12/10/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Listar jogos de arremesso presentes na cultura corporal dos jovens.
Selecionar e praticar jogos de arremesso nas aulas de educação física.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa é a primeira aula de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de arremesso e estimular a construção de novas brincadeiras com essa habilidade técnica.
As aulas serão tematizadas para que os alunos entendam os elementos caracterizadores do “jogo”. São eles: 1) tipos e formas de organização do espaço físico (flexíveis e variados); 2) variabilidade de nomes e regras de execução; 3) possibilidade de improvisação dos recursos materiais; 4) informalidade tática em função das habilidades, potencialidades e motivações dos executantes.
Atividade 1:
Inicialmente, o professor dividirá a turma em grupos de cinco ou seis alunos. Cada grupo terá 10 minutos para listar todos os jogos e brincadeiras que eles conhecem que utilizam as técnicas de arremesso. Nesse momento, o professor não deverá intervir nas escolhas realizadas pelos grupos, estimulando que eles escrevam o maior número possível de atividades.
http://www.gartic.com.br/drawing.php?user=piolha&desenho=274629
Atividade 2:
Os grupos, munidos de suas listas, deverão apresentar para toda a turma o resultado da primeira atividade. Nesse momento, o professor deverá debater com os alunos o conceito de arremesso e esclarecer possíveis dúvidas que os alunos tenham. Procure agrupar os diferentes jogos que os alunos listaram em grupos temáticos: 1) jogos individuais e jogos coletivos; 2) jogos que agregam outras técnicas corporais (por exemplo, utilizam o arremesso e o passe) e jogos que utilizam apenas o arremesso etc. Organize uma votação com a turma e escolha dois jogos que incluam a técnica de arremesso para serem trabalhados em aulas futuras de educação física.
Dica: Como tarefa complementar para as próximas aulas, os alunos poderão organizar a lista com os jogos de arremesso e editar um livro ou criar um blog para divulgar os resultados de suas pesquisas nas aulas. Caso a escola disponha de laboratório de informática com acesso à internet, sugiro a criação de um Blog ou outro espaço virtual que permita a interação dos alunos dessa turma com alunos de outras turmas. Essa mesma tarefa pode ser replicada em varias turmas durante anos, criando um grande acervo de jogos de arremesso da comunidade escolar.
Atividade 3:
A última parte da aula deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Peça aos alunos para realizarem uma pesquisa sobre os dois jogos selecionados pela turma. Os grupos deverão ter no máximo 4 alunos. Ao final da pesquisa, os grupos deverão apresentar oralmente para os demais colegas os principais achados da coleta de dados.
Os alunos deverão investigar:
1) a origem do jogo,
2) suas principais regras,
3) o campo de jogo (tamanho e piso),
4) os principais fundamentos técnicos utilizados na prática.
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/handebol.htm
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/basquetebol.htm
http://esportesmais.webnode.com.br/products/historia-do-basquete/
O Basquete e o Handebol são modalidades esportivas muito praticadas nas aulas de educação física que utilizam arremesso como técnica corporal e ótimas opções para pesquisa.
Dica: Uma opção de um jogo de arremesso muito popular na cultura escolar é o Queimado. Estimule a turma a pensar novas alternativas para a prática do Queimado, objetivando integrar o maior número possível de alunos.
Ao final da aula, o professor realizará um debate final com a turma. Revise com os alunos os jogos presentes na grande lista elaborada, suas características comuns e indique aqueles que foram selecionados para a prática nas aulas. Os alunos poderão apresentar por escrito, como tarefa de casa, os resultados da pesquisa realizada na atividade 3 da aula.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2011
Três estrelasGostei da sugestão.. irei inserir esse plano na primeira unidade com minhas turmas! Apos ser executada, voltarei a fazer comentario relatando minha experiência pratica.