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Caracterizando o texto dramático em “O fantástico mistério de Feiurinha”

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e identificar as características do texto dramático;
  • encenar trechos da obra;
  • interagir em grupos.  
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura prévia de "O fantástico mistério de Feiurinha" (texto narrativo), de Pedro Bandeira, Editora FTD.
Estratégias e recursos da aula

Professor, o objetivo das atividades é apresentar aos alunos as características do texto dramático. Por isso, faz-se necessária a leitura do texto narrativo "O fantástico mistério de Feiurinha" já que iremos compará-lo ao texto, de mesmo título, escrito para ser encenado.

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a atividade, o professor retomará alguns pontos importantes da obra por meio de uma atividade motivadora. Para isso, ele dividirá a turma em grupos que receberão algumas falas retiradas do livro. O grupo escolherá um dos componentes para dramatizar a fala recebida. Os outros grupos deverão adivinhar de quem é fala e em que contexto da narrativa ela foi falada.

Sugestões de falas:

"É... Os únicos decididos são os caçadores. Eu devia ter casado com o Caçador que matou o Lobo".

(Fala de Chapeuzinho durante a reunião das princesas sobre o desaparecimento de Feiurinha)

"Até que a sua história é passável, Chapéu. Mas linda mesmo é a minha, que tem espelho mágico, maçã envenenada, bruxa malvada, anõezinhos e até caçador generoso".

(Fala de Branca de Neve durante a reunião das princesas sobre o desaparecimento de Feiurinha)

"Não aguento mais de dor de cabeça! Ai, que dor de cabeça!"

(Fala de Rapunzel durante a reunião das princesas sobre o desaparecimento de Feiurinha)

"Mas o pior é o ciúme dele. Vive brigando comigo porque diz que eu ando jogando as tranças pra todo mundo..."

(Fala de Rapunzel durante a reunião das princesas sobre o desaparecimento de Feiurinha)

"Bem...Está em língua estrangeira. É preciso traduzir primeiro. Mas sem dúvida é uma pista valiosa".

(Fala do Autor sobre uma possível pista a respeito do desaparecimento de Feiurinha)

"A história de Feiurinha é dos antigos. Quem me contou, há mais de sessenta anos atrás, foi minha avó, que também ouviu da avó dela. Era a minha história preferida, com perdão das princesinhas..."

(Fala de Jerusa no momento em que ia contar a história de Feiurinha, que ainda não estava nos livros)

É importante o professor ressaltar a necessidade de dramatizar a fala. Os alunos poderá criar a situação do momento da fala utilizando objetos da sala e/ou colegas.

Atividade 2

Para iniciar a atividade, o professor irá apresentar aos alunos um vídeo que mostra cenas da peça "O fantástico mistério de Feiurinha" apresentada pelo Grupo de teatro 360°.

http://www.youtube.com/watch?v=X3fv4u3Mris 

Depois de assistirem ao vídeo, que mostra desde os bastidores à cenas do espetáculo, o professor solicitará que, em grupos, os alunos discutam as seguintes questões:

  • Qual é o trabalho do grupo de teatro antes da peça ser apresentada?
  • Você acha que as personagens ficaram bem caracterizadas?
  • O cenário era adequado à peça?
  • No texto em que nós lemos há um narrador que nos apresenta a situação da história. Como o trecho seguinte, que aparece no vídeo, é encenado pelos atores sem o narrador?

"A velha Jerusa tinha trazido suas banhas para a sala, para ver que alegria toda era aquela".

Feito isso, o professor abrirá a discussão a toda a turma. É importante que o professor destaque a ausência do narrador que é substituída pela própria ação da cena.

Aula 2

Atividade

Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a sala em grupos e entregar a cada aluno uma cópia de um trecho de "O fantástico mistério de Feiurinha" (texto para teatro)

Peça teatral em um ato

Personagens

Escritor; Caio, o Lacaio; Dona Branca Encantado; Dona Cinderela Encantado; Dona Rapunzel Encantado; Dona Bela Adormecida Encantado; Dona Bela-Fera Encantado; Senhorita Chapeuzinho Vermelho; Jerusa; Feiurinha; Príncipe; Ruim; Malvada; Piorainda; Belezinha; Pai da Feiurinha; Mãe da Feiurinha; Bode Encantado (pode ser uma marionete).

1º cenário:

 O salão do castelo da Dona Branca Encantado, que deve sugerir o luxo de histórias de fadas. Cadeiras de espaldar alto, forradas de vermelho e pintadas de dourado, um canapé do mesmo jeito, cortinas de veludo vermelho, um grande espelho com moldura exagerada e a esquadria de uma imponente porta de entrada do salão protegida por batedeiras pretas. O ambiente aristocrático e de luxo pode ser sugerido por uma grande janela, com vitrais coloridos, por onde passa luz, projetando as cores por todo o cenário. Ao lado da cadeira principal, que será ocupada pela Dona Branca Encantado, desce do alto um vistoso puxador de campainha, com o qual ela chamará Caio, o Lacaio.

