27/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Atividade 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá xerox de um texto de humor que deverá ser dramatizado pelo grupo. O professor poderá encontrar os textos de humor nos sites abaixo. Os estudantes deverão reescrever o texto de forma que ele possa ser encenado.
Professor, essa atividade inicial é importante para verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao texto dramático. É importante observar se eles conseguem transpor as partes da narração em atuação das personagens porque é muito comum eles manterem o narrador para contar os fatos, por exemplo, "Então Fulano abriu a porta" ou "Então Beltrano disse".
Sugestões de piadas:
http://marcelomartins.org/post/34611385/pai-nao-entende-nada-luis-fernando-verissimo "Pai não entende nada" - Luís Fernando Veríssimo
A Origem do Bebês
O Zezinho vai com sua irmã visitar a avó: - Vovó, como é que as crianças nascem? - Bem, as cegonhas trazem as criancinhas no bico, meus netinhos...Zezinho, mais que depressa, cochicha para a sua irmã: - E aí, o que é que você acha? Contamos a verdade pra ela?
Cão Bravo
Joãozinho botou uma placa na porta de casa dizendo "CUIDADO COM O CÃO". Aí a mãe dele viu e disse: - Meu filho, por que você está colocando esta placa se o nosso cão é tão pequeno? Joãozinho respondeu: - Ora mãe, por isso mesmo: para ninguém pisar nele.
Disponível em http://criancagenial.blogspot.com/2008/01/piadas-de-crianas.html
Juquinha - o beijoqueiro
Vocês conhecem o Juquinha? Ele não é como o Maluquinho, não. É um moleque impertinente mesmo. Um dia, ele estava no parque, tentando agarrar uma menina bonitinha. E dizia: - Me dá um beijinho. Me dá um beijinho! E a menina: - Não dou, não dou, não dou! Mas o Juquinha não largava o braço da menina. - Pára! Eu vou chamar a minha mãe. E o Juquinha: - Não vale! Dela, eu não quero beijo.
Disponível em http://fotolog.terra.com.br/xandrohq:628
Depois das apresentações, o professor deverá conversar com a turma a respeito delas. Os alunos poderão opinar sobre a postura dos atores, sobre a contextualização da cena, etc. O professor deverá recolher os textos adaptados para verificar o que os alunos supõem sobre a caracterização do texto dramático.
Atividade 2
Nesta atividade, os alunos entrarão em contato com o texto dramático. Para isso, o professor dividirá a sala em grupos e entregará a cada um trechos de obras. Um trecho de "O fantástico mistério de Feiurinha", de Pedro Bandeira, e outro de "O santo e a porca", de Ariano Suassuna.
Obras disponíveis para download em:
Imagem disponível em http://www.sebodomessias.com.br/sebo/(S(tqrz2245qi1jbu45tzrkpmyu))/detalheproduto.aspx?idItem=67790
http://www.esnips.com/doc/309d6112-3e47-48ac-a3ae-c85f34d216ac/Pedro-Bandeira---O-fantastico-misterio-de-Feiurinha.pdf "O fantástico mistério de Feiurinha"
Imagem disponível em http://www.livrosgratis.net/tag/autor/Ariano%20Suassuna.html
http://www.4shared.com/file/130408843/e0421c4f/Ariano-Suassuna-O_SantoeaPorca-wwwLivrosGratisnet-.html "O santo e a porca"
Sugestões de trechos:
TRECHO 1
Branca: Quem? O Príncipe Encantado, meu marido?
Cinderela: Não, sua idiota! O Príncipe Encantado, meu marido!
Branca: Tinha de ser míope mesmo, pra casar com uma sirigaita como você!
Chapéu: Branca! Cinderela! Não briguem, meninas!
Cinderela: Você... você não é branca como a neve coisa nenhuma! Você é branca como um defunto fedorento!
Branca: O quê? Sua... sua Gata Borralheira!
Cinderela: O quê!? Repita isso!
Branca: Repito sim: Gata Borralheira!
Cinderela: Defunta!
Branca: Borralheiríssima!
Cinderela: Vampira!
Branca: Borralheirona toda borrada!
Cinderela: Cadavérica!
Chapéu: Calma, meninas!
Aparece Caio, interrompendo a discussão. As duas recompõem-se, mas Chapeuzinho põe-se entre as duas, temendo nova explosão de fúria.
Caio: A senhora Princesa Rapunzel Encantado!(...)
BANDEIRA, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: FTD, 1999.
TRECHO 2
Entra BENONA.
BENONA — Caroba, estava precisando falar com você. Que é isso? Que é quevocê tem?
CAROBA — Cada um sabe de si e de suas agonias, Dona Benona!
BENONA — É verdade, Caroba. Eu mesma, tão contente que estava e começo aficar inquieta.
CAROBA — Inquieta? Por quê?
BENONA — É Eudoro, Caroba! Achei Eudoro tão esquisito para uma pessoa queveio reatar um noivado interrompido!
CAROBA — É o tempo que passou, Dona Benona!
BENONA — Você acha?
CAROBA — Não tenha dúvida, ele continua no mesmo entusiasmo! Chegou até apedir que eu arranjasse uma entrevista dele com a senhora!
BENONA — Uma entrevista? Quando?
CAROBA — À noite, quando o povo estiver dormindo.
BENONA — Eurico vai estranhar.
CAROBA — Para estranhar, ele vai ter que saber, e Seu Euricão não vai saber de nada.
SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005
Importante: Professor, se os alunos não conhecerem as obras é importante que você faça um resumo oralmente para que eles possam entender melhor as cenas.
Com os trechos (ou outros selecionados pelo professor) em mãos, os alunos deverão discutir as seguintes questões:
Depois disso, o professor deverá fazer a correção oralmente com os alunos verificando as dúvidas. Também deverá recolher as narrativas e fazer a correção para verificar se os alunos compreenderam a diferença entre os textos.
Atividade 3
Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos dois vídeos: um com trecho da peça "O santo e a porca" e outro com um trecho de "O fantástico mistério de Feiurinha".
Vídeos disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=2_ZYKGfj884 "O santo e a porca"
http://www.youtube.com/watch?v=6Qd3uOer63Y "O fantástico mistério de Feiurinha"
Em grupos, os alunos deverão fazer as seguintes atividades:
Em seguida, o professor deverá discutir com os alunos as questões para verificar as dúvidas. Depois irá propor à turma que escolha um trecho para ser encenado. Essa atividade poderá ser feita de maneira simples, apenas para verificar se os alunos compreenderão todas as informações presentes no texto dramático.
http://www.youtube.com/watch?v=IkK14eLkXT0
http://www.youtube.com/watch?v=JAPY54j5tWU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=X3fv4u3Mris
Outros trechos de "O santo e a porca" e "O fantástico mistério de Feiurinha"
Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação na realização das atividades. É necessário atentar-se aos exercícios escritos para verificar as dúvidas dos alunos. Durante a apresentação, é necessário observar a postura, entonação de voz, adaptação dos trechos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2013
Cinco estrelasmuuito bom...