16/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Conhecer a origem e as modalidades atuais do Skate;
Vivenciar as técnicas e manobras desta prática dentro do espaço escolar;
Discutir os aspectos de segurança na prática do Skate.
Conceito de esporte radical e a necessidade dos aspectos de segurança na sua realização.
Atividade 1:
A partir das fotos abaixo, perguntar qual prática está sendo exibida:
http://2.bp.blogspot.com/_3A-tzVXf414/R1LDU8nWpmI/AAAAAAAACeo/w-LtqUgxksY/s1600-R/FOTO_SKATE.jpg (acesso em 16/06/10)
http://imagens.fotoseimagens.etc.br/skate-na-parede_2328_1024x768.jpg (acesso em 16/06/10)
http://h1.vibeflog.com/2009/01/19/02/24999415.jpg (acesso em 16/06/10)
Em seguida, contextualizar a prática do Skate através dos questionamentos:
- Onde está sendo praticado o Skate?
- Quais os materiais são utilizados para praticar o Skate?
- Vocês sabem onde surgiu o Skate?
- O skate pode ser considerado um esporte radical?
Os alunos irão registrar as suas respostas em uma folha que deverá ser entregue ao professor.
Para finalizar essa parte introdutória, exibir o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=TFWE3-s-PfY (acesso em 15/06/10)
Em seguida, organizados em duplas e em um laboratório de informática, propor à turma uma atividade de pesquisa na internet onde deverão responder às questões abaixo através dos links sugeridos:
- Sendo um esporte radical, o skate apresenta algum critério de segurança para sua prática?
- Qual a nomenclatura utilizada para as partes do skate?
- Quais são as modalidades do skate?
- Quais são as manobras mais utilizadas na modalidade “street skate”?
Segue os links para a pesquisa:
http://groups.google.com.br/group/sk8combr/web/partes-de-skateboarding (acesso em 15/06/10)
http://www.especialidades.org/especialidades/9er/ER20.htm (acesso em 15/06/10)
http://www.skatesolidario.org.br/noticias/index.php?option=com_content&view=article&id=41&Itemid=71 (acesso em 15/06/10)
http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?action=reportagem&did=2087 (acesso em 15/06/10)
Atividade 2:
Para as atividades práticas o colégio deverá possuir o próprio skate. Caso o colégio não tenha, o professor poderá pedir aos alunos que tragam os seus próprios skates de casa para as atividades a seguir. Faz-se necessário, para garantir a segurança dos alunos, a utilização de capacete, joelheiras e cotoveleiras.
Em um espaço amplo e com piso liso, organizar fileiras, cada uma com um skate e realizar um pequeno trajeto. O aluno deverá estar sobre o skate, com os pés paralelos e posicionados próximos das extremidades da tábua. Para auxiliar nessa primeira aproximação, o professor ou os próprios alunos podem segurar os colegas através das mãos a fim de garantir equilíbrio e até mesmo o impulso. Ao final do percurso, outros alunos realizarão a mesma tarefa.
Em seguida, o professor irá propor o deslocamento (embalo ou embalada) onde se desloca de um ponto ao outro através do impulso criado pelos próprios pés do skatista. Para garantir a segurança, o professor deverá acompanhar ao lado do aluno durante o deslocamento para evitar quedas bruscas. Para “frear” o skate, o aluno deverá encostar a parte traseira do skate no chão forçando o pé que se encontra na extremidade posterior da tábua em relação ao deslocamento. Os alunos serão organizados em fileiras e depois trocam-se as funções. Segue abaixo o vídeo para orientação desta atividade.
http://www.youtube.com/watch?v=PSOJGTP1pjk&feature=player_embedded#! (acesso em 15/06/10).
Atividade 3:
Propor aos alunos a realização de duas manobras do skate. Atenção: Esta atividade deverá ser feita com o auxílio constante do professor que deverá ficar ao lado do aluno durante o seu deslocamento evitando, assim, quedas bruscas.
Manual: Em deslocamento, o aluno levanta a parte posterior ou traseira do skate e anda com apenas duas rodas pelo maior tempo possível. Segue o vídeo com exibição desta manobra:
http://www.youtube.com/watch?v=WCxlcUr8OxM (acesso em 15/06/10).
Ollie: Para execução desta manobra e garantir a segurança, coloque colchões em volta do aluno. Dessa forma, o colchão irá absorver o impacto da queda caso o aluno caia. Em seguida, se o aluno sentir segurança, ele poderá realizar essa manobra em deslocamento sem o auxílio dos colchões. Segue abaixo o link com a explicação desta manobra.
http://www.youtube.com/watch?v=eycYMybvbcc (acesso em 15/06/10).
Texto para subsidiar o debate na Atividade 1: http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?action=reportagem&did=2080 (acesso em 15/06/10).
Maiores informações sobre o skate: http://esporte.hsw.uol.com.br/skateboarding.htm (acesso em 16/06/10)
Vídeos de skate e manobras: http://www.qix.com.br/qixtv/ (acesso em 16/06/10)
Os alunos realizarão uma atividade escrita onde descreverão as manobras “manual” e “ollie” citando os passos da realização de cada uma delas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!