Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esquema corporal e coordenação motora: desenvolvendo habilidades

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Ampliar a agilidade e a espontaneidade;
  • Experienciar a atenção e a motricidade.
Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter a prática de brincar coletivamente. Sugestões: brincadeiras de roda, vivo ou morto, etc.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

Inicie a atividade levando para a roda a brincadeira “Caranguejo não é peixe” (domínio público). Esta brincadeira é bastante conhecida em todas as regiões do Brasil e pode ter variações de acordo com a região. Com as crianças em roda e de mãos dadas, cante e brinque de roda de acordo com o costume de sua cidade. A letra que conheço é a seguinte:

Caranguejo não é peixe

Caranguejo peixe é

Caranguejo só é peixe

Na enchente da maré.

Refrão    Palma, palma, palma             

   Pé, pé, pé              

            Roda, roda, roda              

   Caranguejo peixe é.

Caranguejo não é peixe

Caranguejo peixe é

Caranguejo só é peixe

Na vazante da maré.

  Palma, palma, palma      

                    Pé, pé, pé                        

          Roda, roda, roda         

As crianças giram de mãos dadas e na hora do refrão soltam as mãos e seguem o que este está dizendo: batem três palmas, bate o pé direito três vezes, roda três vezes sem sair do lugar e depois volta para a roda para cantar a segunda parte.     

Segundo Momento:

Proponha a brincadeira do “Abre-fecha” (autor desconhecido) a fim de continuar oportunizando o desenvolvimento da coordenação motora. Coloque as crianças assentadas com os braços estendidos à frente do corpo. Elas devem mexer as mãos, seguindo as orientações que você der. Roteiro: Abrir! (mãos abertas para frente) Fechar! (mãos fechadas para frente) Bater palmas! (três palmas) Abrir! (repetir o comando anterior) Fechar! (repetir o comando anterior) Mãos na cintura! Abrir! (repetir o comando anterior) Fechar! (repetir o comando anterior) Mãos nos ombros! (mãos nos ombros) Abrir! (repetir o comando anterior) Fechar! (repetir o comando anterior) Pássaros voam! (mãos em asas com os pulsos cruzados, movimento de um lado para o outro) Voltas, voltas eles dão! (braços à frente do peito, dar voltas) Bem depressa, mais depressa! (dar voltas rápidas) Bem quietinhos ficarão! (descansar as mãos no colo e ficar em silêncio).

Terceiro Momento:

 Continuando o trabalho com o movimento do corpo das crianças proponha a seguinte brincadeira: “Quem quer brincar?”. Faça uma roda e vá ao centro, estique o braço com a mão virada para baixo e diga a frase: _ Quem quer brincar põe o dedo aqui, senão vai ... fechar! As crianças devem encostar o dedo indicador na palma da mão do educador rapidamente. Após todos chegarem, feche a mão. Quem ficar com o dedo preso deve pagar uma prenda: cantar, recitar, dançar, imitar um animal etc. Com certeza muitos irão querer ficar com o dedo preso para ter a oportunidade de se apresentar para os colegas.

Quarto Momento:

Para explorar um pouco mais a atenção e a motricidade faça uma atividade que possibilite movimentar o corpo. Com as crianças em pé, livres na sala de aula ou no pátio da escola, fale uma palavra de sua escolha. Peça que as crianças repitam a palavra em várias posições: sentadas; de pé; agachadas; deitadas; de bruços; pulando etc. Use a criatividade para criar outras posições. Repita a brincadeira falando uma frase inteira ou cantando uma música.

Quinto Momento:

Converse com as crianças sobre como é importante conhecer o próprio corpo e interagir com os colegas. Peça que registrem em forma de desenho a atividade que mais gostaram de fazer. Exponha os trabalhos em sala.

Recursos Complementares

Visite os sítios abaixo e encontre muitas reflexões sobre o trabalho com a coordenação e o movimento na Educação Infantil.  

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=003     

 http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=005   

Assista ao vídeo sobre o planejamento de atividades lúdicas e prazerosas no endereço http://www.youtube.com/watch?v=I2ecd7KKiJo&feature=related .

Avaliação

Professor retome os objetivos iniciais da aula e observe se houve interação produtiva entre as crianças. Observe ainda como elas participaram das atividades. Melhoraram a coordenação motora? Conseguiram participar e se expressar durante as brincadeiras? Interagiram com os colegas? As respostas para essas questões devem estar em um relatório produzido para cada criança.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fatima, professora , Piauí - disse:
    fatimasousatito@hotmail.com

    16/06/2012

    Cinco estrelas

    excelente. É a primeira vez que deixo aqui a minha opinião. achei FANTÁSTICO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.