O TÍTULO CINCO VEZES (1958, 1962, 1970, 1994 E 2002). RUMO À CONQUISTA DE MAIS UMA ESTRELA, TORNANDO-SE HEXACAMPEÕES, OS BRASILEIROS ESTÃO APOSTANDO NESTA COPA DE 2010. |
Seleção da África do Sul - Copa de 2010
|
ÁFRICA DO SUL É A ANFITRIÃ, ESTÁ NA CABEÇA-DE-CHAVE, É TAMBÉM O GRUPO MAIS EQILIBRADO DESTA COPA.
TEM A AMBIÇÃO DE PELA PRIMEIRA VEZ CHEGAR ÀS OITAVAS DE FINAL. |
Seleção de Portugal de 1966 |
AL PARTICIPA DE UMA COPA DO MUNDO PELA QUINTA VEZ. O MELHOR RESULTADO QUE JÁ TEVE FOI O TERCEIRO LUGAR EM SUA ESTRÉIA, EM 1966, NA ALEMANHA. EM 2002, CHEGOU A ENTRAR COMO FAVORITA, MAS FOI ELIMINADA LOGO NA PRIMEIRA FASE. |
Seleção do Uruguai - Copa de 1950 |
ANTES DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO, O URUGUAI HAVIA SIDO BICAMPEÃO NAS OLIMPÍADAS DE VERÃO, EM 1924 E 1928. EMPOLGADO COM ESSAS VITÓRIAS, ACABOU VENCENDO A COPA DE 1930, EM CASA. EM 1950, PARA NOSSA DECEPÇÃO, DERROTOU A SELEÇÃO DO BRASIL EM PLENO ESTÁDIO DO MARACANÃ LOTADO. O URUGUAI É BICAMPEÃO. |
Seleção da Espanha - Campeã da Copa de 2010 reliquiasdofutebol.blogsport.com
|
O FUTEBOL ESPANHOL É FORTÍSSIMO, COM DESTAQUE PARA SEUS MAIORES CLUBES, BARCELONA E REAL MADRI. MESMO ASSIM, DOS 11 MUNDIAIS DISPUTADOS, O MELHOR QUE O TIME ESPANHOL CONSEGUIU FOI UM QUARTO LUGAR NA COPA DE 1950, NO BRASIL. |
Seleção da Holanda - Copa de 2010 |
O FUTEBOL NA HOLANDA É O ESPORTE MAIS ADORADO E ACOMPANHADO PELA POPULAÇÃO. AO CONTRÁRIO DAS EXPECTATIVAS, DE SETE PARTICIPAÇÕES ELA SÓ CONSEGUIU DOIS VICE-CAMPEONATOS, OS DE 1974 E 1978. |
Seleção da Inglaterra - Copa de 1966 |
A INGLATERRA INVENTOU O FUTEBOL, MAS, DAS 11 COMPETIÇÕES QUE DISPUTOU, CONQUISTOU APENAS UM TÍTULO DE CAMPEÃ, EM 1966. |
Seleção da Itália - Copa de 2006 |
A ITÁLIA É TETRACAMPEÃ: VENCEU AS COPAS DE 1934, 1938, 1982 E 2006.
NAS OUTRAS DUAS FINAIS A QUE CHEGOU, EM 1970, NO MÉXICO, E 1994, NOS ESTADOS UNIDOS, ACABOU PERDENDO PARA O BRASIL.
AGORA EM 2010 TEM A CHANCE DE IGUALAR OS TÍTULOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA. |
Seleção da Alemanha - Copa de 1990 |
A ALEMANHA JÁ PARTICIPOU DE 15 COPAS E VENCEU TRÊS DELAS: EM 1954, 1974 E 1990.
A ALEMANHA É TRICAMPEÃ. |
Seleção da Argentina - Copa de 1986 |
A ARGENTINA ENCAROU 13 MUNDIAIS, SENDO CAMPEÃ EM 1978, QUANDO A DISPUTA DA COPA FOI NESSE PAÍS. VITORIOSA TAMBÉM EM 1986, NO MÉXICO, CONTOU COM O DESEMPENHO DO JOGADOR DIEGO MARADONA, MAIOR CRAQUE DO FUTEBOL ARGENTINO. NA BUSCA PELO TRI, EM 2010, A ARGENTINA TEM COMO TÉCNICO SEU GRANDE EX- JOGADOR DIEGO MARADONA. A ARGENTINA É BICAMPEÃ. |
Seleção da França- Copa de 1998 |
A FRANÇA FOI SEDE DA COPA EM 1938 E EM 1998, QUANDO CONQUISTOU O TÍTULO PELA PRIMEIRA VEZ, APÓS DERROTAR O BRASIL. EM 2002, OS FRANCESES CHEGARAM À ÁSIA COMO GRANDES FAVORITOS, MAS SE DECEPCIONARAM POIS ACABARAM SENDO ELIMINADOS LOGO NA PRIMEIRA FASE. |
|
|
|
|
Jornais com informações sobre a Copa em geral.
Encarte do Jornal O GLOBO, ÁFRICA DO SUL 2010, RIO DE JANEIRO, 29 DE MAIO DE 2010.
Observar se no decorrer das propostas os alunos mostraram-se interessados e participativos, se contribuíram com novos textos e se buscaram a leitura para ampliarem seus conhecimentos.
Verificar se posicionaram-se frente às informações trazidas e se através da produção do “ VOCÊ SABIA QUE...”, abordaram os conhecimentos obtidos no decorrer das aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!