Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O texto narrativo e o dramático: qual é a diferença?

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber as diferenças entre o texto narrativo e o texto escrito para ser encenado;
  • interagir em grupos;
  • encenar trechos de uma obra.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características do texto narrativo.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá xerox de um texto de humor que deverá ser dramatizado pelo grupo. O professor poderá encontrar os textos de humor nos sites abaixo. Os estudantes deverão reescrever o texto de forma que ele possa ser encenado.

Professor, essa atividade inicial é importante para verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao texto dramático. É importante observar se eles conseguem transpor as partes da narração em atuação das personagens porque é muito comum eles manterem o narrador para contar os fatos, por exemplo, "Então Fulano abriu a porta" ou "Então Beltrano disse".

Sugestões de piadas:

http://marcelomartins.org/post/34611385/pai-nao-entende-nada-luis-fernando-verissimo  "Pai não entende nada" - Luís Fernando Veríssimo 

A Origem do Bebês

O Zezinho vai com sua irmã visitar a avó: - Vovó, como é que as crianças nascem? - Bem, as cegonhas trazem as criancinhas no bico, meus netinhos...Zezinho, mais que depressa, cochicha para a sua irmã: - E aí, o que é que você acha? Contamos a verdade pra ela?

Cão Bravo

Joãozinho botou uma placa na porta de casa dizendo "CUIDADO COM O CÃO". Aí a mãe dele viu e disse: - Meu filho, por que você está colocando esta placa se o nosso cão é tão pequeno? Joãozinho respondeu: - Ora mãe, por isso mesmo: para ninguém pisar nele.

Disponível em http://criancagenial.blogspot.com/2008/01/piadas-de-crianas.html 

Juquinha - o beijoqueiro

Vocês conhecem o Juquinha? Ele não é como o Maluquinho, não. É um moleque impertinente mesmo. Um dia, ele estava no parque, tentando agarrar uma menina bonitinha. E dizia: - Me dá um beijinho. Me dá um beijinho! E a menina: - Não dou, não dou, não dou! Mas o Juquinha não largava o braço da menina. - Pára! Eu vou chamar a minha mãe. E o Juquinha: - Não vale! Dela, eu não quero beijo.

Disponível em http://fotolog.terra.com.br/xandrohq:628 

Depois das apresentações, o professor deverá conversar com a turma a respeito delas. Os alunos poderão opinar sobre a postura dos atores, sobre a contextualização da cena, etc. O professor deverá recolher os textos adaptados para verificar o que os alunos supõem sobre a caracterização do texto dramático.

Atividade 2

Nesta atividade, os alunos entrarão em contato com o texto dramático. Para isso, o professor dividirá a sala em grupos e entregará a cada um trechos de obras. Um trecho de "O fantástico mistério de Feiurinha", de Pedro Bandeira, e outro de "O santo e a porca", de Ariano Suassuna.

Obras disponíveis para download em:

Imagem disponível em http://www.sebodomessias.com.br/sebo/(S(tqrz2245qi1jbu45tzrkpmyu))/detalheproduto.aspx?idItem=67790 

http://www.esnips.com/doc/309d6112-3e47-48ac-a3ae-c85f34d216ac/Pedro-Bandeira---O-fantastico-misterio-de-Feiurinha.pdf "O fantástico mistério de Feiurinha" 

Imagem disponível em http://www.livrosgratis.net/tag/autor/Ariano%20Suassuna.html 

http://www.4shared.com/file/130408843/e0421c4f/Ariano-Suassuna-O_SantoeaPorca-wwwLivrosGratisnet-.html   "O santo e a porca" 

Sugestões de trechos:

TRECHO 1

Branca: Quem? O Príncipe Encantado, meu marido?

Cinderela: Não, sua idiota! O Príncipe Encantado, meu marido!

Branca: Tinha de ser míope mesmo, pra casar com uma sirigaita como você!

Chapéu: Branca! Cinderela! Não briguem, meninas!

Cinderela: Você... você não é branca como a neve coisa nenhuma! Você é branca como um defunto fedorento!

Branca: O quê? Sua... sua Gata Borralheira!

Cinderela: O quê!? Repita isso!

Branca: Repito sim: Gata Borralheira!

Cinderela: Defunta!

Branca: Borralheiríssima!

Cinderela: Vampira!

Branca: Borralheirona toda borrada!

Cinderela: Cadavérica!

Chapéu: Calma, meninas!

Aparece Caio, interrompendo a discussão. As duas recompõem-se, mas Chapeuzinho põe-se entre as duas, temendo nova explosão de fúria.

Caio: A senhora Princesa Rapunzel Encantado!(...)

BANDEIRA, Pedro. O fantástico mistério de Feiurinha. São Paulo: FTD, 1999.

TRECHO 2

Entra BENONA.

BENONA — Caroba, estava precisando falar com você. Que é isso? Que é quevocê tem?

CAROBA — Cada um sabe de si e de suas agonias, Dona Benona!

BENONA — É verdade, Caroba. Eu mesma, tão contente que estava e começo aficar inquieta.

CAROBA — Inquieta? Por quê?

BENONA — É Eudoro, Caroba! Achei Eudoro tão esquisito para uma pessoa queveio reatar um noivado interrompido!

CAROBA — É o tempo que passou, Dona Benona!

BENONA — Você acha?

CAROBA — Não tenha dúvida, ele continua no mesmo entusiasmo! Chegou até apedir que eu arranjasse uma entrevista dele com a senhora!

BENONA — Uma entrevista? Quando?

CAROBA — À noite, quando o povo estiver dormindo.

BENONA — Eurico vai estranhar.

CAROBA — Para estranhar, ele vai ter que saber, e Seu Euricão não vai saber de nada.

SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005

Importante: Professor, se os alunos não conhecerem as obras é importante que você faça um resumo oralmente para que eles possam entender melhor as cenas.

Com os trechos (ou outros selecionados pelo professor) em mãos, os alunos deverão discutir as seguintes questões:

  • No texto dramático como são identificados os nomes das personagens que estão falando?
  • Como o ator sabe o momento de entrar em cena?
  • Como são apresentadas as situações de entonação de voz ou posicionamento?
  • Quantas personagens aparecem no trecho 1? E no trecho 2?
  • Se você tivesse que transformar o trecho 1 em uma narrativa, como ela ficaria? Não se esqueça que o narrador deve contextualizar toda a cena para aquele que lê.

Depois disso, o professor deverá fazer a correção oralmente com os alunos verificando as dúvidas. Também deverá recolher as narrativas e fazer a correção para verificar se os alunos compreenderam a diferença entre os textos.

Atividade 3

Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos dois vídeos: um com trecho da peça "O santo e a porca" e outro com um trecho de "O fantástico mistério de Feiurinha".

Vídeos disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=2_ZYKGfj884 "O santo e a porca" 

http://www.youtube.com/watch?v=6Qd3uOer63Y "O fantástico mistério de Feiurinha" 

Em grupos, os alunos deverão fazer as seguintes atividades:

  • Identificar nas obras os trechos encenados.
  • Observar as informações sobre cenário, figurino: eles estão adequados?
  • As falas correspondem às da obra original?

Em seguida, o professor deverá discutir com os alunos as questões para verificar as dúvidas. Depois irá propor à turma que escolha um trecho para ser encenado. Essa atividade poderá ser feita de maneira simples, apenas para verificar se os alunos compreenderão todas as informações presentes no texto dramático.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com sua participação na realização das atividades. É necessário atentar-se aos exercícios escritos para verificar as dúvidas dos alunos. Durante a apresentação, é necessário observar a postura, entonação de voz, adaptação dos trechos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.