21/06/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Identificar nos prefácios românticos marcas discursivas e ideológicas desse estilo de época e seus efeitos de sentido;
relacionar características discursivas e ideológicas de obras românticas brasileiras ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção;
reconhecer nos prefácios românticos a concepção de autor e/ou de fazer literário apresentada pelos autores;
comparar concepções de autor e de fazer literário presentes nos textos literários de uma mesma época.
Habilidades de leitura e escrita.
Iniciação no tema Romantismo.
1ª etapa:
Professor, para esta primeira etapa da aula apresente aos alunos os três autores que serão objeto de estudo.
Atividade:
Divida a turma em grupos de três alunos e sorteie para um número igual de grupos um dos três autores referidos. Em seguida, leve-os até a biblioteca ou ao laboratório de informática e peça-os que busquem dados biográficos dos objetos da pesquisa, em livros, enciclopédias ou sites.
Abaixo vão algumas sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alvares-azevedo/alvares-azevedo.php
http://alvares-deazevedo.blogspot.com/2009/07/alvares-de-azevedo-biografia.html
http://www.astormentas.com/goncalvesdias.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/goncalves-dias/goncalves-dias.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/casimiro-de-abreu/casimiro-de-abreu.php
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=117&tpl=printerview
Após a pesquisa os alunos deverão registrar os dados e em sala de aula organizar uma breve exposição para que cada grupo possa conhecer os autores, a fim de facilitar o estudo dos textos-prefácio.
2ª etapa:
Professor, para esta segunda etapa é necessário que os alunos tenham um conhecimento inicial sobre o período romântico (contexto, características da linguagem, autores, concepção de mundo etc).
Atividade:
Indique para os alunos o site dominiopublico.gov.br e peça para que façam o download das seguintes obras: Lira dos Vinte Anos - prefácio da primeira e da segunda parte -(Álvares de Azevedo); Primeiros Cantos (Gonçalves Dias); e Primaveras (Casimiro de Abreu).
Professor, se estas obras se encontram na biblioteca de sua escola é conveniente que dê preferência às impressas e não às virtuais. Caso contrário, como elas já fazem parte de um domínio público, podem ser encontradas em uma variedade de sites para download de livros.
Os downloads são necessários para que se possa obter os prefácios para o objetivo da aula. Os links abaixo referem-se às obras citadas:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1732
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16654
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2173
Após o download, os alunos deverão ler e destacar nos textos-prefácio aquilo que puderem relacionar aos seguintes tópicos:
a) subjetivismo (a expressão de uma visão particular da realidade);
b) religiosidade (o espiritualismo como transcendência ao mundo real);
c) sentimentalismo (a relação do homem com o mundo mediada pela emoção);
d) revolução poética (a insubordinação às regras da poesia clássica);
e) bucolismo (a referência à harmonia entre homem e natureza);
f) ultra-romantismo (a valorização sensual do ser corporificado).
3ª etapa:
Professor, após o exercício de leitura e análise dos prefácios dos três autores românticos brasileiros, os alunos terão condições de produzir um material de estudo bastante rico e interessante.
Atividade:
Professor, para que fiquem bem claras as marcas do romantismo valorizadas pelos autores citados, peça aos alunos que exponham em cartazes ou vídeos as principais características destacadas de cada prefácio. Para variar a exposição divida novamente a turma em grupos (referentes a cada autor) e peça para que discutam entre eles e apresentem para o restante da turma o que prepararam. Todos os grupos deverão ter lido os prefácios dos três autores, porém, a apresentação dos grupos será sobre aquele sorteado.
Ao final, peça que comparem o que encontraram nos textos e debatam a fim de concluir como algumas marcas são recorrentes nos autores como o subjetivismo, o sentimentalismo e até mesmo a religiosidade. Outras, como o bucolismo, presentes em Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu; o ultra-romantismo, por outro lado, marcante no prefácio da segunda parte da Lira de Álvares de Azevedo, onde Caliban (o selvagem; o terreno) convive com Ariel (o idealista; o angelical).
É interessante esta visão comparativa sobre o que pregaram os autores em seus prefácios para refletirmos sobre uma visão contrária àquela preestabelecida como ocorre em alguns livros sobre literatura, para que os alunos percebam que a cada época, mesmo havendo ideais comuns entre os autores, as obras têm sua força também na particularidade, e esse desejo egocêntrico de individualismo é o que os românticos tentam concretizar.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 2º v. 7ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. v. 3. Era romântica. 7ª ed. São Paulo: Global, 2004.
Para a avaliação o professor deve considerar as avaliações críticas e produções dos alunos, levando em conta as leituras, as interpretações e as intervenções de cada um nas atividades propostas.
Cinco estrelas 2 classificações
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22/09/2010
Cinco estrelasOtima, muito boa . Vou usar nas minhas aulas. Obrigada.
25/08/2010
Cinco estrelasGostei muito deste trabalho (pesquisa, análise e apresentação) sobre estes autores. Quero colocar em prática para ver o resultado. Parabéns.