23/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças devem ter a prática de brincar coletivamente. Sugestões: brincadeiras de roda, vivo ou morto, etc.
Primeiro Momento:
Inicie a atividade levando para a roda a brincadeira “Caranguejo não é peixe” (domínio público). Esta brincadeira é bastante conhecida em todas as regiões do Brasil e pode ter variações de acordo com a região. Com as crianças em roda e de mãos dadas, cante e brinque de roda de acordo com o costume de sua cidade. A letra que conheço é a seguinte:
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.
Refrão Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é.
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
As crianças giram de mãos dadas e na hora do refrão soltam as mãos e seguem o que este está dizendo: batem três palmas, bate o pé direito três vezes, roda três vezes sem sair do lugar e depois volta para a roda para cantar a segunda parte.
Segundo Momento:
Proponha a brincadeira do “Abre-fecha” (autor desconhecido) a fim de continuar oportunizando o desenvolvimento da coordenação motora. Coloque as crianças assentadas com os braços estendidos à frente do corpo. Elas devem mexer as mãos, seguindo as orientações que você der. Roteiro: Abrir! (mãos abertas para frente) Fechar! (mãos fechadas para frente) Bater palmas! (três palmas) Abrir! (repetir o comando anterior) Fechar! (repetir o comando anterior) Mãos na cintura! Abrir! (repetir o comando anterior) Fechar! (repetir o comando anterior) Mãos nos ombros! (mãos nos ombros) Abrir! (repetir o comando anterior) Fechar! (repetir o comando anterior) Pássaros voam! (mãos em asas com os pulsos cruzados, movimento de um lado para o outro) Voltas, voltas eles dão! (braços à frente do peito, dar voltas) Bem depressa, mais depressa! (dar voltas rápidas) Bem quietinhos ficarão! (descansar as mãos no colo e ficar em silêncio).
Terceiro Momento:
Continuando o trabalho com o movimento do corpo das crianças proponha a seguinte brincadeira: “Quem quer brincar?”. Faça uma roda e vá ao centro, estique o braço com a mão virada para baixo e diga a frase: _ Quem quer brincar põe o dedo aqui, senão vai ... fechar! As crianças devem encostar o dedo indicador na palma da mão do educador rapidamente. Após todos chegarem, feche a mão. Quem ficar com o dedo preso deve pagar uma prenda: cantar, recitar, dançar, imitar um animal etc. Com certeza muitos irão querer ficar com o dedo preso para ter a oportunidade de se apresentar para os colegas.
Quarto Momento:
Para explorar um pouco mais a atenção e a motricidade faça uma atividade que possibilite movimentar o corpo. Com as crianças em pé, livres na sala de aula ou no pátio da escola, fale uma palavra de sua escolha. Peça que as crianças repitam a palavra em várias posições: sentadas; de pé; agachadas; deitadas; de bruços; pulando etc. Use a criatividade para criar outras posições. Repita a brincadeira falando uma frase inteira ou cantando uma música.
Quinto Momento:
Converse com as crianças sobre como é importante conhecer o próprio corpo e interagir com os colegas. Peça que registrem em forma de desenho a atividade que mais gostaram de fazer. Exponha os trabalhos em sala.
Visite os sítios abaixo e encontre muitas reflexões sobre o trabalho com a coordenação e o movimento na Educação Infantil.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=003
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=005
Assista ao vídeo sobre o planejamento de atividades lúdicas e prazerosas no endereço http://www.youtube.com/watch?v=I2ecd7KKiJo&feature=related .
Professor retome os objetivos iniciais da aula e observe se houve interação produtiva entre as crianças. Observe ainda como elas participaram das atividades. Melhoraram a coordenação motora? Conseguiram participar e se expressar durante as brincadeiras? Interagiram com os colegas? As respostas para essas questões devem estar em um relatório produzido para cada criança.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2012
Cinco estrelasexcelente. É a primeira vez que deixo aqui a minha opinião. achei FANTÁSTICO.