07/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Descobrir que os sentidos são as portas de entradas das informações e que são recebidas pelas sensações e percepções relacionadas ao comando do cérebro.
Reconhecer os orgãos dos sentidos.
Atividade 1 - Brincar com o corpo
1º momento - O professor traz para sala de aula a seguinte proposta, trabalhar com o corpo, a palavra “corpo” e a imagem do corpo. Nesse sentido, inicia com a sensibilização do corpo, com o toque. As crianças de olhos vendados ouvem o comando do professor e tocam no seu próprio corpo. O professor nesse momento, propõe a brincadeira de modelar o corpo, ele vai falando e as crianças vão tocando o próprio corpo com as pontas dos dedos para:
a) sentir a cabeça e as partes que a compõe, percebendo as partes duras e as partes moles;
b) tocar nos braços e nas próprias mãos, percebendo o formato, as partes duras e as partes moles.
c) Tocar no tronco, abdômen, nas coxas, nas pernas e nos pés, percebendo o formato, as partes duras e as partes moles.
2º momento - As crianças sentam na roda para descrever a experiência. Cada uma diz o que sentiu, o que percebeu quando tocou o seu próprio corpo e escuta o relato das outras crianças.
3º momento - O professor organiza as crianças em duplas e cada uma verifica no corpo do colega as partes que são flexíveis, fazem a brincadeira do boneco de mola, dobra as partes que tem flexibilidade, um colega faz no outro depois troca de lugar.
Atividade 2 - Falar sobre a experiência vivenciada
1º momento – as crianças em duplas falam uma para a outra quais as partes do corpo que são flexíveis, depois combinam como desenhar os movimentos de flexibilidade que conseguiram fazer no corpo do colega.
2º momento – crianças desenham as múltiplas imagens do corpo humano, demonstrando a flexibilidade das articulações dos braços, das pernas, das mãos, dos dedos e o movimento do pescoço.
3º momento – Cada dupla apresenta para a turma o relato da experiência e explica para os colegas o que fizera e porque as partes destacadas são dobráveis, ou flexíveis.
Atividade 3 - Observar imagens do corpo humano e destacar o que é perceptível.
1º momento - O professor mostra as fotos e as crianças fazem a leitura em uma elaboração conjunta. Vão destacando o corpo em movimento com sua possibilidade de flexibilidade e sensibilidade.
http://blogdebrinquedo.com.br/wp-content/uploads/2008/04/3dhuman-puzzle.jpg
2º momento – o professor coloca uma música e pede as crianças para dançar e fazer movimentos, sentindo a melodia, as possibilidades do seu corpo e compartilha o espaço sem tocar nos colegas.
Sugestões de músicas
http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=59GM_xjPhco&NR=1
3º momento – Discutir com as crianças a questão da audição musical e a sensibilização a partir das ondas sonoras que desperta o desejo de dançar, como recebemos a informação e a transformamos em movimento sincronizado, damos coodenação, equilíbrio, expressão ao corpo e usamos o espaço delimitado.
http://marciliarinaldes.files.wordpress.com/2009/04/sistema-nervoso.jpg
Nesse sentido o professor a partir da ilustração, vai levando as crianças a refletir sobre:
a) a estrutura do corpo que oferece a possibilidade de ficar em pé e movimentar-se
b) a coluna vertebral que transmite a mensagem ao cérebro para as crianças darem significado ao que escuta;
c) o cérebro que permitem a coordenação e equilíbrio do corpo
d) a cultura que ensina as crianças que a música serve para ouvir e para dançar.
4º momento – As crianças fazem o relato da experiência da audição musical e do movimento do corpo. Mobilizam a lembrança do momento da dança e desenham os movimentos que fizeram quando realizaram a dança.
O professor avalia o aprendizado das crianças no sentido de expressar o:
a) reconhecimento de que os orgãos dos sentidos são portas de entradas das informações;
b) entendimento de que as informações são recebidas pelas sensações e percepções relacionadas ao comando do cérebro.
Cinco estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/08/2016
Cinco estrelasEXCELENTE!!! Parabéns, me ajudou muito na montagem das minhas aulas.
19/03/2014
Cinco estrelasAdorei as aulas!
19/08/2013
Cinco estrelasBom dia achei ótima está atividade vou realizar em sala de aula parabéns
07/08/2013
Cinco estrelasMuito boa a sugestão, criativa, espontânea e além disso as crianças irão gostar muito da aula.
03/08/2013
Cinco estrelasgostei muito da aula, pois estou começando agora nesse mundo da educação infantil dentro da música, e não é fácil, pois lutamos com crianças...e essa aula é muito criativa e com certeza vou aplica-la com meus alunos também!
31/03/2013
Cinco estrelasUma aula muito inteligente e sensível, que vai agradar muito as crianças.
20/05/2012
Cinco estrelasExcelente!!!
30/03/2012
Cinco estrelasMuito bom. Adorei.