08/08/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Objetivos:
Não há conhecimento prévio exigido.
AULA 1
1ª etapa
- Professor: inicie sua aula com uma adivinha:
“O que é? o que é?/ Todos têm duas / E você só tem uma?” (1)
- Deixe os alunos pensarem, analisando cada uma das partes da adivinha.
- Outra: “O que é? o que é? / Tira a roupa, aparecem os dentes; / Tira os dentes, aparece o corpo?” (2)
- Sabe as respostas, Professor?
- Explique aos seus alunos que a adivinha é uma fórmula enigmática em verso ou em prosa, cujo tema vem descrito “despistadamente”, através de suas causas, efeitos, contatos, qualidades, contrastes, equívocos, semelhanças ou diferenças, muitas vezes em expressões ambíguas e até obscuras, com a intenção de “quebrar a cabeça” de seu adivinhador. É um jogo intelectual, cuja simples decifração é um verdadeiro divertimento. Nele a metáfora, a homonímia, a analogia, a comparação desempenham papel muito importante. Quanto mais obscura, mais interessante, porque força a inteligência e dá asas à reflexão e à interpretação.
- A prática de adivinhar vem da mais remota antiguidade e foram aceitas entre todos os povos das mais remotas eras. Daí a sua importância no estudo da cultura popular.
- Uma adivinha se compõe, estruturalmente, de dois elementos:
1) uma fórmula interrogativa, que pode ser introdutória ou de arremate;
2) uma declaração descritiva do tema, apresentando um ou vários aspectos do objeto, definidos em termos de ambiguidade ou de contradição, visando a confundir o ouvinte. No Brasil, as adivinhas são comumente colocadas por: “O que é? o que é?”
- Outra: “O que é? o que é? / Rico faz quando quer,/ Pobre quando pode / E cachorro a toda hora?” (3)
- Consulte o site http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm para outras informações e mais adivinhas.
- Peça aos seus alunos que tragam para a próxima aula o maior número possível de adivinhas para que seja feito um campeonato. Lembre a eles que deverão trazer as respostas, mas não poderão mostrá-las aos colegas. Seria mais interessante que estas adivinhas fossem colhidas oralmente por eles com pessoas da família, da vizinhança, da comunidade.
2ª etapa
- Campeonato de adivinhas:
1) Divida a turma em 2 grupos.
2) Definindo a vez por sorteio, um membro do grupo A deverá apresentar uma adivinha para que um membro do grupo B (também definido por sorteio) tente responder.
3) Depois, um membro do grupo B faz a pergunta para um membro do grupo A, que deverá responder. Todas as vezes os membros dos grupos deverão ser sorteados.
4) Quando houver acerto, ponto para o grupo que acertou. Quando a resposta estiver errada, o grupo que perguntou é que ganhará o ponto.
5) Será eliminado da disputa o membro que responder fora da sua vez.
6) Quando cada um dos membros dos grupos perguntar 1 vez e responder 1 vez, deverá ter seu nome retirado do sorteio.
7) Ganhará o grupo que obtiver mais pontos.
OBS: Professor, você pode variar a organização do campeonato da maneira que quiser. Esta é uma sugestão. O interessante é fazer a atividade do campeonato, de maneira que os alunos possam conhecer o maior número possível de adivinhas, despertando o gosto por elas e valorizando a nossa cultura popular.
- Em tempo: Respostas das adivinhas anteriores:
(1) A letra “o”.
(2) Espiga de milho.
(3) Festa.
AULA 2
- Professor: inicie esta aula fazendo uma apresentação de algumas frases que são comuns em nossa oralidade. Pergunte se os alunos conhecem estas frases:
a) Dormir com as galinhas. b) Sair cuspindo fogo. c) Chover no molhado.
- Solicite que eles imaginem uma situação em que tais frases possam ser usadas. Mostre que elas têm que ser entendidas no seu sentido figurado e não literal, pois se assim não fosse, o significado delas mudaria por completo. Oriente-os na compreensão destas frases no seu sentido literal; depois a diferença de sentido quando o sentido é figurado, metafórico.
- Esclareça que estas são chamadas de frases feitas, que são locuções populares, expressando a profunda sabedoria e o vivo espírito de observação do povo. Muitas delas são eufemismos, de maneira a evitar palavras feias ou tabus.
- Pergunte se eles conhecem outras frases feitas. Deixe-os falarem e explicarem o significado.
- Separe a turma em duplas ou trios (da maneira que preferir). Distribua uma frase para cada dupla (ou trio) e peça que eles imaginem uma situação em que tal frase seja empregada. Depois disso, eles deverão escrever esta situação em forma de uma pequena narrativa.
- Sugestões de frases:
1) Querer tapar o sol com a peneira.
2) Pedir pinico.
3) Ser carne de pescoço.
4) Ter o olho maior do que a barriga.
5) Conversa mole pra boi dormir.
6) Falar pelos cotovelos.
7) Arranjar sarna pra se coçar.
8) Pôr mais lenha na fogueira.
9) Custar os olhos da cara.
10) Ir a Roma e não ver o Papa.
11) Pular de galho em galho.
12) Meter a viola no saco.
13) Procurar chifre em cabeça de cavalo.
14) Desse mato não sai coelho.
15) Ficar de orelha em pé.
- Depois da produção da pequena narrativa, solicite aos alunos apresentarem oralmente seus textos para os colegas. Posteriormente, eles poderão ilustrar seus textos e fazerem um mural no corredor da escola com as produções, de modo a socializarem o trabalho.
- Sugira, também, que eles recolham com outras pessoas diferentes frases feitas que sejam comumente utilizadas pelo povo. Estas frases farão parte do mural, que poderá receber o título de “A sabedoria do povo”.
Maiores informações, consulte o site http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm
Avalie o mural organizado pela turma, junto com os alunos. Peça que eles levantem pontos positivos do trabalho realizado e a participação de cada um na execução da atividade. Deixe que façam sua auto-avaliação.
Cinco estrelas 2 classificações
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23/08/2010
Cinco estrelasmuito legal explica mais sobre as adivinhas, mostracomo fazer na sala de aula, muito bacana. adorei..........
18/08/2010
Cinco estrelasAula excelente com proposta dinâmiica , interativa e instigadora do conhecimento. Valoriza a cultura do nosso povo.