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Brincadeiras populares: transformando o jogo de Queimado

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Listar as principais regras do jogo Queimado.

Propor mudanças nas regras do jogo visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos.

Participar dos jogos cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já tenham praticado o jogo Queimado e dominem as principais regras do jogo.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte do plano de unidade, que pretende apresentar diferentes jogos de arremesso. O objetivo central da aula é repensar a prática do Queimado, propondo mudanças nas regras visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos.

Atividade 1:

Caro professor, a primeira atividade será um pequeno teste diagnóstico individual para identificar os conhecimentos da turma sobre o jogo Queimado. Peça aos alunos para desenharem o campo de jogo do Queimado destacando:

1) as partes do campo;

2) os espaços destinados para as principais equipes.

Depois do desenho, os alunos deverão escrever as principais regras do jogo na mesma folha.

Atividade 2:

Terminado o primeiro momento, o professor irá organizar um debate na turma. Peça voluntariamente para os alunos apresentarem para os demais colegas as regras do jogo Queimado. Um a um, os alunos poderão comparar as diferentes versões existentes do mesmo jogo. Estimule os alunos e pensarem os motivos dessas diferenças. Por que um jogo com o mesmo nome pode apresentar diferenças nas suas regras? Por que às vezes jogos com regras idênticas possuem nomes diferentes? Esse debate será fundamental para a compreensão do conceito de “jogo”, que é distinto, por exemplo, do conceito de “esporte”.

Compreendidas as regras, o professor deverá organizar, junto com os alunos, duas versões diferentes do jogo Queimado para a prática nas aulas. É importante destacar que algumas regras do Queimado favorecem a exclusão dos menos hábeis e outras favorecem a inclusão dos mesmos. Busque problematizar com os alunos as implicações das regras: como podemos transformar o jogo Queimado para torná-lo mais inclusivo? Qual a importância da participação de todos os alunos nas atividades programadas?

Atividade 3: 

Na parte final da aula, os alunos irão praticar duas versões distintas do jogo Queimado. Ao final da prática os alunos deverão destacar qual das versões é mais atrativa e permite a participação de mais alunos.

Versão 1: Queimado Invertido. Organize com os alunos uma quadra tradicional de Queimado: 1) Duas equipes; 2) Dois campos separados por uma linha; 3) Duas áreas destinadas aos alunos que forem “queimados” – chamado na cidade do Rio de Janeiro de “céu”.

http://www.smartkids.com.br/conteudo/especiais/brincadeiras/queimada-campo.gif

Nessa versão há uma diferença fundamental da versão tradicional do jogo. Teremos um jogador de cada equipe iniciando no campo de jogo da equipe A e da equipe B. O restante dos jogadores iniciará no “céu” das respectivas equipes (indicado como "cemitério" no desenho). O objetivo dos jogadores que estão no “céu” é acertar o oponente e ir, progressivamente, retornando para o seu campo de jogo. O aluno que consegue sair do “céu” jamais retorna para esse espaço. Ganha a equipe que primeiro retirar todos seus alunos do “céu”.

Versão 2: 

Queimado Secreto. Nessa versão, cada equipe escolherá democraticamente um jogador coringa e não deverá comunicar sua escolha para a outra equipe. As regras desse Queimado são idênticas as regras tradicionais do jogo, porém para vencer a partida é preciso identificar o jogador curinga da equipe adversária e “queimá-lo”. À medida que os alunos compreenderem as regras do novo jogo aumente o número de jogadores coringas em cada rodada. Estimule as equipes a criarem estratégias coletivas para defenderem os seus coringas e para iludirem a equipe adversária na tarefa de identificar os coringas.

Ao final da prática reuna a turma para um debate. Estimule a reconstrução do Queimado objetivando maior integração dos alunos. Peça para os alunos indicarem as principais dificuldade vivenciadas durante a partida e possíveis soluções para otimizar a prática.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá mediar um debate com a turma sobre os principais pontos da aula:

1) as diferentes partes da quadra de Queimado;

2) as novas regras apresentadas nos jogos praticados favorecem a inclusão de mais alunos quando comparamos com as regras tradicionais do jogo?

3) qual das duas versões praticadas é mais inclusiva? Por quê?

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