14/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha construído o conceito de número e de ábaco .
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).
Exemplo da atividade com a operação 35 + 24
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 31 + 14
b) 10 + 01
c) 22 + 17
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, agora realize operações de subtração sem reagrupamento, ou seja, não há reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na subtração, (ábaco A representa o número 77 e o ábaco B representa o número 51).
Exemplo da atividade com a operação 77 – 51
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 68 - 14
b) 34 - 12
c) 53 - 11
3ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, você também poderá propor que os alunos realizem operações de adição e de subtração com reagrupamento. No entanto, notará a presença de um novo passo para a realização das operações. Cada criança deverá ter dois ábacos para representar os números, tanto na adição quanto na subtração.
Exemplo de adição com reagrupamento:
25 + 16 (um ábaco para representar o número 25 e outro para representar o 16)
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 37 + 24
b) 68 + 15
c) 22 + 19
Exemplo de subtração com reagrupamento:
51 - 17 (um ábaco para representar o número o 51 e outro para representar o número 17 )
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 62 - 19
b) 53 - 28
c) 44 - 39
Outra atividade, seria identificar os números no ábaco e depois resolver algumas situações problemas. Observe:
Fonte: Acervo da autora
Qual é o número representado pelo ábaco: A: ____________ B: _____________ C: __________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as operações, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _______
b. Subtraia o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _____
c. Some o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
d. Subtraia o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
e. Some o número do ábaco B com o resultado do item a. O resultado será: ______
f. Subtraia o número do ábaco B com o resultado do item b. O resultado será: ______
Professor, observe se seus alunos aprenderam a estrutura do ábaco, bem como a forma de realizar as operações, para isto verifique o processo realizado pelas crianças para chegarem ao resultado. Uma maneira de avaliar é acompanhar e registrar o processo, pois a partir das observações, você poderá redirecionar seu trabalho e perceber os avanços e dificuldades da turma e fazer as adequações metodológicas para uma melhor aprendizagem.
Quatro estrelas 3 classificações
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14/10/2014
Cinco estrelasOtimo
31/05/2012
Cinco estrelasFoi muito útil p/ mim. Parabéns!
22/03/2012
Duas estrelasRuim, a representação gráfica do cálculo de subtração com reagrupamento de 51 - 17 está errada, mostrando o resultado de 24, ao invés de 34, o correto.