Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS COPAS EM QUE O BRASIL PARTICIPOU

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber sobre os títulos conquistados pela Seleção Brasileira de Futebol;
  • Buscar a leitura para adquirir informações;
  • Buscar a leitura como fonte de prazer;
  • Organizar os conhecimentos obtidos através das leituras;
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio, mas seria mais produtivo que tivessem participado da AULA  APRENDENDO SOBRE A COPA DO MUNDO – 2010, onde o tema COPA, foi amplamente abordado.

Estratégias e recursos da aula

 A professora iniciará a aula com a leitura do texto informativo a seguir:   

CONQUISTAS DO BRASIL NAS COPAS

      O BRASIL ERGUEU A TAÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1958, NA COPA DISPUTADA NA SUÉCIA. EM 1962, NO CHILE, A SELEÇÃO BRASILEIRA CONQUISTOU PELA SEGUNDA VEZ A TAÇA. EM 1970, NO MÉXICO, O BRASIL TORNOU-SE PELA TERCEIRA VEZ CAMPEÃO DO MUNDO. AO TORNAR-SE TRICAMPEÃO, GANHOU O DIREITO DE FICAR EM DEFINITIVO COM A POSSE DA TAÇA JULES RIMET.       

       APÓS O TÍTULO DE 1970, O BRASIL FICOU 24 ANOS SEM TÍTULO. EM 1994, NA COPA DO MUNDO DOS ESTADOS UNIDOS, O BRASIL  VENCEU A ITÁLIA E TORNOU-SE TETRACAMPEÃO.

      EM 2002, NA COPA DO MUNDO DO JAPÃO/CORÉIA DO SUL, O BRASIL TORNOU-SE PENTACAMPEÃO AO DERROTAR A SELEÇÃO DA ALEMANHA.         

2ª Atividade

Explorar com a turma todas as informações obtidas através do texto. Após a exploração do texto, a professora proporá  à classe um jogo, dividindo  a turma em dois grupos:

  •  um grupo ficará  com placas indicativas dos anos em que o Brasil ganhou:

 1958  1962  1970  1994  2002

  •   o outro  grupo ficará com placas indicativas dos TÍTULOS conquistados ao ganharem:   

TRICAMPEÃO   PENTACAMPEÃO     CAMPEÃO BICAMPEÃO  TETRACAMPEÃO

A professora fica com duas placas, uma  ANO e a outra TITULOS, com essas duas  placas viradas para baixo, chamará um aluno que deverá escolher uma das duas, a que for escolhida será a que dará início ao jogo.

Escolhido ano, o grupo levantará uma placa com o ano e o outro grupo dirá qual foi o título conquistado naquele ano.   

3ª Atividade

Outra atividade seria uma linha do tempo para eles marcarem os anos dos campeonatos do Brasil.   

1930 1934 1938  1950 1954 1958  1962  1966  1970  1974  1978  1982  1984  1988  2002   2006  2010     

Outra atividade será a de  trabalhar com tabelas:

1- Observe a tabela abaixo e responda:

a)  Marque de  verde os anos em que o Brasil foi campeão;

b) Marque de  azul os anos em que o Brasil foi vice campeão;

c) Marque de amarelo o ano em que a Copa foi no Brasil;

d)Quais países já sediaram a Copa duas vezes?

CLASSIFICAÇÃO DO BRASIL NAS COPAS

  

ANO

 LOCAL

CLASSIFICAÇÃO

1930

URUGUAI

1934

ITÁLIA

14º

1938

FRANÇA

1950

BRASIL

VICE  

1954

 SUÍÇA

 6º

1958

SUÉCIA

CAMPEÃO

1962

   CHILE

CAMPEÃO

1966

INGLATERRA

11º

1970

 MÉXICO

CAMPEÃO

1974

ALEMANHA

1978

 ARGENTINA

 3º

1982

ESPANHA

1986

MÉXICO

1990

ITÁLIA

1994

ESTADOS UNIDOS

CAMPEÃO

1998

FRANÇA

VICE

2002

COREIA DO SUL E JAPÃO

CAMPEÃO

2006

ALEMANHA

 5º

    

CLASSIFICAÇÃO DO BRASIL NAS COPAS  

 

ANO

LOCAL

JOGOS

VITÓRIAS

 EMPATES

GOLS

 1958

 SUÉCIA

6

5

 1

 16

1962

CHILE

6

5

 1

 13

1970

MÉXICO

6

 6

 0

19

1994

ESTADOS UNIDOS

7

5

 11

 2002

COREIA DO SUL E JAPÃO

7

7

 0

18

                      1 - Observe a tabela e responda:

a) Em qual ano o Brasil fez mais gols?

b) Em qual ano o Brasil teve mais quantidade de vitórias?

c) em qual país o Brasil venceu a primeira COPA?

Segue exemplos de alguns materiais utilizados:

Recursos Complementares
  • Jornais com informações sobre a Copa em geral.
  • Encarte do Jornal O GLOBO, ÁFRICA DO SUL 2010, RIO DE JANEIRO, 29 DE MAIO DE 2010.
  • Encarte do Mc Donalds
Avaliação

A  professora observará no decorrer de todas as atividades o nível de participação e interesse dos alunos, através dos jogos verificará o conhecimento dos alunos em relação ao tema abordado, assim como na leitura das tabelas.

Ao final da COPA a professora poderá sugerir um questionário, onde os alunos avaliarão os conhecimentos adquiridos após esse período de estudos.

Verificar se selecionam  textos para esclarecerem suas dúvidas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.