13/07/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
· Desenvolver a imaginação e a fantasia;
· Desenvolver o pensamento simbólico;
· Expressar sentimentos e desejos.
Não há necessidades de conhecimentos prévios, porém é importante manter na rotina da sala de aula o hábito de contar histórias e levar as crianças a pensarem sobre elas.
Primeiro Momento:
Leve para a sala e conte a história de Aladim:
Aladim e a Lâmpada Maravilhosa
Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido brilho no chão chamou sua atenção. Aproximando-se, viu que era uma lâmpada. Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia ser algum escrito. Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca começou a surgir do bico da lâmpada. Aladim ...
Conte a história utilizando o recurso de sua escolha, pode ser vídeo, leitura do livro, projeção em slides previamente preparados por você. No caso dessa aula a história foi adaptada do livro e projetada em Data Show.
Segundo Momento:
Reproduza previamente o desenho de uma lâmpada parecida com a da história e peça que as crianças pintem-na, enfeitem-na com purpurina ou brocal da cor de sua preferência e recortem-na.
Terceiro Momento:
Faça uma discussão com as crianças sobre os desejos de Aladim e sobre os desejos que nós também sempre temos em alguns momentos. Instigue as crianças a pensarem como se fossem o Aladim e se deparassem com uma lâmpada mágica e com o gênio da Lâmpada. Se pudessem pedir três coisas ao gênio, o que pediriam? Peça às crianças que esfreguem as suas lâmpadas e imaginem que estão se encontrando com o gênio. Instigue-os a fazerem seus pedidos mentalmente.
Quarto Momento:
Peça às crianças que façam o desenho dos três pedidos que fizeram ao gênio e que gostariam que fossem realizados. Faça a escrita ao lado ou no verso do desenho da criança. Caso a criança já esteja alfabética ela mesma pode fazer a escrita. Exponha os trabalhos das crianças – a lâmpada e os “desejos” no mural da sala ou da escola.
Existem várias versões da história de Aladim.
Veja na íntegra algumas versões em vídeos nos sites: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=Q0cwxswb-Xc
Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Parte 2
Professor observe o envolvimento das crianças.
Elas conseguiram participar e utilizaram a imaginação e a fantasia? Expressaram seus desejos e sentimentos? O que representaram? Essas questões ajudarão você a conhecer melhor seus alunos e ainda possibilitarão perceber necessidades de novas intervenções.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!