06/12/2010
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Entender e reproduzir a movimentação da cortada como elemento de ataque.
Participar das ações de defesa de modo a permitir que a bola seja colocada em condições de ser atacada.
Posicionar-se na quadra de jogo sendo uma efetiva opção de ataque para os alunos que estiverem praticando a levantada.
Identificar a necessidade de concentração e atenção nos jogos de Voleibol.
Valorar o trabalho de equipe.
Nessa aula serão utilizados os conhecimentos sobre Voleibol que os alunos adquiriram ao longo de sua trajetória escolar.
Caro (a) Professor (a) a presente aula vai trabalhar o ataque no Voleibol como elemento primordial. A cortada exerce um grande fascínio nos alunos, uma vez que, é o momento de definição do ponto e aqueles que a executam com frequencia são os que mais se destacam.
Dica - O(A) professor(a) deve ter a preocupação de valorizar o sentido coletivo do Voleibol, uma vez que a Cortada só acontecerá se houver uma boa recepção e um levantamento que coloque a bola em condições da execução da cortada.
Como já falamos em ocasiões anteriores sem o trabalho de equipe nada será feito, principalmente, em um esporte no qual cada um não pode tocar na bola duas vezes seguida.
Como define o dicionário Aurélio a Cortada no Voleibol é "ataque caracterizado pela impulsão do jogador que bate, fortemente, com a mão espalmada na bola".
Na presente aula temos a preocupação de fazer um trabalho mais direcionado para a execução do gesto, de modo a despertar o interesse do alunado para o jogo.
Assim a partir da definição que nos apresenta mestre Aurélio podemos dividir as fases do movimento da cortada em:
Abordagem - fase em que o atacante se aproxima da rede e prepara o segundo momento a impulsão;
Impulsão - momento em que o atacante salta buscando atingir a maior altura possível para golpear a bola;
Ataque - momento em que o jogador que está saltando busca com o rápido movimento de braço impulsionar a bola com força diretamente para a quadra adversária.
A ilustração constante do vídeo abaixo demonstra as três fases do movimento da cortada. Técnica do Movimento da Cortada.
http://escolinhavoleibol.blogspot.com/2007/12/cortada.html
A caracterização acima tem como objetivo direcionar as atividades que serão desenvolvidas ao longo da aula, uma vez que faremos atividades para cada uma das fases.
Atividade 1
O (A) professor (a) riscará três círculos com giz ou colocará aros de ginástica (bambolês) distribuídos em linha em direção a rede e solicitará que os alunos façam três movimentos inicialmente saltando com a perna esquerda no primeiro aro e com a direita no segundo aro e com os dois pés juntos saltando para cima no terceiro aro.
Após todos os alunos executarem esse movimento o (a) professor (a) que os alunos executem o movimento só que dessa vez o início se dará com a perna direita no primeiro aro e a esquerda no segundo a abordagem e o movimento do terceiro será igual ao do exercício anterior.
Dica –
1 - Na terceira execução cada aluno deverá fazer o movimento que lhe pareceu permitir melhor impulsão. De modo a iniciar com a perna mais forte.
2 - Essa atividade permitirá que os alunos identifiquem qual é a sua perna de impulsão.
Atividade 2 -
O (A) professor (a) segurará a bola acima da linha da rede enquanto os alunos se posicionarão em coluna na posição de entrada de rede a partir da linha de ataque. Ao sinal do professor o aluno sairá da linha de ataque e executará as três fases do movimento da cortada Abordagem, Impulsão e Ataque ao saltar o aluno tirará a bola da mão do professor, direcionando-a para a quadra adversária.
Dica – Esse exercício possibilitará que o (a) professor (a) corrija uma falha comum na execução do movimento da cortada, que é o aluno projetar o corpo em direção a rede, quando deve buscar ganhar a maior altura possível.
Atividade 3 -
A formação inicial será a mesma da Atividade 2, sendo que quando o aluno partir da linha de ataque o (a) professor (a), posicionado próximo a rede, lançará a bola para cima, a fim de que o aluno a ataque direcionando-a a quadra adversária.
Dica - No momento do ataque a bola é ideal que o aluno esteja com o braço esticado e golpeie a bola o mais alto possível.
Uma nova variável dessa atividade, ainda com o posicionamento dos alunos em coluna a partir da linha de ataque deverá ser com a introdução de um maior grau de dificuldade, o aluno que está na linha de ataque passa a bola, por meio de toque, para o(a) professor(a) ou o aluno que fará o papel de levantador que alçará a bola em condições de ser atacada pelo aluno que deu o primeiro toque.
Dica - Em uma aula posterior todas as atividades feitas nessa aula a partir da entrada de rede deverão ser feitas na posição de saída de rede. Caso o desempenho da turma seja bom o (a) professor (a) poderá trabalhar as duas posições na mesma aula
Abaixo apresentamos algumas sequencias de combinações de jogadas de ataque e defesa que poderão ser mostradas aos alunos. Dica – É importante que ao fazer isso o (a) professor (a) destaque que só se chega a execução adequada com a participação de todos.
Sequencias de Ataque - http://www.youtube.com/watch?v=xr3v7yMylCE&feature=player_embedded
Cortada Básica - http://www.youtube.com/watch?v=O6sL7Qkt2Tc&feature=related
Ataque pelo meio de rede - http://www.youtube.com/watch?v=w9DlCJw3ZIo&feature=related
A avaliação nessa aula estará fundamentada na execução dos movimentos não apenas considerando-se a qualidade do gesto, mas a participação de cada aluno em prol do grupo. Aquele que busca contribuir para que os demais aperfeiçoem sua movimentação estarão incorporando a visão do Voleibol como uma atividade em grupo.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2011
Três estrelasgostei das atividades, boas, de um nível de dificuldade pequeno, o que é bom para atrair os alunos, é claro, a metodologia do professor é que o elemento primordial para o sucesso das aulas