02/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Interiores |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Embalagens |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Jóias |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Comunicação Visual |
Conceituar ângulo central, ângulo inscrito e ângulo de segmento em uma circunferência;
Reconhecer os ângulos abordados;
Identificar as relações entre os ângulos estudados.
Elementos de uma circunferência, Ângulos e Retas Tangentes.
Professor sugere-se a utilização de três círculos em EVA e canudos de refrigerantes onde serão representados os ângulos abaixo:
Exemplo: No círculo da figura 1, pergunte aos alunos onde está localizado o vértice do ângulo apresentado e o que os canudos representam.
Deverão responder que o vértice coincide com o centro da circunferência e os canudos são os lados do ângulo e são raios do círculo.
Temos a representação de um Ângulo central - AÔB
Pergunte aos alunos qual o arco que a figura apresenta?
Deverão observar e responderem: Arco – ACB, onde teremos uma propriedade a ser colocada para os alunos:
A medida do arco determinado pelo ângulo central corresponde à medida do ângulo central: O arco ACB mede 60°, pois o ângulo AÔB mede α = 60°
Na figura 2, pergunte aos alunos onde está localizado o vértice do ângulo e que elemento da circunferência representa seus lados?
Deverão responder: O vértice é um ponto do círculo e seus lados são cordas de uma circunferência. Temos a representação de um Ângulo inscrito – AVB
Na figura 3, apresente o ângulo com seus lados conforme a posição. Pergunte o que estão observando agora em relação ao vértice e seus lados?
Poderão responder que o ângulo também é um ângulo inscrito.
Pergunte aos alunos se o vértice apresenta alguma característica com um dos lados do ângulo e que elemento de uma circunferência o outro lado representa?
Deverão responder que o vértice faz parte de uma reta que é tangente ao círculo e o outro lado é uma reta secante.
Temos a representação de um Ângulo de segmento. Pelas representações dos círculos em EVA, professor, apresente agora as imagens de um ângulo inscrito e central construído junto, Figura 4.
Peça para os alunos observarem a circunferência contendo o ângulo inscrito ACB e o ângulo central AÔB.
Pergunte se existe alguma relação entre os ângulos?
Ajude-os a observarem e poderão concluir e anunciar “Todo ângulo inscrito em uma circunferência tem ângulo central que compreende o mesmo arco”. Figura 5
Professor, para que os alunos continuem observando e concluindo sobre as relações entre ângulo inscrito e ângulo central, apresente duas imagens finais e demonstre sobre a medida de ambos.Figura 6
Os alunos deverão perceber que na mesma circunferência, a medida de um ângulo inscrito é a metade da medida do ângulo central correspondente.
Atividade 1:
Professor você vai precisar de CDs, fora de uso e vai distribuir para a turma. O aluno irá colar o CD sobre uma folha de papel, formato A4, determinar o centro do círculo e marcar um ângulo, de sua preferência. Figura 7
Agora o aluno irá marcar três ângulos inscritos no CD, nas condições de passarem por A e B. Figura 8
Peça para os alunos identificarem as medidas dos ângulos inscritos e que escrevam o que observaram.
Deverão concluir, que nessas condições, qualquer ângulo inscrito passando por A e B, tem medidas iguais a metade do ângulo central. Figura 9
Atividade 2:
Sugere-se apresentar agora para os alunos, imagens de calotas de pneus, onde poderá ser solicitado que observem as diversas divisões dos modelos apresentados.
A partir dos modelos sugeridos, determine a última imagem como tarefa para os alunos, descobrirem a medida do ângulo inscrito e central da calota.
Atividade 3:
“A sutil e encantadora lenda conta que o primeiro leque foi uma asa de Zéfiro, arrancada de suas costas por Cupido para que o deus Amor abanasse sua amada Psiché, adormecida em seu leito de rosas... A energia elétrica com seus ventiladores e aparelhos de ar condicionado relegaram ao passado os delicados e românticos leques, estes instrumentos refrescantes que nos remetem ao tempo em que os cavalheiros, com punhos e golas de renda e entre pitadas de rapé, cortejavam nos salões as belas damas, que por intermédio dos leques animavam as suas esperanças ou golpeavam mortalmente os seus sonhos... “Datados dos séculos XVIII, XIX e XX e produzidos no Oriente, na Europa e no Brasil, o Museu Histórico Nacional possui uma coleção de 109 leques, incluindo diversos que pertenceram à nobreza brasileira.”
Professor, com o texto e as imagens sugeridas, os alunos observarão que a criação de leques, parte da divisão de ângulos inscritos em uma circunferência. Proponha uma atividade com a aplicação e o conceito de ângulo inscrito e central em uma circunferência, onde os alunos poderão obter composições gráficas interessantes.Observe o exemplo: Figura 1
O exemplo apresenta uma circunferência, dividida em ângulos inscritos, sendo traçadas seus lados passando por dois pontos fixos de um ângulo central.
Os alunos poderão executar os trabalhos em parceria com a disciplina de Artes Visuais e participarem de uma exposição no colégio.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam conceituar ângulo central, ângulo inscrito e ângulo de segmento em uma circunferência?
Os alunos reconheceram os ângulos abordados?
Os alunos identificaram as relações entre os ângulos estudados?
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