Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ADIVINHAS E FRASES FEITAS

 

08/08/2010

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Valorizar a cultura popular
  • Despertar o gosto pelas adivinhas
  • Conhecer uma diversidade de frases feitas e a possibilidade de aplicá-las no nosso cotidiano.
Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimento prévio exigido.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1   

1ª etapa  

 - Professor: inicie sua aula com uma adivinha:

“O que é? o que é?/ Todos têm duas / E você só tem uma?” (1)   

- Deixe os alunos pensarem, analisando cada uma das partes da adivinha.   

- Outra: “O que é? o que é? / Tira a roupa, aparecem os dentes; / Tira os dentes, aparece o corpo?” (2)  

- Sabe as respostas, Professor?   

- Explique aos seus alunos que a adivinha é uma fórmula enigmática em verso ou em prosa, cujo tema vem descrito “despistadamente”, através de suas causas, efeitos, contatos, qualidades, contrastes, equívocos, semelhanças ou diferenças, muitas vezes em expressões ambíguas e até obscuras, com a intenção de “quebrar a cabeça” de seu adivinhador. É um jogo intelectual, cuja simples decifração é um verdadeiro divertimento. Nele a metáfora, a homonímia, a analogia, a comparação desempenham papel muito importante. Quanto mais obscura, mais interessante, porque força a inteligência e dá asas à reflexão e à interpretação.   

- A prática de adivinhar vem da mais remota antiguidade e foram aceitas entre todos os povos das mais remotas eras. Daí a sua importância no estudo da cultura popular.  

- Uma adivinha se compõe, estruturalmente, de dois elementos:

1) uma fórmula interrogativa, que pode ser introdutória ou de arremate;

2) uma declaração descritiva do tema, apresentando um ou vários aspectos do objeto, definidos em termos de ambiguidade ou de contradição, visando a confundir o ouvinte. No Brasil, as adivinhas são comumente colocadas por: “O que é? o que é?”   

- Outra: “O que é? o que é? / Rico faz quando quer,/  Pobre quando pode / E cachorro a toda hora?”  (3)   

- Consulte o site http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm para outras informações e mais adivinhas.    

- Peça aos seus alunos que tragam para a próxima aula o maior número possível de adivinhas para que seja feito um campeonato. Lembre a eles que deverão trazer as respostas, mas não poderão mostrá-las aos colegas. Seria mais interessante que estas adivinhas fossem colhidas oralmente por eles com pessoas da família, da vizinhança, da comunidade.

2ª etapa   

- Campeonato de adivinhas:

1) Divida a turma em 2 grupos.

2) Definindo a vez por sorteio, um membro do grupo A deverá apresentar uma adivinha para que um membro do grupo B (também definido por sorteio) tente responder.

3) Depois, um membro do grupo B faz a pergunta para um membro do grupo A, que deverá responder. Todas as vezes os membros dos grupos deverão ser sorteados.

4) Quando houver acerto, ponto para o grupo que acertou. Quando a resposta estiver errada, o grupo que perguntou é que ganhará o ponto.

5) Será eliminado da disputa o membro que responder fora da sua vez.

6) Quando cada um dos membros dos grupos perguntar 1 vez e responder 1 vez,  deverá ter seu nome retirado do sorteio.

7) Ganhará o grupo que obtiver mais pontos.   

OBS: Professor, você pode variar a organização do campeonato da maneira que quiser. Esta é uma sugestão. O interessante é fazer a atividade do campeonato, de maneira que os alunos possam conhecer o maior número possível de adivinhas, despertando o gosto por elas e valorizando a nossa cultura popular.   

- Em tempo: Respostas das adivinhas anteriores:

(1) A letra “o”.

(2) Espiga de milho. 

(3) Festa.

AULA 2   

- Professor: inicie esta aula fazendo uma apresentação de algumas frases que são comuns em nossa oralidade. Pergunte se os alunos conhecem estas frases:

a) Dormir com as galinhas. b) Sair cuspindo fogo. c) Chover no molhado.   

- Solicite que eles imaginem uma situação em que tais frases possam ser usadas. Mostre que elas têm que ser entendidas no seu sentido figurado e não literal, pois se assim não fosse, o significado delas mudaria por completo. Oriente-os na compreensão destas frases no seu sentido literal; depois a diferença de sentido quando o sentido é figurado, metafórico.   

- Esclareça que estas são chamadas de frases feitas, que são locuções populares, expressando a profunda sabedoria e o vivo espírito de observação do povo. Muitas delas são eufemismos, de maneira a evitar palavras feias ou tabus.   

- Pergunte se eles conhecem outras frases feitas. Deixe-os falarem e explicarem o significado.   

- Separe a turma em duplas ou trios (da maneira que preferir). Distribua uma frase para cada dupla (ou trio) e peça que eles imaginem uma situação em que tal frase seja empregada. Depois disso, eles deverão escrever esta situação em forma de uma pequena narrativa.   

- Sugestões de frases:

1) Querer tapar o sol com a peneira.

2) Pedir pinico.

3) Ser carne de pescoço.

4) Ter o olho maior do que a barriga.

5) Conversa mole pra boi dormir.

6) Falar pelos cotovelos.

7) Arranjar sarna pra se coçar.

8) Pôr mais lenha na fogueira.

9) Custar os olhos da cara.

10) Ir a Roma e não ver o Papa.

11) Pular de galho em galho.

12) Meter a viola no saco.

13) Procurar chifre em cabeça de cavalo.

14) Desse mato não sai coelho.

15) Ficar de orelha em pé.   

- Depois da produção da pequena narrativa, solicite aos alunos apresentarem oralmente seus textos para os colegas. Posteriormente, eles poderão ilustrar seus textos e fazerem um mural no corredor da escola com as produções, de modo a socializarem o trabalho.   

- Sugira, também, que eles recolham com outras pessoas diferentes frases feitas que sejam comumente utilizadas pelo povo. Estas frases farão parte do mural, que poderá receber o título de “A sabedoria do povo”.

Recursos Complementares

Maiores informações, consulte o site  http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm 

Avaliação

Avalie o mural organizado pela turma, junto com os alunos. Peça que eles levantem pontos positivos do trabalho realizado e a participação de cada um na execução da atividade. Deixe que façam sua auto-avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • karla, escola: estadual ovídio edgar de albuquerque , Alagoas - disse:
    karllynha.00gatade2015@hotmail.com

    23/08/2010

    Cinco estrelas

    muito legal explica mais sobre as adivinhas, mostracomo fazer na sala de aula, muito bacana. adorei..........


  • Ana Cleide Xavier, Colégio Batista Brasileiro , Bahia - disse:
    acxavier66@hotmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Aula excelente com proposta dinâmiica , interativa e instigadora do conhecimento. Valoriza a cultura do nosso povo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.