Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Cortada como elemento de ataque no Voleibol

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender e reproduzir a movimentação da cortada como elemento de ataque.

Participar das ações de defesa de modo a permitir que a bola seja colocada em condições de ser atacada.

Posicionar-se na quadra de jogo sendo uma efetiva opção de ataque para os alunos que estiverem praticando a levantada.

Identificar a necessidade de concentração e atenção nos jogos de Voleibol.

Valorar o trabalho de equipe.

Duração das atividades
1 aula de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nessa aula serão utilizados os conhecimentos sobre Voleibol que os alunos adquiriram ao longo de sua trajetória escolar.

Estratégias e recursos da aula

Caro (a) Professor (a) a presente aula vai trabalhar o ataque no Voleibol como elemento primordial. A cortada exerce um grande fascínio nos alunos, uma vez que, é o momento de definição do ponto e aqueles que a executam com frequencia são os que mais se destacam.

Dica - O(A) professor(a) deve ter a preocupação de valorizar o sentido coletivo do Voleibol, uma vez que a Cortada só acontecerá se houver uma boa recepção e um levantamento que coloque a bola em condições da execução da cortada.

Como já falamos em ocasiões anteriores sem o trabalho de equipe nada será feito, principalmente, em um esporte no qual cada um não pode tocar na bola duas vezes seguida.

Como define o dicionário Aurélio a Cortada no Voleibol é "ataque caracterizado pela impulsão do jogador que bate, fortemente, com a mão espalmada na bola".

Na presente aula temos a preocupação de fazer um trabalho mais direcionado para a execução do gesto, de modo a despertar o interesse do alunado para o jogo.  

Assim a partir da definição que nos apresenta mestre Aurélio podemos dividir as fases do movimento da cortada em:

Abordagem - fase em que o atacante se aproxima da rede e prepara o segundo momento a impulsão;  

Impulsão - momento em que o atacante salta buscando atingir a maior altura possível para golpear a bola;  

Ataque - momento em que o jogador que está saltando busca com o rápido movimento de braço impulsionar a bola com força diretamente para a quadra adversária.

A ilustração constante do vídeo abaixo demonstra as três fases do movimento da cortada. Técnica do Movimento da Cortada.

http://escolinhavoleibol.blogspot.com/2007/12/cortada.html 

A caracterização acima tem como objetivo direcionar as atividades que serão desenvolvidas ao longo da aula, uma vez que faremos atividades para cada uma das fases.

Atividade 1

O (A) professor (a)  riscará três círculos com giz ou colocará aros de ginástica (bambolês) distribuídos em linha em direção a rede e solicitará que os alunos façam três movimentos inicialmente saltando com a perna esquerda no primeiro aro e com a direita no segundo aro e com os dois pés juntos saltando para cima no terceiro aro.

Após todos os alunos executarem esse movimento o (a) professor (a) que os alunos executem o movimento só que dessa vez o início se dará com a perna direita no primeiro aro e a esquerda no segundo a abordagem e o movimento do terceiro será igual ao do exercício anterior.

Dica

1 - Na terceira execução cada aluno deverá fazer o movimento que lhe pareceu permitir melhor impulsão.  De modo a iniciar com a perna mais forte.

2 - Essa atividade permitirá que os alunos identifiquem qual é a sua perna de impulsão.

Atividade 2 -

O (A) professor (a) segurará a bola acima da linha da rede enquanto os alunos se posicionarão em coluna na posição de entrada de rede a partir da linha de ataque. Ao sinal do professor o aluno sairá da linha de ataque e executará as três fases do movimento da cortada Abordagem, Impulsão e Ataque ao saltar o aluno tirará a bola da mão do professor, direcionando-a para a quadra adversária.

Dica – Esse exercício possibilitará que o (a) professor (a) corrija uma falha comum na execução do movimento da cortada, que é o aluno projetar o corpo em direção a rede, quando deve buscar ganhar a maior altura possível.

Atividade 3 -

A formação inicial será a mesma da Atividade 2, sendo que quando o aluno partir da linha de ataque o (a) professor (a), posicionado próximo a rede, lançará a bola para cima, a fim de que o aluno a ataque direcionando-a a quadra adversária.

Dica - No momento do ataque a bola é ideal que o aluno esteja com o braço esticado e golpeie a bola o mais alto possível.

Uma nova variável dessa atividade, ainda com o posicionamento dos alunos em coluna a partir da linha de ataque  deverá ser com a introdução de um maior grau de dificuldade, o aluno que está na linha de ataque passa a bola, por meio de toque,  para o(a) professor(a) ou o aluno que fará o papel de levantador que alçará a bola em condições de ser atacada pelo aluno que deu o primeiro toque.

Dica - Em uma aula posterior todas as atividades feitas nessa aula a partir da entrada de rede deverão ser feitas na posição de saída de rede. Caso o desempenho da turma seja bom o (a) professor (a) poderá trabalhar as duas posições na mesma aula

Recursos Complementares

Abaixo apresentamos algumas sequencias de combinações de jogadas de ataque e defesa que poderão ser mostradas aos alunos. Dica – É importante que ao fazer isso o (a) professor (a) destaque que só se chega a execução adequada com a participação de todos.

Sequencias de Ataque - http://www.youtube.com/watch?v=xr3v7yMylCE&feature=player_embedded  

Cortada Básica - http://www.youtube.com/watch?v=O6sL7Qkt2Tc&feature=related 

Ataque pelo meio de rede - http://www.youtube.com/watch?v=w9DlCJw3ZIo&feature=related  

Avaliação

A avaliação nessa aula estará fundamentada na execução dos movimentos não apenas considerando-se a qualidade do gesto, mas a participação de cada aluno em prol do grupo. Aquele que busca contribuir para que os demais aperfeiçoem sua movimentação estarão incorporando a visão do Voleibol como uma atividade em grupo.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • adriano canto, UFAM , Amazonas - disse:
    adriano_at_leta@hotmail.com

    03/10/2011

    Três estrelas

    gostei das atividades, boas, de um nível de dificuldade pequeno, o que é bom para atrair os alunos, é claro, a metodologia do professor é que o elemento primordial para o sucesso das aulas


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.