14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha formado o conceito de número e o professor ter iniciado o trabalho com unidades e dezenas.
Estratégia e recursos da aula:
Papel cartão, cola e tesoura.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, ao começar o trabalho com a turma, instigue-a sobre os conhecimentos prévios que tem sobre algumas maneiras de se realizar cálculos matemáticos, como adição e subtração. Em seguida, pergunte se alguém já viu um objeto que se chama ábaco. Se alguém responder sim, peça para explicar como é. Se não, explique que o ábaco é uma antigo instrumento para se calcular e pode ser feito de madeira com arames ou de papel. Cada arame no sentido vertical representa uma posição, como unidades, dezenas, centenas, dentre outros, e os elementos de contagem, como, bolas, fichas de papel deslocam nessas posições. Providencie imagens de diferentes ábacos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco
Se na sua escola tiver Laboratório de Multimídia leve as crianças para lerem sobre a história do ábaco no sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco. Se não tiver, providencie cópias para os alunos.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, neste momento da atividade cada criança deverá construir seu ábaco de papel. Você poderá organizar a turma em um formato quadrado ou em círculo, a fim de que uma criança fique do lado da outra.
Dependendo do conteúdo que você está trabalhando, deverá decidir se vai usar apenas unidades e dezenas ou se também poderá trabalhar outras casas decimais.
Providencie um pedaço de papel cartão para cada criança e peça para recortarem, deixando duas tiras de papel na vertical, que representa as unidades ( U ) e outro representando as dezenas ( D ), observe o exemplo com o número 35.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida solicite para recortarem as fichas de papel cartão do tamanho de (1 cm X 4 cm).
Outro exemplo é a construção do ábaco chinês, veja no sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=AGNPLaaXsfM&feature=fvst
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para maior aproximação das crianças com o ábaco, proponha a atividade a seguir, que sugere a identificação de números no ábaco.
ATIVIDADE
1 - Identifique no ábaco os números a seguir e depois represente no caderno a posição formada pelas fichas.
a) 10 b) 27 c) 54
Fonte: Acervo da autora
2 - No ábaco abaixo, Nathália representou um número. Que número é esse?
Fonte: Acervo da autora
(A) 46
(B) 64
(C) 36
(D) 95
3 – Observe o ábaco e responda:
Fonte: Acervo da autora
A – O número representado é maior ou menor que uma dezena? ______________
B – Quantos falta para representar uma dezena? _______________
C – Para se formar duas dezenas, precisa-se adicionar quantas unidades?______________
D – O que devo fazer para completar meia dezena? Somar 1 ou somar 2? _____________
Professor, ao longo desta atividade verifique se seus alunos conseguem conceituar o que é ábaco, para isso questione-os sobre os elementos que o caracterizam, observe as atividades realizadas por eles, no que diz respeito, a construção e representação dos números, pois ao longo do trabalho essas atividades contribuirão para a construção do raciocínio matemático.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/04/2012
Três estrelasboa aula mas poderia ser mais didática. ao invés de figuras se utilizar um abaco verdadeiro!