14/10/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio, mas seria mais produtivo que tivessem participado da AULA APRENDENDO SOBRE A COPA DO MUNDO – 2010, onde o tema COPA, foi amplamente abordado.
1ª Atividade
A professora iniciará a aula indagando sobre os conhecimentos que eles tem acerca do futebol, se esse esporte tem regras e se eles as conhecem. Trabalhará sobre a importância das regras num jogo, visando demonstrar que é fundamental que haja regras e que elas sejam bem conhecidas por todos, principalmente quando houver a realização de uma atividade esportiva que envolve a participação de vários países diferentes em um campeonato – COPA DO MUNDO. Apresentará a listagem dos jogadores da seleção brasileira, com suas respectivas posições e registrará com eles a função de cada um deles:
GOLEIROS:
DEFENSORES:
MEIO-CAMPISTAS:
ATACANTES:
2ª Atividade
A professora sugerirá a produção de uma maquete, representando um campo de futebol. Então os alunos deverão posicionar os jogadores, conforme a sua função em campo, com tampinhas coloridas ou com bonequinhos.
3ª Atividade
Será a de organizar esses nomes em ordem alfabética, não mais vinculando a função deles dentro do campo, mas com o objetivo de quantificá-los.
4ª Atividade
Para que eles se familiarizem com os nomes dos jogadores poderá propor fazer um jogo da memória, onde em algumas cartelas os alunos terão os nomes dos jogadores e nas outras as fotos dos jogadores. Segue modelo:
As fotos foram utilizadas do encarte de uma revista do Jornal O Globo.
Jornais com informações sobre a Copa em geral.
Encarte da Revista do Jornal O GLOBO, ÁFRICA DO SUL 2010, RIO DE JANEIRO, 29 DE MAIO DE 2010.
Encarte do Mc Donalds
SITES:
Durante a confecção da maquete a professora observará o nível de compreensão dos alunos das regras do Jogo de futebol, ao posicionarem os jogadores nos lugares adequados.
Observará no decorrer das atividades se os alunos mostraram-se interessados e participativos.
Através do jogo de memória verificar se eles identificam os jogadores pelo nome.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!