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Operações de adição e subtração utilizando o ábaco

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer  a diferença entre adição e subtração;
  • explorar momentos de real contato com as operações matemáticas;
  •  verificar através da resolução das questões propostas, a função do ábaco na construção do raciocínio lógico matemático na  criança;
  •  registrar, no caderno, as operações realizadas.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha construído o conceito de número e de ábaco .

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

 Professor, para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).

Exemplo da atividade com a operação 35 + 24   

Fonte: Acervo da autora

  Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:

a)  31 + 14

b) 10 + 01

c)  22 + 17

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

 Professor, agora realize operações de subtração sem reagrupamento, ou seja, não há reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na subtração, (ábaco A representa o número 77 e o ábaco B representa o número 51).

Exemplo da atividade com a operação 77 – 51  

Fonte: Acervo da autora

 Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:

a)  68 - 14

b) 34 - 12

c)  53 - 11

3ª atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor, você também poderá propor que os alunos realizem operações de adição e de subtração com reagrupamento. No entanto, notará a presença de um novo passo para a realização das operações. Cada criança deverá ter dois ábacos para representar os números, tanto na adição quanto na subtração.

Exemplo de adição com reagrupamento:

25 + 16 (um ábaco para representar o número 25 e outro para representar o 16)

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:

a)  37 + 24

b) 68 + 15

c) 22 + 19

Exemplo de subtração com reagrupamento:

51 - 17 (um ábaco para representar o número o 51 e outro para representar o número 17 )

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:

a)  62  - 19

b) 53 - 28

c) 44 - 39

Outra atividade, seria identificar os números no ábaco e depois resolver algumas situações problemas. Observe:

Fonte: Acervo da autora

Qual é o número representado pelo ábaco: A: ____________ B: _____________ C: __________

Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as operações, responda com muita atenção:

a. Some o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _______

b. Subtraia o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _____

c. Some o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______

d. Subtraia o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______

e. Some o número do ábaco B com o resultado do item a. O resultado será: ______

f. Subtraia o número do ábaco B com o resultado do item b. O resultado será: ______

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, observe se seus alunos aprenderam a estrutura do ábaco, bem como a forma de realizar  as operações, para isto verifique o processo realizado pelas crianças para chegarem ao resultado. Uma maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações, você poderá redirecionar seu trabalho e perceber os avanços e dificuldades da turma e fazer as adequações metodológicas para uma melhor aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Josilene, Unidade Integrada Tereza de Oliveira , Maranhão - disse:
    josilenejvc@hotmail.com

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    Foi muito útil p/ mim. Parabéns!


  • Tercio, Liceu Albert Sabin , São Paulo - disse:
    terciodamiani@hotmail.com

    22/03/2012

    Duas estrelas

    Ruim, a representação gráfica do cálculo de subtração com reagrupamento de 51 - 17 está errada, mostrando o resultado de 24, ao invés de 34, o correto.


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