21/06/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Proporcionalidade e Equivalência |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Estatística, probabilidade e combinatória |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Realizar operações entre polinômios
Operações algébricas
Professor apresente uma situação problema aos seus alunos, por exemplo:
(Unesp) a expressão V(x) = x.(16-2x).(24-2x) representa o volume, em cm3, de uma caixa na forma de um paralelepípedo retângulo-reto, em que x é a altura e os lados da base são 16 – 2x e 42 – 2x.
a) Se nenhuma das arestas da caixa pode ser menor que 1 cm, determine os valores possíveis da variável x.
b)Quando x = 5 cm, o volume da caixa é 420 cm3. Investigue se existem outros valores de x para os quais o volume é 420 cm3. Em caso afirmativo, dê esses valores.
As operações com polinômios estão descritas no livro didático, mas apresente aos seus alunos os vídeos abaixo, de acordo com a operação:
• Adição e subtração, http://www.youtube.com/watch?v=6JWrNiBncl8&feature=related
• Multiplicação, http://www.youtube.com/watch?v=p76yDrOwPls&feature=related
• Divisão:
* Método das Chaves, http://www.youtube.com/watch?v=708UF74gLWo&feature=related
* Teorema D'Alembert Teor do Resto, http://www.youtube.com/watch?v=n_Ai-DdGaCQ&NR=1
* Briot-Ruffini, http://www.youtube.com/watch?v=U-_3OwXIojM&NR=1
Professor, questione sobre o entendimento das operações. Caso necessite, apresente novamente o vídeo ou tire as dúvidas apresentadas pelos alunos. Caso necessite, toda a parte teórica está disponível em:
•http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0,5912,POR-20-86-955-5852,00.html#04
Exemplo de resolução de exercícios está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Cq-weFujbf4&feature=related.
Professor, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar. Alguns modelos estão disponíveis em:
• http://calculu.sites.uol.com.br/Exercicios/Polioperacoes/polioperacoes.htm
• http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Henry1ANOAula17.pdf
• http://turmadomario.com.br/cms/images/download/matematica/polinomios6.pdf
• http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Henry1ANOAula20e21e22.pdf
• http://www.scribd.com/doc/3671592/Matematica-PreVestibular-Impacto-Funcoes-Funcao-Polinomial
Professor, utilize também uma atividade lúdica para consolidar os conhecimentos sobre operações com polinômios. Para isto, na página 26 do documento disponível em http://www.uri.com.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/845.pdf, existe a descrição do “jogo de álgebra”.
Uma das grandes aplicações de polinômios é no campo da informática. Peça ao responsável do Laboratório de informática que organize uma atividade envolvendo linguagem de programação onde os alunos deverão elaborar, por exemplo, rotinas que:
• Calculem o valor numérico de um polinômio;
• Efetuem as operações com polinômios;
• Façam criptografia e descriptografia de senha.
• Produzam notas musicais.
Parte teórica(vídeos):
• Adição e subtração, http://www.youtube.com/watch?v=ttRY_8czAaU&feature=related
• Multiplicação de polinômios, http://www.youtube.com/watch?v=iXcAhIzKUgQ&feature=related
• Divisão de polinômios,
* Método das chaves, http://www.youtube.com/watch?v=FDqhD7ADd1s&feature=related
* Briot-Ruffini, http://www.youtube.com/watch?v=YhDJ8SahIQQ&feature=related
* Teorema D'Alembert Teor do Resto, http://www.youtube.com/watch?v=Qdx3csMwVqM&feature=related
Aplicação:
Para que servem os polinômios, http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.200307/msg00241.html
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
• Atividades em sala.
• Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
• Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
• Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto.
• Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
• Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
• Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/, por exemplo, veja http://professorcarlos.ninehub.com, acesse como visitante. Acesse o "Curso de Moodle" dentro da categoria "Coordenação pedagógica".
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2012
Cinco estrelasMuito bom...me ajudou muito!
29/09/2010
Cinco estrelasAula muito boa!
10/08/2010
Cinco estrelaseu achei muito interessante,e bem explicado tirou todas as duvidas que eu tinha agora vo fazer minha prova descansada