Antes do início do espetáculo, a platéia já pode ver o primeiro arranjo do cenário: a sala de trabalho do Escritor e, em todo o resto do palco, o salão do castelo de Dona Branca Encantado.

Escritor: "Branca de Neve casou-se com o Príncipe Encantado e os dois viveram felizes para sempre..." Ah, que história a da Branca de Neve! Acho que nunca mais alguém poderá criar uma história tão cheia de idéias emocionantes como esta: anõezinhos, espelho mágico, maçã envenenada... (Pega outro livro.) E esta, então? Cinderela! Que coisa mais linda! (Vai pegando outros livros.) Chapeuzinho Vermelho! A Bela Adormecida! A Bela e a Fera! Rapunzel! A Moura Torta! Que histórias fantásticas! Eu jamais vou me esquecer delas! Até hoje me emociono com as aventuras dessas heroínas... Passei minha infância com estes livros e hoje, que eu sou um escritor, adoraria poder criar uma história tão emocionante como qualquer uma destas... (Abre mais um livro na última página.) "... e os dois viveram felizes para sempre..." (Para a platéia:) Vocês já notaram? Todas essas histórias maravilhosas terminavam dizendo que a heroína se casava com o Príncipe Encantado e pronto. Os dois iam viver felizes para sempre e estava acabado. Mas, afinal de contas, o que significa "viver feliz para sempre"? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo pra comer macarronada? Ora, quer dizer que a felicidade não é viver mais nenhuma aventura? Nada mais de anõezinhos, maçãs envenenadas e sapatinhos de cristal? Ah, não pode ser! A vida de casado não pode ser tão chata! Como é que alguém pode viver feliz sem aventuras? Não é possível que heróis e heroínas tão sensacionais tenham passado o resto da vida assistindo o tempo passar feito novela de televisão! É preciso saber o que acontece depois do fim! Sabem? Eu sempre tive essa curiosidade e acabei, mesmo sem querer, descobrindo o que aconteceu no fim de todas essas histórias maravilhosas. E é isso que eu quero contar para vocês. Naquela época, eu era um escritor iniciante, com muitas idéias na cabeça e poucas no papel. Vivia observando as pessoas e a mim mesmo, tentando tudo entender e tudo transformar em histórias que tivessem verdade, que tivessem calor, que tivessem graça. Histórias cheias de paixão, como as aventuras das heroínas da minha infância. Quando aconteceram as histórias de fadas e princesas? Olhe, eu acho que todas aconteceram ao mesmo tempo. Querem ver? (Pega um dos livros e abre na primeira página.) "Era uma vez, há muitos e muitos anos..." Estão vendo? Nem um muito a mais nem um muito a menos. Todas as histórias começavam assim. Isso quer dizer que todas começaram ao mesmo tempo, não é verdade? E, se todas começaram ao mesmo tempo, todas terminaram também mais ou menos ao mesmo tempo! Pois foi justamente há muitos e muitos anos mais vinte e cinco anos, que começou o fantástico mistério de Feiurinha. Comigo no meio... (Vai até à mesa e senta-se. Pega um lápis e começa a apontá-lo com um apontador comum.) Estava eu sozinho em casa, em minha sala de trabalho, extremamente ocupado apontando um lápis, quando... Bem, naturalmente vocês sabem que os escritores, quando estão sem inspiração, sentem inadiável necessidade de apontar lápis, limpar os tipos da máquina, verificar se há papel suficiente na gaveta e ver se a empregada deixou alguma sobra na geladeira, não é? Então, como eu ia dizendo, estava eu extremamente ocupado com minha literatura, quando me entrou pela casa um sujeito esquisitíssimo.

Fonte: BANDEIRA, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: FTD, 1999.

Depois de fazerem a leitura do trecho, o professor deverá pedir aos alunos que identifiquem as diferenças entre os texto narrativo e aquele escrito para ser encenado. Em seguida, o professor solicitará a cada grupo que escreva uma das diferenças encontradas no quadro de giz. Eles deverão observar as seguintes diferenças:

  • há uma descrição do cenário;
  • durante a fala da personagem aparece trecho entre parênteses que explicam como a personagem deve agir ou o que fazer;
  • o narrador é substiuído pela própria ação da personagem.

Depois disso, o professor então solicitará à turma que escolha uma cena do livro para apresentarem aos colegas.

O livro para ser encenado está disponível para download em: http://www.esnips.com/doc/309d6112-3e47-48ac-a3ae-c85f34d216ac/Pedro-Bandeira---O-fantastico-misterio-de-Feiurinha.pdf 

Se o professor preferir, poderá organizar a apresentação total da peça, que deve ter um tempo bem maior para ensaio e organização, ou apenas apresentar alguns trechos selecionados em uma atividade mais rápida.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=DNTbCW2hopo

http://www.youtube.com/watch?v=fzAwHq2mfNw   

Professor, nos links acima, você encontrará trechos do filme "Xuxa e o fantástico mistério de Feiurinha".

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas aulas. É importante observar a postura dos alunos durantes as dramatizações: postura corporal, entonação de voz. O professor deve observar se os alunos compreenderam as diferenças entre o texto narrativo e o dramático.

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