Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meu desejo é: expressando sentimentos e estimulando a fantasia

 

13/07/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Desenvolver a imaginação e a fantasia;

·        Desenvolver o pensamento simbólico;

·        Expressar sentimentos e desejos.

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios, porém é importante manter na rotina da sala de aula o hábito de contar histórias e levar as crianças a pensarem sobre elas.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

 Leve para a sala e conte a história de Aladim:

Aladim e a Lâmpada Maravilhosa

Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido brilho no chão chamou sua atenção. Aproximando-se, viu que era uma lâmpada. Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia ser algum escrito. Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca começou a surgir do bico da lâmpada. Aladim ...

Conte a história utilizando o recurso de sua escolha, pode ser vídeo, leitura do livro, projeção em slides previamente preparados por você. No caso dessa aula a história foi adaptada do livro e projetada em Data Show.

Segundo Momento:

Reproduza previamente o desenho de uma lâmpada parecida com a da história e peça que as crianças pintem-na, enfeitem-na com purpurina ou brocal da cor de sua preferência e recortem-na.

Terceiro Momento:

Faça uma discussão com as crianças sobre os desejos de Aladim e sobre os desejos que nós também sempre temos em alguns momentos. Instigue as crianças a pensarem como se fossem o Aladim e se deparassem com uma lâmpada mágica e com o gênio da Lâmpada. Se pudessem pedir três coisas ao gênio, o que pediriam? Peça às crianças que esfreguem as suas lâmpadas e imaginem que estão se encontrando com o gênio. Instigue-os a fazerem seus pedidos mentalmente.

Quarto Momento:

Peça às crianças que façam o desenho dos três pedidos que fizeram ao gênio e que gostariam que fossem realizados. Faça a escrita ao lado ou no verso do desenho da criança. Caso a criança já esteja alfabética ela mesma pode fazer a escrita. Exponha os trabalhos das crianças – a lâmpada e os “desejos” no mural da sala ou da escola.  

Recursos Complementares

Existem várias versões da história de Aladim.

Veja na íntegra algumas versões em vídeos nos sites: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Parte 1

 http://www.youtube.com/watch?v=Q0cwxswb-Xc    

Aladim e a Lâmpada Maravilhosa Parte 2

 http://www.youtube.com/watch?v=GLuKgXZTqVE&NR=1 

Avaliação

Professor observe o envolvimento das crianças.

Elas conseguiram participar e utilizaram a imaginação e a fantasia? Expressaram seus desejos e sentimentos? O que representaram? Essas questões ajudarão você a conhecer melhor seus alunos e ainda possibilitarão perceber necessidades de novas intervenções.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.