Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construção de ábaco

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • utilizar diferentes maneiras para adicionar e subtrair;
  • interessar  pela matemática e pelo conhecimento de seu uso em outras culturas;
  • construir ábaco;
  • desenvolver habilidades intelectuais e manuais.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha formado o conceito de número e o professor ter iniciado o trabalho com unidades e dezenas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

 Papel cartão, cola e tesoura.

1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, ao começar o trabalho com a turma, instigue-a sobre os conhecimentos prévios que tem sobre algumas maneiras de se realizar cálculos matemáticos, como adição e subtração. Em seguida, pergunte se alguém já viu um objeto que se chama ábaco. Se alguém responder sim, peça para explicar como é. Se não, explique que o ábaco é uma antigo instrumento para se calcular e pode ser feito de madeira com arames ou de papel. Cada arame no sentido vertical representa uma posição, como unidades, dezenas, centenas, dentre outros, e os elementos de contagem, como, bolas, fichas de papel deslocam nessas posições. Providencie imagens de diferentes ábacos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco 

Se na sua escola tiver Laboratório de Multimídia leve as crianças para lerem sobre a história do ábaco no sítio  http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco. Se não tiver, providencie cópias para os alunos. 

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

 Professor, neste momento da atividade cada criança deverá construir seu ábaco de papel. Você poderá organizar a turma em um formato quadrado ou em círculo, a fim de que uma criança fique do lado da outra.

Dependendo do conteúdo que você está trabalhando, deverá decidir se vai usar apenas unidades e dezenas ou se também poderá trabalhar outras casas decimais.

Providencie um pedaço de papel cartão para cada criança e peça para recortarem, deixando duas tiras de papel na vertical, que representa as unidades ( U ) e outro representando as dezenas ( D ),  observe o exemplo com o número 35.

Fonte: Acervo da autora

Em seguida solicite para recortarem as fichas de papel cartão do tamanho de  (1 cm X 4 cm).

 Outro exemplo é a construção do ábaco chinês, veja no sítio:

 http://www.youtube.com/watch?v=AGNPLaaXsfM&feature=fvst   

3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos

 Professor, para maior aproximação das crianças com o ábaco, proponha a atividade a seguir, que sugere a identificação de números no ábaco.

   ATIVIDADE

  1 - Identifique no ábaco os números a seguir e depois represente no caderno a posição formada pelas fichas.

                                                   a)      10                          b)      27                        c)     54     

      

Fonte: Acervo da autora

2 - No ábaco abaixo, Nathália representou um número. Que número é esse?  

 

Fonte: Acervo da autora

(A) 46

(B) 64

(C) 36

(D) 95

3 – Observe o ábaco e responda:

Fonte: Acervo da autora

A – O número representado é maior ou menor que uma dezena? ______________

B – Quantos falta para representar uma dezena? _______________

C – Para se formar duas dezenas, precisa-se adicionar quantas unidades?______________

D – O que devo fazer para completar meia dezena? Somar 1 ou somar 2? _____________  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, ao longo desta atividade verifique se seus alunos conseguem conceituar o que é ábaco, para isso questione-os sobre os elementos que o caracterizam, observe as atividades realizadas por eles, no que diz respeito, a construção e representação dos números, pois ao longo do trabalho essas atividades contribuirão para a construção do raciocínio matemático.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • claudio dos santos muniz junior, Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA , Rio Grande do Sul - disse:
    muniz610@gmail.com

    20/04/2012

    Três estrelas

    boa aula mas poderia ser mais didática. ao invés de figuras se utilizar um abaco verdadeiro!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.