16/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender com esta aula a:
Justificativa: Muitos animais são vistos por grande parte da população como animais perigosos e asquerosos, quando aparecem devem ser extintos, mesmo sendo eles muito importantes para o nosso meio ambiente. Sendo assim, vê-se com esta aula a chance de, ainda na infância, começar a desmistificar essa visão já tão popularizada acerca de certos "bichinhos".
Atividade 1 - Advinhação.
1º Momento: O professor, visando dar início ao estudo sobre o embuá, lançará de antemão um desafio para os alunos: se eles seriam capazes de descobrir, através de uma advinhação, o bichinho que irão estudar a partir daquela aula. Depois de escutar a resposta, ele lançará a advinhação:
"Apesar de muitos pés
Ando bem devagarzinho
Tenho um nome curioso
Que termina com a letra "a"
De "piolho de cobra"
Muitos gostam de me chamar
Meu corpo é cheio de anéis
Cada qual tem dois pezinhos
Se alguém me põe a mão
Eu me enrolo todinho"
(Daniel César Cardoso)
Depois de declamar a advinhação, o professor continuará lançando perguntas para as crianças:
2º Momento: Agora, depois de revelar o nome do animal, o professor lançará um novo desafio: será que eles são capazes de, só pela descrição da advinhação, desenhar um embuá? Então, o professor distribuirá o material necessário para a realização da atividade: papel A4, lápis hidrocor, giz de cera, lápis grafite, borracha, lápis de cor, entre outros. Quando acabarem a atividade, o professor mostrará uma foto de um embuá e discutirão quais os desenhos que mais se aproximaram da imagem da foto. A produção deverá ser exposta em um varal (barbante estendido no qual os desenhos são fixados com pregadores de roupa) dentro da sala de aula.
http://www.saudeanimal.com.br/imagens/embua.jpg
Atividade 2 - Diferenciando um embuá.
O professor proporá aos alunos que diferenciem o embuá de uma lacraia, para tanto, se faz necessário observarem suas características físicas: Quantos pares de patas tem um embuá?; E quantos pares de patas tem uma lacraia?; O embuá tem antenas? Como é formado o corpo do embuá? Qual a cor do embuá? E qual é a cor da lacraia? Após observarem os bichos e falarem sobre suas caracteriscas, o professor poderá propor uma pesquisa na biblioteca da escola, a fim de conhecerem sobre a reprodução e alimentação destes bichos.
http://canalfoto.org/galerias/07/05/3879_07_149_10_45_40.jpg
http://farm3.static.flickr.com/2778/4397848209_4257a635b1.jpg embua
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c11_aracnideos/Lacraia.jpg
Atividade 3 - Assistindo vídeo.
1º Momento: O professor proporá à turma a exibição de um pequeno vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=J1QVRyIF36U&feature=related .
Depois da exibição, o professor lançará questionamentos sobre o vídeo:
http://www.nekator.hpg.com.br/realpiolho.jpg
2º Momento: Agora, o professor pedirá aos alunos que o ajudem a deixar o centro da sala de aula livre (é bom providenciar antecipadamente que o chão da sala esteja devidamente limpo). Depois, proporá a seguinte dinâmica: que eles se juntem em duplas, depois se alonguem (o professor dará um tempo para que eles estendam os bracos e as pernas, movimentemos quadris, enfim, façam um alongamento mediado pelo professor). Continuando, depois do alongamento, o professor explicará que os dois componentes de cada dupla ficarão um de frente para o outro, e quando uma música começar a tocar, eles comecem a fazer o movimento do embuá se locomovendo, quando a música parar, cada um deverá se enrolar como o embuá. A seguir, quando a música voltar, eles novamente deverão se locomover como o embuá. A partir dos movimentos elaborados pelas duplas, o professor poderá propor que cada dupla se apresente para o grande grupo, sendo que cada dupla deverá escolher uma trilha sonora para representar a dança.
Atividade 3 - Andando como embuá.
O professor comunicará às crianças (todos já estarão na quadra de esportes da escola) que elas participarão de um competição. A turma será dividida em duas equipes: meninos e meninas. Cada equipe terá que se organizar da seguinte maneira: em fila, o segundo componente colocará as mãos no ombro do primeiro, o terceiro colocará as mãos no ombro do segundo e assim por diante. Uma vez organizadas as duas equipes em filas e posicionadas na mesma linha de partida, o professor apitará uma vez e aí cada equipe terá que sair andando, como um grande embuá rapidamente, mas sem correr, rumo a linha de chegada. Quando o primeiro da fila pisar na linha de chegada, imediatamente o último componente se direciona na direção de volta, virando assim o primeiro da fila, e todos da equipe fazem o mesmo para poderem retornar para o ponto de partida o mais rápido possível. A principal regra da dinâmica é que, enquanto andam, jamais um componente de uma equipe poderá tirar as mãos do ombro do outro, caso isso ocorra, a equipe terá que voltar ao ponto inicial. As equipes farão este trajeto por 3 vezes, sendo a equipe vencedora, aquela que cumpri-lo primeiro, sem deixar de cumprir as orientações dadas.
Sites para pesquisa:
O aluno será avaliado segundo os seguintes critérios:
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21/05/2012
Três estrelasé bem informativo